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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Estudo de almas de vigas de aço enrijecidas longitudinalmente
Autor(es): Denise Aparecida Barbosa
Primeiro Orientador: Rodrigo Barreto Caldas
Primeiro membro da banca : Ricardo Hallal Fakury
Segundo membro da banca: Ana Lydia Reis de Castro e Silva
Terceiro membro da banca: Zacarias Martin Chamberlain Pravia
Resumo: A verificação das seções transversais esbeltas é complexa e pode ser obtida através de simulações numéricas utilizando-se o Método dos Elementos Finitos, porém, na prática de projeto de estruturas é comum o uso de normas técnicas com simplificações, o que afeta diretamente no peso da estrutura de aço. Portanto, considera-se necessário avaliar os métodos analíticos utilizados pelas normas empregadas na verificação das seções esbeltas de aço comumente aplicadas em estruturas de pontes, viadutos ou estruturas de edifícios industriais.Este trabalho apresenta um estudo comparativo dos métodos analíticos utilizados pelas normas europeias na verificação de seções esbeltas: Método da Tensão Reduzida (MTR) conforme a recomendação alemã DASt Richtlinie 012 (SCHEER et al., 1979) e a norma EN1993-1-5:2006,e Método da Largura Efetiva (MLE) conforme a norma EN 1993-1-5:2006. O estudo tem como foco as almas enrijecidas de vigas esbeltas com seção transversal do tipo I de aço, submetidas a tensões normais longitudinais e de cisalhamento. Oito almas enrijecidas são estudadas, com um ou dois enrijecedores longitudinais na região comprimida.Para realizar as verificações dos casos estudados abrangendo os métodos MLE e MTR foram utilizadas planilhas de cálculo desenvolvidas nos programas computacionais Mathcad 2001 Professional e Microsoft Office Excel, e o programa computacional EBPlate 2.01. Os resultados obtidos são comparados entre si, para cada caso de alma enrijecida estudada e cada norma utilizada, avaliando assim as diferenças entre os métodos analíticos com suas vantagens e desvantagens. Observam-se diferenças relevantes entre os valores dos dois métodos aplicados, sendo que as espessuras obtidas para as almas verificadas conforme o MTR da recomendação alemã DASt Richtlinie 012 (SCHEER et al., 1979) são consideravelmente maiores que as obtidas conforme o MTR da norma EN 1993-1-5:2006, que por sua vez são maiores que as obtidas pelo MLE desta mesma norma.
Abstract: Verification of slender cross sections is complex and can be performed through numerical simulations using the Finite Element Method. However, the common practice among structural designer is the use of technical standards simplifications, which directly affects the weight of the steel structure. Therefore, it is considered necessary to evaluate the analytical methods employed by the standards used in the verification of slender sections of steel commonly applied in bridges, viaducts or industrial buildings structures. This work presents a comparative study of the analytical methods proposed by European standards to check slender sections: reduced stress method (MTR) according to Germanrecommendation DASt Richtlinie 012 (SCHEER et al., 1979) and EN 1993-1-5:2006 and effective width method (MLE) according to EN 1993-1-5: 2006. The study focuses on the stiffened webs of slender steel I girders, subjected to longitudinal normal stresses and shear. Eight stiffened webs are studied, with one or two longitudinal stiffeners in the compressed region. In order to perform the verification of the case studies covering the MLE and MTR methods spread sheets developed in computer programs Mathcad 2001 Professional and Microsoft Office Excel, and the computer program EBPlate 2:01 (2007), were used. The results are compared with each other, for each case of stiffened webs verified and every standard used. The differences between the analytical methods with its advantages and disadvantages are evaluated. Significant differences are observed between the values of the two methods applied. The thicknesses obtained for the webs studied as MTR German recommendation DASt Richtlinie 012 (SCHEER et al., 1979) are considerably higher than those obtained according to the MTR of EN 1993-1-5:2006, which are bigger than those obtained by MLE.
Assunto: Engenharia de estruturas
Aço Estruturas
Flambagem (Mecânica)
Cisalhamento
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AUXKLA
Data do documento: 2-Dez-2016
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