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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Pedágio urbano como instrumento de política pública, gestão econtrole de tráfego: desafios para sua implantação na área central de Belo Horizonte
Autor(es): Sayonara Lopes de Souza
primer Tutor: Leise Kelli de Oliveira
primer Co-tutor: Leandro Cardoso
primer miembro del tribunal : Renata Lucia Magalhaes de Oliveira
Segundo miembro del tribunal: Guilherme de Castro Leiva
Resumen: Os mecanismos de controle da demanda por viagens de transporte motorizado individual são essenciais para a sobrevivência das grandes cidades do mundo, haja vista a indisponibilidade de sistema viário para a demanda excessiva de automóveis, a falta de recursos para investimentos em transporte público e a necessidade premente de melhoria da qualidade do ar e mitigação dos gases de efeito estufa. Um dos principais instrumentos para a gestão da demanda é a taxa de congestionamento, conhecido como pedágio urbano de regulação. Dessa forma, a presente dissertação aborda o pedágio urbano como instrumento de política pública, gestão e controle de tráfego, em primeiro lugar, considera a percepção dos especialistas de transporte do Brasil diante da possibilidade de adoção de pedágio urbano nas grandes cidades do país. Posteriormente, explora a percepção dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) diante da implementação de um sistema de pedágio urbano na Área Central da cidade de Belo Horizonte. Para isso, foram inicialmente entrevistados 348 especialistas de transportes brasileiros, e, em seguida, aplicou-se um questionário em 676 moradores da RMBH, que realizam viagens, esporádicas ou frequentes, de passagem ou destino na Área Central. As questões abordadas foram construídas com base na revisão da literatura constante neste documento e compatíveis com os termos da Lei nº 12.587/2012. Apesar das polêmicas diante da efetividade e principalmente da aceitabilidade pública do pedágio urbano, a sua adoção com a participação popular na definição de aplicação dasreceitas mostrou-se uma opção, razoavelmente aceitável, tanto para os especialistas (17,5% consideraram a opção mais efetiva para desestimular a circulação de automóveis nos grandes centros urbanos), como para a população da RMBH (23,8% declararam que a solução é amais efetiva para a Área Central de Belo Horizonte). Todavia, os investimentos em vias ou faixas exclusivas para o transporte público apresentaram valores mais expressivos como a medida mais efetiva, na opinião de 48,6% dos especialistas e de 54,2% da população daRMBH. Foram elaborados cenários de pedágio urbano com predefinição da aplicação das receitas arrecadadas (transporte coletivo, transporte não motorizado e subsídio da tarifa de ônibus) e resultados indicaram que 78,7% dos entrevistados da população consideram uma boa opção para a cidade. Dentre os automobilistas, 51,4% declararam que caso se implante um pedágio urbano na Área Central, eles procurariam outros modos de transporte e 50,6% do total dos entrevistados julgaram que a proposta de tarifação seria vantajosa para eles
Abstract: Mechanisms to control the demand for individual motorized travel are essential for the survival of the world's major cities, considering road system unavailability due to excessive demand by automobiles, lack of resources to investment in public transport, and the urgent need to improve air quality and reduce greenhouse gases. One of the main tools for transportation demand management is congestion charging. As such, this dissertation considers the congestion charging as an instrument of public policy, traffic management and control, first considers, the perception of Brazilian transport specialists, on issues related tothe possibility of adopting congestion charging in the country's large cities. Subsequently, it explores the perception of the inhabitants of the Belo Horizonte Metropolitan Region (BHMR), faced with the implementation of congestion charging in the Central Area of thecity. For this, a total of 348 transport specialists, from several Brazilian cities, were initially interviewed, and then 676 residents of the BHMR who travel either on a sporadic or frequent basis, passing or heading for the Central Area. The issues addressed were elaborated based on the literature review contained in this document and consistent with the Brazilian Federal Mobility Law 12,587 of 2012. Despite the controversy over the effectiveness and, above all, the public acceptability of the urban toll, its adoption with popular participation in the definition of how the revenue should be used, proved to be a reasonably and acceptableoption, both for the specialists (17.5% considered the most effective option to discourage the circulation of cars in large urban centers), as well as for the population of RMBH (23.8% stated that the solution is the most effective for the Central Area of Belo Horizonte). However, investments in roads or exclusive lanes to public transport presented numbers that were more expressive as 'the most effective measure', according to 48.6% of the specialists and 54.2% of the BHMR residents. Congestion charging scenarios were developed that specified how the collected revenue would be spent (on public transport, non-motorizedtransport and bus fare subsidies), as well the expected results, 78.7% of the inhabitants considered this a good option for the city. Among motorists, 51.4% stated that, if an urban toll was adopted in the Central Area, they would seek other modes of transport and 50.6% considered that the charging proposal would be advantageous to them.
Asunto: Engenharia de transportes
Políticas públicas
Viagem
Trânsito Fluxo
Trânsito Congestionamento
Pedágio
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AV4KUD
Fecha del documento: 10-mar-2017
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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