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dc.contributor.advisor1Érica Renata de Souzapt_BR
dc.contributor.referee1Leandro de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Isabel Santana de Rosept_BR
dc.creatorGiovanna Helena Teixeira da Cruz Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T12:46:39Z-
dc.date.available2019-08-10T12:46:39Z-
dc.date.issued2017-07-10pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU2N3R-
dc.description.abstractThe work aims at analysing questions of gender found in a place of esoteric Umbanda in Belo Horizonte- MG and the comparison between the perception of the umbandistas and the orientations contained in the doctrinal works of this stream of Umbanda, produced by W. W. da Matta and Silva,(1916-1988). The research is composed of the analysis of three works written by Matta and Silva, founder of this stream of Umbanda in Brazil and by ethnographic observations made in the place, in addition to interviews with umbandistas. The analysis of the work stands out theelements related to the gender representations and the action of men and women in the place. Intriguing gender approaches are found in these works, among them, the prohibition of women to lead the places, justified by the fact that their energy is considered passive and that there is an evil substance in their bodies, the menotoxina. From the specific orientations given to women, it was reached the comparison with the way the umbandistas interpreted and updated the ideas from Matta and Silva. Simultaneously, it was possible to analyse the presence of differentbodies, like pomba-gira and their performance in the place and how they affected the ritual organization and the gender perceptions after September, 2015. The conjugation of three identities from the researcher has given a particular characteristic to the research: the umbandista, the feminist and the anthropologist identities. The insertion in the place and the view from the inside have brought elements that may not be noticeable to the external observer. The feminist look has made it possible the critical analysis of the gender questions and the anthropological background allowed a different look upon the ethnographic elements that the field has brought. The three articulated looks allowed the perception of dichotomies connected to gender, as the subversions to the orientations from Matta and Silva in the practice from the place.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo a análise de questões de gênero encontradas em um terreiro de Umbanda Esotérica, em Belo Horizonte-MG, e a comparação entre a percepção dos umbandistas e as orientações contidas nas obras doutrinárias dessa linha de Umbanda, produzidas por W. W. da Matta e Silva (1916-1988). A pesquisa foi composta pela análise de três obras escritas por Matta e Silva, fundador dessa corrente de Umbanda no Brasil, e por observações etnográficas realizadas no terreiro, além de entrevistas com os umbandistas. A análise das obras tem como destaque os elementos relacionados às representações de gênero e à atuação de mulheres e homens no terreiro. Nestas obras são encontradas intrigantes abordagens de gênero, entre elas a proibição de mulheres chefiarem terreirosjustificada por sua energia considerada passiva e pela presença em seus corpos de uma substância maligna, a menotoxina. A partir das orientações singulares dadas às mulheres, buscou-se a comparação com a maneira como os umbandistas atualizavam e interpretavam os preceitos de Matta e Silva. Concomitantemente, pôde-se analisar a presença de diferentes corpos e suas performances no terreiro,como a pomba-gira, e como eles afetaram a organização ritual e as percepções de gênero após setembro de 2015. A conjugação de três identidades da pesquisadora proporcionou uma configuração particular à pesquisa, a saber: as identidades de umbandista, feminista e antropóloga. A inserção no terreiro e a visão a partir de dentro trouxeram elementos talvez imperceptíveis ao observador externo, o olharfeminista proporcionou a análise crítica das questões de gênero e a bagagem antropológica permitiu um olhar diferenciado sobre os elementos etnográficos que o campo trouxe. Os três olhares, articulados, permitiram a percepção de dicotomias ligadas a gênero, bem como de subversões às orientações de Matta e Silva nas práticas do terreiro.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectUmbanda esotéricapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subject.otherUmbandapt_BR
dc.subject.otherAntropologiapt_BR
dc.subject.otherEtnologiapt_BR
dc.subject.otherRelações de gêneropt_BR
dc.titleCorpos tóxicos: uma etnografia do imaginário e das performatividades de gênero em um terreiro de Umbanda Esotérica de Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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