Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASEEGT
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francisco Vidal Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Marcio Augusto Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee2Antonio Dias Pereira Filhopt_BR
dc.contributor.referee3Marcos Antonio de Camargospt_BR
dc.contributor.referee4Helton Cristian de Paulapt_BR
dc.creatorCristiana Lara Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T22:22:07Z-
dc.date.available2019-08-12T22:22:07Z-
dc.date.issued2017-05-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASEEGT-
dc.description.abstractThe reality of Brazilian women, particularly low-income ones, in addition to the moments of crisis and financial instability experienced by the entire population in the current periods, evidences the need for an instrument that enables improvements in both financial and social spheres. It is through self-employment and the creation of microenterprises that a large part of the population can see a possibility of a better future and out of the condition in which they find themselves. In order to create these microenterprises, however, it is necessary to have credit, more precisely here through the figure of microcredit. This study, carried out with microentrepreneurs of Crediamigo, clients in the city of Diamantina ( and adjacencies), located in Vale do Jequitinhonha-MG, addresses issues of entrepreneurship, gender, credit and poverty, as well as empowerment related to women's access to microcredit. Its objective is to evaluate how microcredit influences microenterprises generated by women in Vale do Jequitinhonh. To do so, we use both quantitative and qualitative research techniques, seeking to obtain more complete results than if we performed with only one of the techniques. Thus, a descriptive analysis is used for the analysis of the questionnaires applied to the Survey, followed by clusters, searching for clusters according to the similarities observed in them. For the part of the semi-structured interviews, the content analysis is carried out in order to complement and validate the data obtained in the previous stage. The results show that the social class of the clients surveyed differs from the public to whom the microcredit is directed. Negative relation between the loan and the power of hiring of employees is also observed. And, mainly, it is observed that, although the use of credit is focused for the enterprise, there is still a deviation from purpose, since the use of credit for personal questions is recurrent.pt_BR
dc.description.resumoA realidade das mulheres brasileiras, principalmente de baixa renda, adicionalmente à momentos de crise e instabilidade financeira vividos por toda a população nos períodos atuais, evidenciam a necessidade de um instrumento possibilitador de melhorias, tanto no âmbito humano, quanto financeiro e social. É através do auto emprego e da criação de micro empreendimentos que grande parte da população consegue visualizar uma possibilidade de futuro melhor e saída da condição em que se encontram. Para que ocorra a criação destes microempreendimentos, no entanto, é necessário que haja crédito, mais precisamente aqui através da figura do microcrédito. Neste estudo, realizado com microempreendedoras clientes do Crediamigo na região de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha- MG, aborda-se questões de empreendedorismo, gênero, crédito e pobreza, bem como o empoderamento porventura relativo ao acesso dessas mulheres ao microcrédito. Tem como objetivo avaliar como o microcrédito influencia nos microempreendimentos gerados por mulheres no Vale do Jequitinhonha. Para tanto, utiliza-se técnicas de pesquisas tanto quantitativas quanto qualitativas, buscando obter resultados mais completos do que se realizado com apenas uma das técnicas. Assim, utiliza-se de análise descritiva para a análise dos questionários tipo Survey aplicados, seguido de agrupações do tipo Cluster, buscando agrupamentos de acordo com as similaridades neles observadas. Já para a parte das entrevistas semiestruturadas é realizada a análise do conteúdo, a fim de complementar e validar os dados obtidos na etapa anterior. Os resultados obtidos mostram que a classe social de parte das clientes pesquisadas difere do público para o qual o microcrédito é direcionado. Também percebe-se relação negativa do empréstimo para com o poder de contratação de funcionários. E, principalmente, percebe-se que, apesar do uso do crédito ser focado para o empreendimento, ainda há desvio de finalidade, uma vez que é recorrente o uso do crédito para questões pessoais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVale do Jequitinhonhapt_BR
dc.subjectMicrocréditopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo femininopt_BR
dc.subject.otherMulheres nos negócios Jequitinhonha, Rio, Vale (MG e BA)pt_BR
dc.subject.otherMicrofinançaspt_BR
dc.subject.otherEmpreendedorismopt_BR
dc.titleEmpreendedorismo feminino: o caso do Crediamigo no Vale do Jequitinhonha - MGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dis___cris__conferir_com_adriana___2_.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.