Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASPHQJ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Da princesa em perigo ao príncipe descartado: o amor romântico nos filmes de princesa da Disney
Autor(es): Virginia Therezinha Kestering
Primeiro Orientador: Yumi Garcia dos Santos
Primeiro membro da banca : Ana Lucia Modesto
Segundo membro da banca: Mônica Brincalepe Campo
Resumo: Os filmes de princesa da Disney ajudaram a construir um imaginário a respeito do amor de contos de fadas em que o amor à primeira vista está intimamente relacionado ao viveram felizes para sempre. Esse processo de construção faz parte do processo de identificação desse sentimento no ocidente, bem como da própria ideia do que se configura um conto de fadas. No entanto, nas últimas adaptações da Disney desse gênero narrativo, o amor e as relações amorosas heterossexuais tem se apresentado de forma distinta a qual a Disney costumava trabalhar até então em seus filmes de princesa. Além disso, verifica-se que novas representações dos papéis de gênero estão sendo exploradas nessas animações, divergindo do modelo príncipe herói e princesa em perigo e estando intimamente relacionada com o papel e a importância que o amor romântico apresenta para a constituição do enredo. Nesse sentido, o objetivo da presente pesquisa é analisar esse processo que construiu um imaginário comum em torno do que é um amor de contos de fadas e como a Disney tem se afastado dele gradativamente em torno de um modelo mais moderno de relacionamentos e relações de gênero. Com base nessa gradual alteração discursiva, pretende-se compreender quais são os modelos ideais de relacionamentos e do amor apresentados pela Disney, bem como contribuir para o entendimento da construção social do amor no Ocidente.
Abstract: Disney Princess films have helped build an imaginary about the love of fairy tales in which "love at first sight" is closely related to "lived happily ever after." This process of construction is part of the process of identifying this feeling in the West, as well as the very idea of what constitutes a fairy tale. However, in Disney's latest adaptations of this narrative genre, love and heterosexual lovemaking has presented itself differently than Disney used to work with until then in its princess films. In addition, it emerges that new representations of gender roles are being explored in these animations, diverging from the model prince hero and princess in danger and being closely related to the role and importance that romantic love presents for the constitution of the plot. In this sense, the aim of the present research is to analyze this process that constructed a common imaginary around what is a love of fairy tales and how Disney has gradually moved away from it around a more modern model of relationships and relations of genre. Based on this gradual discursive change, we intend to understand what the ideal models of relationships are and loves presented by Disney, as well as contribute to the understanding of the social construction of love in the West.
Assunto: Amor
Walt Disney Company
Sociologia
Contos de fadas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ASPHQJ
Data do documento: 19-Jun-2017
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