Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWML47
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Lucia Modesto | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mauro Passos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leonardo Hipolito Genaro Figoli | pt_BR |
dc.creator | Nayara Alvim Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T20:31:59Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T20:31:59Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-03 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWML47 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the changes in the Fraternidade Católica Filhos e Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento, best known as Toca de Assis. Toca de Assis, in just eighteen years of existence has acquired over a thousand consecrated who lived in fraternal houses scattered in all around Brazil and some other countries of the world. In front this vertiginous growth, the Catholic Church came into dispute to restructure the experience of the sacred of that institution and mold it into something increasingly restrained and allowed by the clergy. There was an attempt to domesticate the sacred. Faced multiple specificities of the charisma toqueiro, the Archdiocese of Campinas took control of Toca de Assis after the expulsion of their founder, alleging that members of the fraternity needed to new directions. With this, the result so far is the closing of several houses and waiver of various religious who left their families to identify with the charism and spirituality toqueira, seen by many as being radical because it is based on three pillars of religious consecration, namely, chastity, obedience and poverty | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar as mudanças ocorridas na Fraternidade Católica Filhos e Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento mais conhecida como Toca de Assis a partir do afastamento de seu fundador, Pe. Roberto Lettieri, no ano 2009. A Toca de Assis, em apenas dezoito anos de existência adquiriu mais de mil adeptos consagrados que se encontravam espalhados em casas fraternas por todo o Brasil e em alguns outros países do mundo. Diante esse crescimento vertiginoso, a Igreja Católica entrou em disputa visando reestruturar a vivência do sagrado dessa instituição e modelá-la para algo cada vez mais contido e permitido pelo clero, ou seja, havia uma tentativa de domesticar o sagrado. Diante múltiplas especificidades do carisma toqueiro, a Arquidiocese de Campinas assumiu o controle da Toca de Assis após o afastamento de seu fundador, alegando que os membros da fraternidade precisavam de novos direcionamentos. Com isso, o resultado até o presente momento é o fechamento de inúmeras casas fraternas e a desistência de vários religiosos e religiosas que abandonaram suas famílias por se identificarem com o carisma e a espiritualidade toqueira, vista por muitos como sendo radical por se basear nos três grandes pilares da consagração religiosa, a saber: a castidade, a obediência e a pobreza | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Antropologia da religião | pt_BR |
dc.subject | Toca de assis | pt_BR |
dc.subject | Catolicismo | pt_BR |
dc.subject | Carisma | pt_BR |
dc.subject.other | Antropologia | pt_BR |
dc.subject.other | Religião | pt_BR |
dc.subject.other | Juventude | pt_BR |
dc.subject.other | Catolicismo | pt_BR |
dc.subject.other | Fraternidade Católica Toca de Assis | pt_BR |
dc.title | Vivendo como São Francisco de Assis: um estudo etnográfico sobre a Fraternidade Católica Toca de Assis | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_de_mestrado_nayara_alvim_silva_2017_final.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.