Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVCHZN
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Design universal e mobilidade urbana: a experiência do usuário como referência de qualidade do BRT Move de Belo Horizonte
Autor(es): Flavia Papini Horta
Primeiro Orientador: Marcelo Pinto Guimaraes
Primeiro membro da banca : Renato Cesar Ferreira de Souza
Segundo membro da banca: Marcos Fontoura de Oliveira
Terceiro membro da banca: Grace Cristina Roel Gutierrez
Resumo: Esta dissertação investigou a qualidade do sistema BRT Move através do olhar dos usuários que possuem problemas de mobilidade, sob os fundamentos do design universal. Para tanto foi elaborada uma estratégia de pesquisa em duas etapas. A primeira construiu uma base teórico-conceitual que abarcou temas como a relação do usuário e o meio edificado, os significados de autonomia e independência, a importância da acessibilidade e do design universal e a conceituação de mobilidade urbana. Para teste e aplicação dos estudos realizados, foi estabelecida uma região de estudo, a estação Hospital Odilon Behrens. Tendo definido esses parâmetros e o local de estudo, deu-se procedimento à segunda etapa, de investigação. Para tanto, elaborou-se um questionário que buscou, através das técnicas de avaliação de pós ocupação (APO), diferencial semântico, analogia por imagens e walthrough, obter o mais fielmente possível as informações e opiniões dos usuários relativas a experiência de deslocamento e ao sistema BRT Move. O questionário foi aplicado em 17 pessoas que apresentavam problemas de mobilidade. Outras duas pessoas participaram em entrevistas acompanhadas. Os resultados obtidos confluiram para um cenário de problemas de mobilidade presentes no local de estudo de caso. Concluiu-se que embora o sistema BRT Move apresente falhas de acessibilidade e não esteja plenamente em conformidade com os princípios de design universal há relatos positivos simplesmente baseados em sua existência. Há relatos negativos de experiências dos usuários, mas esses se restringem em viéses fragmentados da experiência da acessibilidade.
Abstract: This work investigated the quality of the BRT Move system through the eyes of users who have problems of mobility, under the foundations of universal design. For that, a research strategy was developed in two stages. The first one built a theoretical conceptual base that covered topics such as the user and environment relationship, the meanings of autonomy and independence, the importance of accessibility and universal design, and the concept of urban mobility. For the application of the theories analyzed, a study case, the Hospital Odilon Behrens station, was established. Having defined these parameters and the place of study, the second stage of investigation has followed. For that, a questionnaire was developed that sought, through the theories of post occupation analysis, semantic differential, analogy by images and walkthrough method, to obtain the most information and opinions of the users regarding the BRT Move system. The questionnaire was applied to 17 people with mobility problems. Two other people participated in walktrough interviews. The results converge to a complex scenario of mobility problems presented in the case stud. Conclusions indicate that despite accessibility flaws to comply with the principles of universal design in the 'Move' BRT system, there are positive remarks mainly due to the existence of a new transportation system. Also, conversely, there are negative reports of users' experiences.
Assunto: Autonomia
Transporte urbano
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVCHZN
Data do documento: 29-Ago-2017
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