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Type: Tese de Doutorado
Title: Práticas informacionais dos visitantes do Museu Itinerante Ponto UFMG
Authors: Tatiane Krempser Gandra
First Advisor: Carlos Alberto Avila Araujo
First Referee: Elizabeth Aparecida Duque Seabra
Second Referee: Marco Antonio de Azevedo
Third Referee: Tania Margarida Lima Costa
metadata.dc.contributor.referee4: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
metadata.dc.contributor.referee5: Claudio Paixao Anastacio de Paula
Abstract: A presente pesquisa explora um ponto de interlocução entre os estudos de usuários da informação da Ciência da Informação e os estudos de visitante da Museologia, a partir da apropriação da perspectiva de práticas informacionais para a compreensão da experiência de visita do público a duas exposições do Museu Itinerante PONTO UFMG. Ao problematizar a relação entre o sujeito e sua experiência de visitar museus, sob a ótica da dimensão informacional, buscamos compreender como os visitantes se apropriam das informações por meio de objetos e demais elementos da exposição, quais as especificidades da experiência de visita e, também, como ocorre a articulação entre o comportamento individual e as referências sociais que constituem as ações e opiniões dos sujeitos em seu cotidiano. Embasada na perspectiva de práticas informacionais enquanto um fazer etnográfico, a pesquisa - de caráter essencialmente qualitativo e compreensivo - recorreu às técnicas de observação participante, entrevista contextual e entrevista semiestruturada para a coleta de dados, a fim de realizar a descrição densa do fenômeno investigado. Foram entrevistados, ao total, 143 visitantes durante o período de 12 a 18 de julho de 2015. A análise de dados revelou que a concepção que os sujeitos têm de museu de forma geral, suas vivências (ou a ausência delas) anteriores com esses espaços e as expectativas e motivações para a visita influenciam a experiência de cada sujeito. Com base nas expectativas e percepções sobre a visita, apresentamos cinco tipos de visitantes: o entusiasta, o intermediário, a autoridade, o buscador de estímulos e o explorador. Para os sujeitos da pesquisa, visitar o Museu PONTO foi muito além da dimensão educativa. Revelou-se uma experiência que perpassa as dimensões da imaginação, conhecimento e aprendizagem, entretenimento e de sociabilidade. Tal experiência é plural e complexa, permeada por diferentes sentidos e significados que são atribuídos por cada visitante na medida em que eles se relacionam com as exposições e com os demais visitantes, atualizando discursos e referenciais sociais, em disputas simbólicas.
Abstract: The research explores an intersection point between the studies of information users, a field of Information Science and the visitor studies, a field of Museology, from the information practices perspective, to understand the visitors experience on two exhibitions of the Museu Itinerante PONTO UFMG. Problematizing the relation between the visitors and their experience of visiting museums, we search to understand how occurs the appropriation of information by visitors through objects and other elements of the exhibition; which are the specificities of the visiting experience and, also , how doesthe articulation between the individual behavior and the social references that constitute the actions and opinions of the visitors in their daily life. Based on the perspective of information practices as an ethnographic work, the research - essentially qualitative and comprehensive resort on techniques of participant observation, contextual and semi-structured interview to collect data, in order to perform the dense description of the phenomenon investigated. A total of 143 visitors were interviewed during the period from July 12 to 18, 2015. Data analysis revealed that the subjects' conception of museums in general, their background (or lack thereof) with those spaces and the expectations and motivations for the visit influence the experience of each subject. Based on the expectations and perceptions about the visit, we present five types of visitors: the enthusiast, the intermediary, the authority, the stimulus seeker, and the explorer. For the research subjects, visiting the Museu PONTO went far beyond the educational dimension. It has been an experience that runs through the dimensions of imagination, knowledge and learning, entertainment and sociability. This experience is plural and complex, permeated by different meanings attributed by each visitor as they relate to exhibitions and other visitors, updating discourses and social referents in symbolic disputes.
Subject: Museus Frequencia
Ciência da Informação
Museus Estudo de usuários
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV2EZJ
Issue Date: 5-Sep-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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