Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV4EDX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigo Antonio de Paiva Duartept_BR
dc.contributor.referee1Bruno Almeida Guimarãespt_BR
dc.contributor.referee2Bernardo Barros Coelho de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Virginia de Araujo Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee4Giorgia Cecchinatopt_BR
dc.creatorRízzia Soares Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T06:03:11Z-
dc.date.available2019-08-12T06:03:11Z-
dc.date.issued2017-08-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV4EDX-
dc.description.abstractContemporary artistic production has brought changes to the concept of art that made traditional values ineffective. This thesis proposes a reconfiguration of artwork reception based on Walter Benjamin and Arthur Dantos works. This reconfiguration does not rely on aesthetic regulations and thus challenges the common contemplative attitude of the traditional spectator. This receptive mode, which resulted from the ascension of the bourgeoisie, should be replaced with an active observer whose receptive work makes up the artwork. Therefore, the artistic object is considered to be a project or unfinished work that completes itself through reception, which is based on critical reflection. This scenario demands modifications of the concept of criticism and the relationship between the critic and the contemporary artistic production. Benjamin and Danto set the guidelines for the critical reception reconfiguration that caters for the particularities of the contemporary artistic phenomenon and allows the artwork to convey meanings to life. With the dissolution of a priori parameters for the artwork evaluation and the feeling that the artistic phenomenon has reduced itself to arbitrary attributions of artwork status, the new criticism concept prevents the meaning of art from being converted into a tool to maintain the status quo or restricted to a group of experts.pt_BR
dc.description.resumoEm vista das modificações que a produção artística contemporânea impingiu ao conceito de arte, levando valores tradicionais à ineficácia, essa tese propõe uma configuração do modo de recepção da obra de arte a partir de Walter Benjamin e Arthur Danto. Tal configuração não se apoia sobre uma legislação estética e, portanto, questiona a atitude contemplativa comum ao espetador tradicional. Esse modo de recepção, formatado na ascensão na burguesia, deve dar lugar ao observador ativo cujo trabalho receptivo perfaz a obra de arte. Assim, o objeto artístico, tomado como projeto ou obra inacabada, completa-se na recepção cujo fundamento é a reflexão crítica. Para tanto, é necessário uma reconfiguração do conceito de crítica e, dessa forma, um reposicionamento do crítico diante da produção artística atual. Benjamin e Danto balizam essa configuração da recepção crítica que compreenda as particularidades do fenômeno artístico contemporâneo sendo modo de transmissão dos significados que a obra de arte possa conferir à vida. Pois, com a dissolução de parâmetros a priori para a avaliação das obras, a reestruturação da crítica se faz necessária para que, em meio à sensação de que o fenômeno artístico se reduziu a uma atribuição arbitrária do status de obra de arte a não importa o quê, o significado da arte não seja cooptado pelo discurso do mercado, para que não seja instrumento de manutenção do status quo ou, ainda, para que ele não fique restrito a um grupo de especialistas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectAjuizamento estéticopt_BR
dc.subjectCríticapt_BR
dc.subjectFilosofia da artept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subject.otherFilosofiapt_BR
dc.subject.otherArte Filosofiapt_BR
dc.subject.otherEstéticapt_BR
dc.titleO ajuizamento estético da obra de arte: uma configuração da recepção crítica a partir de Danto e Benjaminpt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_rizziasrocha.pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.