Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU8LW4
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monica Yumi Jinzenjipt_BR
dc.contributor.referee1Ana Maria de Oliveira Galvaopt_BR
dc.contributor.referee2Raquel Martins de Assispt_BR
dc.contributor.referee3Eliane Marta Santos Teixeira Lopespt_BR
dc.contributor.referee4Lisiane Sias Mankept_BR
dc.creatorLarissa Maria de Resende Neivapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T18:54:03Z-
dc.date.available2019-08-11T18:54:03Z-
dc.date.issued2017-07-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AU8LW4-
dc.description.abstractThe study proposes to analyze the autobiographical writing and the process of selfinvention by the elderly. Eight autobiographies were analyzed: five written by men and three written by women aged 65 and over, born in the first half of the 20th century in Minas Gerais and who wrote and / or published their works from the year 2000. Autobiographical writing as a process of constructing a narrative about itself from reference points of the moment in which writing occurs, having the memory assupport, resulting, therefore, in the invention of itself. The first chapter discusses the new configurations that aging took on from the 1960s and 1970s in Brazil, and the relationship of this phenomenon with the growing publication of autobiographical character in the country. The construction of a new conception of aging in Brazil, with the idea of a participative and accomplished elderly, coincides with the autobiographical boom in the country, constituting a favorable scenario for the publication of autobiographies of the elderly. In this context, the study sheds light ona small part of the population that, having attended the first years of primary education, in the interior of Minas Gerais in the first half of the 20th century, migrated to large urban centers and, whether attending higher levels of education , Whether by self-didatism, became and were recognized as writers, publishing their autobiographies. In the second chapter, we analyze the identity belongings chosen by the authors as the guiding axis of the reworking of the past: social, geographical, religion, work and family status. These belongings are apprehended not only from'pure' narration, but also through the analysis of some complementary resources to the narrative, such as the use of quotations, photos, documents, references to thirdparty speech, and the motivations for autobiographical writing . The analysis showed that, although dynamic, the belongings listed in the narratives by the authors are not neutral. Religion and the family appear as the guiding thread of female narratives,while professional, socioeconomic, and geographical belonging emerge as the background to the life histories of the men analyzed. Already in the third chapter, we sought to analyze the references to aging and tobeing old that appear in the works when the authors construct their narratives. It has been found that women are more adapted and accomplished at this stage of life, while discomfort and nostalgia appear as marks of men's narrativespt_BR
dc.description.resumoO estudo se propõe a analisar a escrita autobiográfica e o processo de invenção de si por pessoas idosas. Foram analisadas oito autobiografias: cinco escritas por homens e três escritas por mulheres de 65 anos ou mais, nascidos na primeira metade do século XX, em Minas Gerais e que escreveram e/ou publicaram suas obras a partir do ano 2000. Considera-se a escrita autobiográfica como um processode construção de uma narrativa sobre si a partir de referenciais do momento em que a escrita ocorre, tendo a memória como suporte, resultando, portanto, na invenção de si. O primeiro capítulo discute as novas configurações que o envelhecimento assumiu a partir da década de 1960/70, no Brasil, e a relação desse fenômeno com a crescente publicação de caráter autobiográfico no país. A construção de uma novaconcepção de envelhecimento no Brasil, com a ideia de um idoso participativo e realizado, coincide com o boom de caráter autobiográfico no país, constituindo um cenário propício para a publicação de autobiografias de idosos. Nesse contexto, o estudo lança luz sobre uma pequena parcela da população que, tendo cursado os primeiros anos do ensino primário, no interior de Minas Gerais na primeira metadedo século XX, migraram para grandes centros urbanos e, seja frequentando níveis mais elevados de ensino, seja por autodidatismo, se tornaram e foram reconhecidos(as) como escritores(as), publicando suas autobiografias. No segundo capítulo são analisados os pertencimentos identitários eleitos pelos(as) autores(as) como eixo norteador da reelaboração do passado: condição social, geográfica,religião, trabalho e família. Esses pertencimentos são apreendidos não só a partir da narração pura, mas também através da análise de alguns recursos complementares à narrativa, como o uso de citações, fotos, documentos, referência à fala de terceiros, além das próprias motivações para a escrita autobiográfica. A análise mostrou que embora dinâmicos, os pertencimentos elencados nas narrativas pelos(as) autores(as) não são neutros. A religião e a família aparecem como fiocondutor das narrativas femininas, enquanto os pertencimentos profissional, socioeconômico e geográfico surgem como panos de fundo das histórias de vidas dos homens analisados. Já no terceiro capítulo, buscou-se analisar as referências ao envelhecer e ao seridoso que aparecem nas obras quando os(as) autores(as) constroem suas narrativas.Verificou-se que as mulheres se mostram mais adaptadas e realizadas nessa fase da vida, enquanto o desconforto e o saudosismo marcam as narrativas dos homens.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvenção de sipt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subject.otherIdosospt_BR
dc.subject.otherVelhicept_BR
dc.subject.otherSociologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherMemóriapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAutobiografiapt_BR
dc.subject.otherIdosos Aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherAutobiografia Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEnvelhecimentopt_BR
dc.titleEscrita autobiográfica do idoso e invenção de sipt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_larissa_neiva.pdf1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.