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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVCNHN
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | A construção do diálogo com a educação rural no Brasil a partir dos textos e das propostas pedagógicas de Helena Antipoff e Paulo Freire |
Autor(es): | Elizabeth Dias Munaier Lages |
Primeiro Orientador: | Maria de Lourdes Rocha de Lima |
Segundo Orientador: | Leoncio Jose Gomes Soares |
Primeiro Coorientador: | Regina Helena de Freitas Campos |
Primeiro membro da banca : | Écio Antônio Portes |
Segundo membro da banca: | Maria Rita Sales Neto de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Angela Imaculada L de F Dalben |
Quarto membro da banca: | Eduardo Magrone |
Quinto membro da banca: | Rosilene Horta Tavares |
Resumo: | A fundação Helena Antipoff foi idealizada pela educadora e psicóloga russa Helena Antipoff, em 1970. A fundação mantém hoje o Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, que forma, em nível superior, professores do Ensino Rural para a Educação Básica. O PPP desse Instituto é fundamentado no ideário de Paulo Freire,inserido na Pedagogia progressista. Destaca-se que esses dois teóricos da educação viveram no auge dos estudos e experiências do movimento da Escola Nova no Brasil. Assim, emerge-se uma pesquisa que faça a relação entre os dois educadores, Antipoff e Freire, buscando-se na comparação da sua produção acadêmica e ações educativas presentes nesta produção, a investigação de como esses educadores desenvolvem suas propostas pedagógicas à luz da Educação Nova, objetivando compreender como tal contexto influencia a produção acadêmica destes teóricos da educação brasileira, destacando-se neste estudo os diálogos possíveis entre Helena Antipoff e Paulo Freire e o que os aproxima e os distancia neste diálogo. A pesquisa tem se estruturado a partir de Campos (1995; 2001; 2003); Monteiro (2006); Gadotti et al (2000) e dos próprios teóricos, Antipoff e Freire, em obras publicadas por eles, no período de 1950 a 1970. O estudo é qualitativo e histórico comparativo, optando-se pela Teoria da Interpretação de Paul Ricoeur(1977). A análise e a interpretação dos dados se deu pela análise de conteúdo, e tem como categorias de análise, conceitos importantes em suas propostas pedagógicas: Educação Rural, Formação de professores, Direito à Educação e Intervenção Social. Concluímos que a intervenção social é a categoria que mais os aproxima, pois estes educadores influenciaram profundamente o entorno onde viveram ou vivenciaram as suas experiências pedagógicas. |
Abstract: | The Helena Antipoff foundation was idealised by Helena Antipoff, a Russian psychologist and educator, in 1970. Nowadays, the foundation sustains the Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira, which offers major degrees at Basic Education to rural teachers. The PPP of this Institute is based upon Paulo Freires ideal, inserted in the progressive pedagogy. The two afore-mentioned education scholars, which are Helena Antipoff and Paulo Freire, lived the apex of the studies and experiences of Escola Nova movement in Brazil. Thus, a research which connects both educators (Antipoff and Freire) emerges, in order to compare their academic works, educational actions and pedagogical aproaches towards Educação Nova, aiming to investigate how those educators develop their pedagogical standpoints and to understand how such context influences the academic production of those two scholars of Brazilian education, seeking to establish the likely dialogue between Antipoff and Freire and what unites them and distractes them frim this dialogue. The source of this research has been structured from studies by Campos (1995, 2001, 2003); Monteiro (2006); Gadotti et al (2000) and on the dialogue between Antipoff and Freire, in papers published by them, from 1950 to 1970. This study aims is qualitative and historical-comparative, and this is based on Ricoeurs Theory of Interpretation (1977). The analysis and interpretation of data are done considering the anlysis of content, which has in its categories important concepts in Antipoffs and Freires pedagogical approaches: rural education, the formation of teachers/professors and Social Intervention. Then, we conclude that social intervention is the category which approximates them the most, as those who deeply influenced the surroundings where they lived or were exposed to their pedagogical experiences. |
Assunto: | Políticas públicas Direito a educação Direitos sociais Educação rural Formação de professores Brasil |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVCNHN |
Data do documento: | 28-Fev-2011 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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