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dc.contributor.advisor1Antonio Augusto Gomes Batistapt_BR
dc.contributor.referee1Magdah Becker Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Luciola Licinio de C P Santospt_BR
dc.contributor.referee3Anna Maria Salgueiro Caldeirapt_BR
dc.contributor.referee4Andréa Borges Leãopt_BR
dc.creatorSantuza Amorim da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T02:29:33Z-
dc.date.available2019-08-11T02:29:33Z-
dc.date.issued2007-03-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AVKPHV-
dc.description.abstractThis work is a qualitative study which aims to analyze teachers processes and practices throughout the continued instruction on the reading area to elementary and high school students, as well as how this teaching staff got the ownership of those processes and practices, pointing out the relationship wich passed by that instructive context. The teachers, who took part in the project Pró-Leitura a teacher-reader training, were privileged as interlocutors. Data were come by the non-structured interviews, written questions and documents; those data could testify the teachers were plural readers: they enjoyed varying literary genders but these reading practices are not often legimate, acknowledged. In such context, strength was related to tension and clash. There were multiple relationships among people, institutions and the distinct knowledge, while different attitudes emerged from teachers and instructors.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa os processos e práticas de formação continuada de professoras do ensino fundamental e médio na área da leitura, bem como as apropriações desses processos e práticas por essas docentes e as relações que perpassara esse contexto formativo. O estudo de cunho qualitativo propõe-se a descrever e analisar as relações, as práticas e as trajetórias de leitura de um grupo de professoras, no que concerne à leitura. Procurou-se privilegiar, como interlocutores, professoras que participaram do projeto Pró-Leitura na formação do professor-leitor. Os dados foram adquiridos por meio de entrevistas semi-estruturadas, de esquema livre, com aplicação de questionários e de análise documental. Constatou-se que as professoras são leitoras plurais, de diferentes gêneros, e que tais práticas leitoras, freqüentemente, não são reconhecidas como legítimas. O contexto de formação continuada evidenciou-se como um contexto de relações de força, no qual as relações entre as docentes e os demais grupos, que integram o processo formativo, constituem-se em relações de tensão e de conflito. Detectaram-se múltiplas relações frente aos distintos saberes, pessoas e instituições, diferentes posturas se manifestaram, tanto por parte das professoras, como por parte dos/as formadores/as.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectConhecimento inclusão socialpt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherLeitura Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherLeitura Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação continuadapt_BR
dc.titleLeitura e práticas de formação docente: o caso do Pró-Leiturapt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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