Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVDHTC
Type: Tese de Doutorado
Title: O design dos livros de leitura da editora Francisco Alves (1900-1938): Felisberto de Carvalho e seus contemporâneos
Authors: Luiz Augusto do Nascimento
First Advisor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
First Referee: Ana Maria de Oliveira Galvao
Second Referee: Maria Zelia Versiani Machado
Third Referee: Aníbal Francisco Alves Bragança
metadata.dc.contributor.referee4: Marcia de Paula Gregorio Razzini
metadata.dc.contributor.referee5: Aracy Alves Martins Evangelista
Abstract: Nesta pesquisa, sobre design de livros de leitura do início do século XX, analisamos o papel do projeto gráfico-editorial para o sucesso da série de livros de leitura de Felisberto de Carvalho, publicados no Brasil pela Editora Francisco Alves de 1900 a 1938. Partimos da hipótese de que o design de seus livros foi um elemento fundamental para o sucesso das publicações. Para essa investigação, foi realizada uma pesquisa documental que analisou comparativamente os livros de Felisberto de Carvalho e de alguns de seus contemporâneos. Investigamos a influência da cultura visual do período estudado no projeto gráfico-editorial dos livros, o impacto da limitação dos recursos técnicos (processo de impressão e tipos móveis) disponíveis na época e os agentes envolvidos no processo de produção dos livros de leitura da Editora Francisco Alves. Esta pesquisa dialogou com os estudos de design editorial, história da edição e dos livros didáticos, sobretudo os que discutem os aspectos gráficos dos livros de alfabetização e de desenvolvimento da leitura. Nas obras analisadas, foram observados a construção do layout e sua mancha gráfica; o uso da tipografia e de ilustrações em função do projeto gráfico e da faixa etária; o tamanho da letra em função da legibilidade para o público-alvo e a porcentagem de ilustrações na mancha gráfica. Constatou-se que os livros de leitura de Felisberto de Carvalho, diferentemente dos livros de seus contemporâneos, possuem um projeto gráfico-editorial coeso e coerente, visualmente agradável e atraente e que esses fatores, dentro dos diversos que envolvem a complexa rede de relações e influências que caracterizam a produção e circulação de livros, provavelmente foram elementos fundamentais para o sucesso de suas publicações. A contribuição pedagógica deste trabalho deve-se, principalmente, à discussão e elucidação de aspectos gráfico-editoriais de obras didáticas e da influência da cultura visual e das técnicas de impressão do período estudado na produção dessas obras.
Abstract: This research, on the design of reading books from the beginning of the 20th Century, aimed at analyzing the role played by the graphic-editorial project in the successful enterprise of Felisberto de Carvalhoss series of Reading books, published by Francisco Alves Publishers form 1900 to 1938. Assuming that the books design was a fundamental reason for their success, a documental investigation into Felisberto de Carvalhos books and some of his contemporary authors became relevant. We looked into the visual culture influence of the investigated period, as well as the impact of the limited technical resources (printing process and movable types) available at the time, in addition to the agents involved in the process of producing reading books at Francisco Alves Publishers. This research established a dialogue with editorial design studies, publishing history and didactic books, especially those dealing with the graphic aspects of literacy books and Reading development. In the analyzed books, the construction of the layout and their mancha gráficawere observed; the use of typography and of illustrations in accordance with the graphic project and the age group; the font size related to the legibility of the target public and the percentage of illustrations in the mancha gráfica. Thus, it was demonstrated that Felisberto de Carvalhos books, as opposed to his contemporarys works, presented a cohesive and coherent graphic-editorial project, were visually agreeable and attractive, which, among other factors, probably contributed immensely to the success of his publications. The pedagogical contribution of this research lies in the discussion and elucidation of the graphic and editorial aspects of didactic material, as well as the influence of the visual culture and printing techniques of the studied period in which those books were published.
Subject: Livros didáticos
Livros didáticos História
Educação
Livros didáticos Ilustrações
Livros e leitura
Design gráfico
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVDHTC
Issue Date: 23-Feb-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_luiz_augusto_completa.pdf106.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.