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Type: Tese de Doutorado
Title: Alocação de professores com foco em ganho de desempenho, conforme critérios avaliativos do Ministério da Educação
Authors: Joaquim José da Cunha Júnior
First Advisor: Mauricio Cardoso de Souza
First Referee: Ricardo Poley Martins Ferreira
Second Referee: Philippe Mahey
Third Referee: Alexandre Xavier Martins
metadata.dc.contributor.referee4: Braulio Roberto Goncalves Marinho Couto
Abstract: Em instituições de ensino superior, a gestão do corpo docente é fundamental para a garantia da qualidade dos cursos e para a obtenção de bons índices de desempenho frente ao Ministério da Educação (MEC). No caso particular das instituições privadas, a maior exibilidade dos quadros docentes impõe, a cada período letivo, o desao de designar professores adequados para cada turma considerando o impacto de cada decisão na qualidade e da instituição frente aos critérios avaliativos do MEC. Com a escassez de professores com boa titulação e sua baixa disponibilidade para ocupar cargos com dedicação parcial ou integral, a escolha do corpo docente para cada curso pode tornar-semuitocomplexadeacordocomoportedainstituiçãoeaquantidadedecursos envolvidos. Com base nas características do problema de alocação docente, propomos uma formulação não linear em variáveis inteiras. Essa formulação tem por objetivo maximizar a parcela do índice geral de cursos (IGC) vinculada ao corpo docente. Entretanto, os custos computacionais para resolver problemas reais podem inviabilizar a sua utilização no contexto prático. Assim, propomos estratégias delinearização baseadas na utilização de parâmetros de ganho pela inclusão de professores com base na sua titulação e regime de trablalho (características avaliadas pelo MEC). A partir dessas estratégias, apresentamos uma formulação linear inteira capaz de resolver o problema de alocação docente melhorando os indicadores de desempenho avaliados pelo MEC. O desempenho das duas formulações foi comparado a partir de testes computacionais realizados em instâncias geradas aleatoriamente. A formulação não linear em variáveis inteiras não foi capaz de apresentar soluções ótimas para os problemas, mesmo após 2 horas de processamento e apenas resolveu instâncias com até 16 cursos. A formulação linearizada apresentou, em média, resultados melhores com tempos computacionais sempre menores ou iguais a 5 segundos. Outros testes computacionais foram realizados com instâncias obtidas a partir de dados reais de uma instituição de ensino privada onde o estudo foi conduzido e também com instâncias aleatórias de maior porte (até 105 cursos). Em todos os casos, os resultados demonstram a aplicabilidade da formulação linearizada para resolver o problema de alocação docente com foco em melhoria dos indicadores de qualidade de instituições de ensino superior sendo capaz de tratar de forma eciente os maiores casos encontrados no Brasil.
Abstract: In higher education institutions, the management of faculty is a fundamental issue to ensure the quality of the courses and to grant positive gures against the Education Ministry (MEC). In the particular case of private institutions, a higher exibility to dene the composition of faculty enforces the challenge of assigning the appropriated instructors to each course for each class, considering that every decision will impact in the quality of the institution against the MEC evaluation criteria. Nowadays, we have a shortage of master and doctor teachers, besides it they are not available to occupy full or partial time positions, which lets choice of academic sta much more complex, considering the size of the institution and the quantity of courses involved. Based on the characeristics of the teacher allocation problem, we propose a nolinear formulation with integer variables. This formulation aims to maximize the courses general index (IGC) which is linked to faculty. However, the computational costs to solve real problems may exclude the application of this formulation in a practical context. Although, we present strategies of linearization based on the use of parameters by the inclusion of teachers according to their academic background and work regime (characteristics valued by MEC). Through the use of these strategies, we introduce an integer linear formulation able to solving the teacher allocation problem, increasing the performance indicators valued by MEC. The performance of these two formulations were tested and compared through computational experiments using instances randomly generated and obtained from the real context. The nonlinearized formulation with integer variables was not able to presenting optimal solutions to the problems, even after two hours of processing and only returned integer solutions for instances with up to 16 courses. The linearized formulation presented, on average, better results with computational times always less than or equal to 5 seconds. Other computational tests were performed with instances obtained from real data from a private educational institution where the study was conducted and also with larger random instances (up to 105 courses). In all cases, the results demonstrate the applicability of the linearized formulation to solve the teacher allocation problem focusing on improving quality indicators of higher education institutions.
Subject: Pesquisa operacional (Educação)
Programação linear
Alocação de professores
Programação não-linear
Engenharia de produção
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZFMCK
Issue Date: 2-Jun-2017
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