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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A vivência de alunos gays numa organização escolar pública de ensinomédio em Sabará
Autor(es): Helder Júnio de Souza
primer Tutor: Adla Betsaida Martins Teixeira
primer miembro del tribunal : Sandra de Fátima Pereira Tosta
Segundo miembro del tribunal: Maria Cristina Leite Peixoto
Tercer miembro del tribunal: Shirley Aparecida de Miranda
Cuarto miembro del tribunal: Cláudio Eduardo de Resende Alves
Quinto miembro del tribunal: Carmem Lucia Eiterer
Resumen: Esta dissertação buscou compreender como alunos gays vivenciam sua orientação sexual dentro de uma organização escolar pública de Ensino Médio Regular em Sabará, bem como quais as implicações escolares dessa vivência para estes estudantes. O referencial teórico partiu de conceitos da micropolítica nas organizações escolares, analisando a forma como esses alunos interagem com os diversos sujeitos dentro desse ambiente. Tendo como foco a discussão sobre ahomossexualidade, o estudo buscou compreender como acontecem as inter-relações existentes na escola relacionadas à vivência do aluno gay e quais as percepções dos demais acerca dessa vivência. Este, por si, foi um desafio pois envolveu temas ainda sensíveis, como a sexualidade e a diversidade sexual. A escola tem o papel de educaro indivíduo para a vivência ética e cidadã. Entretanto, quando se trata de diversidade sexual, a escola ainda se mantém como um espaço onde ainda prevalecem valores que geram exclusões daqueles que não se enquadram numa norma heterossexual, ignorando ou negligenciando práticas institucionais homofóbicas, ou mesmo reproduzindo inúmeras violências. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa e, para tanto, foram utilizadas duas técnicas investigativas: entrevista semiestruturada com os alunos gays e com professores/pedagoga; e grupo de discussão com demais alunos. Na primeira, foram entrevistados três alunos gays, objetivando compreender como eles vivenciam sua orientação sexual dentro da escola, e, em seguida, foramentrevistadas duas professoras e uma pedagoga, buscando compreender qual a percepção delas sobre a forma como os docentes e discentes percebem (respondem) a vivência da homossexualidade na escola. Na segunda técnica, participaram do grupo de discussão oito alunos, sendo cinco do sexo feminino e três do masculino, com o objetivo de entender como acontecem as inter-relações entre os alunos e os alunos que se assumem como gays. Com base nessas fontes, foi realizado o cruzamento dos dados, bem como a análise de conteúdo, visando a compreender o problema em estudo. Os resultados permitem afirmar que persistem os preconceitos dentro da escola, em especial com relação à orientação homossexual, implicando uma dificuldade dos docentes de lidar com a temática, seja por falta de formação, seja porseus valores pessoais. Percebeu-se também que os alunos gays entrevistados buscam estratégias diversificadas para lidar com a discriminação no contexto escolar. Desse modo, a pesquisa aponta para a necessidade urgente de se preparar docentes e discentes, estabelecendo um diálogo aberto sobre questões da sexualidade e suas implicações na vida dos estudantes. Não devendo estas ações se limitarem à sala de aula, mas expandir este processo educativo para a comunidade escolar, pais ou responsáveis, de maneira a assegurar o acesso à educação escolar e ao direito a dignidade para estes jovens alunos homossexuais.
Abstract: This dissertation searched about how gay students experience their sexual orientation within a public school organization of High School in the city of Sabará and also what are impacts of such experience for the students schooling. The theo-retical framework is based in the concepts of the micropolitics of school organiza-tions, analyzing how these students interact with the various people within that school context. Here, homosexuality is a focus, thus this study searched to compre-hend howthe existing interrelationships in the school impact the experience of the gay students and which were the perceptions of others about gay students (their experiences), dealing with sensitive issues such as sexuality and sexual diversity. School has the role to educate the individual for the ethical and citizen experience. Nonetheless, whenit comes to sexual diversity, schools still holds values that gen-erate exclusion from those who do not 'fit' in a heterosexual norm, ignoring and neglecting homophobic institutional practices and, sometimes reproducing innu-merable violences. The methodology adopted was a qualitative research, using two investigative techniques: 1. Semi-structured interview with the gay students and with teachers/pedagogue; 2. Discussion group with the other students from the same school. Interviews with the three gay students aimed to understand how they expe-rience their sexual orientation inside the school. Interviews with two teachers and one guiding were also done tounderstand how they perceive teachers and students interact with gay students inside school. The second technique, discussion group, there were eight students (five women and three men). It aimed to understand how the interrelations between the students and the declared gay students took place. From these data sources, data triangulation was done, as well as content analysis aiming to comprehend the questions described above. Our data indicates that prejudices persist inside theschool, especially in relation to the homosexual orientation. Teachers still have difficulties to deal with these issues, either because they lack of training or because of their personal values. Also, in this lack of organizational program to help these gay students, they create by themselves many strategies to deal with the constant discrimination against them inside school. Thus, this study suggest an urgency to workwith teachers and students, in an open way and with dialogue, about issues of sexuality and also its damage implications for students lives. This work should not be restricted to the classroom, but should expand this educative measure to the school community in general, parents or responsible, as a way to guarantee access to education and a life with dignity for these young homossexual students.
Asunto: Escolas publicas
Homossexuais Educação
Homossexualidade
Sociologia educacional
Homossexuais masculinos Identidade
Escolas Organização e administração
Homofobia
Direitos dos homossexuais
Direitos humanos
Educação
Orientação sexual
Direitos sociais
Educação e Estado
Relações de gênero
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU8LDF
Fecha del documento: 14-jul-2017
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