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Type: Tese de Doutorado
Title: A poética da heterogênese: acerca de dispositivos artísticos com aparatos computacionais
Authors: Leonardo da Silva Souza
First Advisor: Carlos Henrique Rezende Falci
First Referee: Eduardo Antonio de Jesus
Second Referee: Jalver Machado Bethonico
Third Referee: Daniela Fávaro Garrossini
metadata.dc.contributor.referee4: Fátima Aparecida dos Santos
Abstract: Situada no âmbito das Poéticas Tecnológicas, nos entrelaçamentos entre Arte, Ciência e Tecnologia, esta tese discute uma possível poética da heterogênese, refletindo sobre experimentações artísticas com aparatos computacionais. Para inicialmente provocar a discussão sobre a poética da heterogênese, apresentamos dois trabalhos de Rafael Lozano-Hemmer (México, 1967), Tape Recorders (2011) e Call on Water (2016), relacionando-os à trajetória de formação e experimentações em Arte, Ciência e Tecnologia deste autor. A partir do estudo de Andreas Broeckmann (1997), apresentamos os termos-chave para a discussão da heterogênese como característica de uma poética que envolve Arte e Tecnologia, sendo eles: Algoritmo (GOFFEY, 2008; KOWALSKI, 1979), Dispositivo (FOUCAULT, 1979), Aparato (BROECKMANN, 1997), Analógico, Digital (ROBINSON, 2008) e a própria Heterogênese (GOFFEY, 2009; DELEUZE, 2005). Consideramos a noção de heterogênese sugerida por Gilles Deleuze em várias obras, e discutida por Goffey(2009), como sendo um modo de pensamento criativo a partir da composição de diferenças. Como conceito que possibilita tratar do todo, o locus onde se dá a heterogênese, caracterizamos os dispositivos como o conjunto de elementos heterogêneos no nosso caso, os computacionais, estéticos e políticos , envolvidos por uma estratégia de heterogeneização. Correlacionamos as estratégias de heterogeneização à experimentação artística, a fim de verificar a capacidade dos aparatos computacionais de intercambiar comportamentos programados com outros materiais não computacionais, gerando heterogeneidades. Sendo de especial interesse nessa tese, caracterizamos os aparatos e aparelhos computacionais como parte integrante de um dispositivo voltado para a experimentação artística, indicando a potencialidade de produzirem sensações, perceptos e afectos, a partir da transferência de comportamentos entre materiais computacionais e não computacionais integrantes da experimentação. Para o adensamento da discussão proposta, descrevemos modos de criação de comportamentos heterogêneos e como as composições artísticas se dão com o intercâmbio de comportamentos tecnológicos com materiais não computacionais. A partir de análise de duas experimentações realizadas, detalhamos a composição estética com heterogêneses em Anatomia de um Hacking (2016) e Improvr (2017). Assim, com o intercâmbio de comportamentos, indicamos a forma em que são criadas as sensações heterogêneas, que, por sua vez, integram as composições da Poética da Heterogênese envolvendo Arte, Ciência e Tecnologia.
Abstract: Situated in the context of Technological Poetics, concerning the interlacings between Art, Science and Technology, this thesis discusses a possible poetics of heterogenesis, considering the artistic experimentations with computational devices. In order to start the discussion about the poetics of heterogenesis, we present two works created by Rafael Lozano-Hemmer (Mexico, 1967), Tape Recorders (2011) and Call on Water (2016), relating them to the trajectory of studies and experimentation in Art, Science and Technology of this author. From the study of Andreas Broeckmann (1997), we present the key terms for the discussion of heterogenesis as a characteristic of a poetics that involves Art and Technology: Algorithm (GOFFEY, 2008; KOWALSKI, 1979), Dispositive (FOUCAULT, 1979), Apparatus (BROECKMANN, 1997), Analog, Digital (ROBINSON, 2008) and the Heterogenesis (GOFFEY, 2009; DELEUZE, 2005). We consider the notion of heterogenesis suggested by Gilles Deleuze in several works, and discussed by Goffey (2009), as a form of thinking wich deals with connection of differences. In order to consider heterogeneity in the whole, we characterize the concept of dispositive as the set of heterogeneous components - in our case, the computational, aesthetic and political - connected through a strategy of heterogenization. We correlate strategy of heterogenization to artistic experimentation, in order to verify the computational apparatus' ability to exchange programmed behaviors with other non computational materials, generating heterogeneities. With special interest in this thesis, we characterize the apparatuses and computational devices as an integral part of a dispositive aimed at artistic experimentation, indicating the potential to produce sensations, percepts and affections, from the transference of behaviors between computational and non-computational material. In order to consolidate the proposed discussion, we describe ways of creating heterogeneous behaviors and how the artistic compositions occur with the exchange of technological behaviors with non-computational materials. Through an analysis of two experiments created, we detail the aesthetic composition with heterogenesis in Anatomy of a hacking (2016) and Improvr (2017). Thus, with heterogeneous behaviors, heterogeneous sensations are created, which in turn enable aesthetic compositions. Finally, such aesthetic compositions with sensations derived from heterogeneous behaviors of Art, Science and Technology support our notion of a poetics of heterogenesis.
Subject: Arte moderna Séc XXI
Poeticas visuais
Performance (Arte)
Arte e tecnologia
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AWTMXP
Issue Date: 20-Feb-2018
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