Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWGNLD
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Francisco Angelo Coutinhopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Gabriel Menezes Vianapt_BR
dc.contributor.referee1Luiz Alberto Oliveira Goncalvespt_BR
dc.contributor.referee2Juarez Melgaco Valadarespt_BR
dc.contributor.referee3Sandra de Fátima Pereira Tostapt_BR
dc.contributor.referee4Marcelo Diniz Monteiro de Barrospt_BR
dc.creatorAna Paula da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T15:35:49Z-
dc.date.available2019-08-10T15:35:49Z-
dc.date.issued2017-08-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWGNLD-
dc.description.abstractThis work intended to comprehend the actorsnetwork involved in the formative space-time performances of Life and Nature Sciences (CVN) teachers in the Rural Education. These spacetime were conceived from emergency and sociomaterial relations in complex networks and have as theoretical-methodological framework the Actor-Network Theory (ANT) which arose in the 80s with the sociology of science and technology studies. The formative space-time performances of undergraduate students in Rural Education (CVN area) from the Federal University of Minas Gerais (UFMG) were analyzed both in School Time and in Community Time. During the School Time in January 2016, the CVN group was accompanied in all the classes with the purpose of analyzing how the classes (and other activities) subjectivities accomplish different formation space-time. Yet in the School Time, a discussion group with seven students was formed in order to examine broader issues concerning the Rural Education bachelors degree. Having in mind that this alternation procedure aims at connecting the university and students original communities, an investigation was conducted on the performance of formative space-time in a socio-territorial journey in Almenara city (Minas Gerais), where undergraduate students of all areas acted in rural schools; and in the two CVN students routine in their communities. The results show that the School Time performance takes place through complex networks capable of carrying out experience-learning-teaching, critical formation, and knowledge systems reflection space-time. Also the Community Time performance comprises complex networks, but these are greatly linked to rural schools issues. It was possible to verify that School Time and Community Time are hybrids of political, pedagogical, social, environmental among other issues among which frequent conversions take place.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho buscou compreender as redes de atores envolvidas na performance de espaços-tempos formativos de professores de Ciências da Vida e da Natureza (CVN) no âmbito da Educação do Campo. Esses espaços-tempos foram concebidos a partir de relações sociomateriais e de emergências em redes complexas, tendo-se como referencial teóricometodológico a Teoria Ator-Rede, a qual teve sua origem na década de 1980, com estudos da sociologia da ciência e tecnologia. A performance dos espaços-tempos formativos no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMG (LECampo), na área de CVN, foi analisada tanto no período do Tempo Escola quanto em períodos do Tempo Comunidade. Durante o Tempo Escola de janeiro de 2016, a turma de CVN foi acompanhada em todas as disciplinas cursadas, com o intuito de analisar como a materialidade das aulas (e de outras atividades) performam diferentes espaços-tempos de formação. Ainda no âmbito do Tempo Escola, foi realizado um grupo de discussão com sete estudantes da turma para investigar questões mais amplas acerca da formação no LECampo. Sabendo-se que o regime de alternância visa à conexão entre a universidade e as comunidades de origem dos estudantes, investigou-se a performance de espaços-tempos formativos no âmbito de uma jornada socioterritorial que ocorreu no município de Almenara (MG), onde grupos de licenciandos de todas as áreas atuaram em escolas do campo, e no âmbito da rotina de dois estudantes da CVN em suas comunidades. Os resultados apontam que a performance do Tempo Escola se dá por meio de redes complexas capazes de performar espaços-tempos de vivência-aprendizagem-docência, de formação crítica e de reflexão sobre sistemas de conhecimento. Já a performance do Tempo Comunidade também envolve redes complexas, mas que estão fortemente ligadas às problemáticas das escolas do campo. Foi possível constatar que o Tempo Escola e o Tempo Comunidade são híbridos que envolvem questões políticas, pedagógicas, sociais, ambientais, dentre outros e que constantemente ocorrem translações entre eles.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria ator-redept_BR
dc.subjectEducação e ciênciaspt_BR
dc.subjectMaterialidadept_BR
dc.subjectEspaço-tempopt_BR
dc.subjectFormação de professores do campopt_BR
dc.subject.otherTeoria ator-redept_BR
dc.subject.otherProfessores de Cienciaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherLicenciaturapt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.titleA materialidade do espaço-tempo na formação de professores de Ciências da Vida e da Natureza no âmbito da licenciatura em Educação do Campo: um estudo a partir da teoria ator-redept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o._anapauladasilvafreitas.pdf4.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.