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Type: Tese de Doutorado
Title: Viagens de brasileiros: um modelo de relações entre experiência turística memorável, mindfulness, transformações pessoais e bem-estar subjetivo
Authors: Mariana de Freitas Coelho
First Advisor: Marlusa Gosling
First Referee: Juliana Maria Magalhaes Christino
Second Referee: Noel Torres Junior
Third Referee: Bento Alves da Costa Filho
metadata.dc.contributor.referee4: José Manoel Gonçalves Gândara
Abstract: As empresas têm a oportunidade de fortalecer os laços com seus consumidores ao prover experiências ao invés de bens ou serviços. No contexto do turismo, algumas experiências podem ser memoráveis e inesquecíveis, mas pouco se sabe sobre as transformações pessoais geradas por meio de viagens memoráveis. Esse trabalho apresenta o estado da arte da experiência turística com um arcabouço teórico composto pelo marketing de experiência, experiência turística e seus modelos e dimensões. O objetivo dessa pesquisa é compreender os principais elementos da experiência turística memorável e seus consequentes. A abordagem metodológica foi mista, composta por três etapas complementares. A primeira etapa foi qualitativa e exploratória, buscando entender os processos e elementos de viagens memoráveis. Em seguida, a segunda etapa, também exploratória, buscou itens para operacionalizar construtos para o questionário da terceira etapa. Por fim, a terceira etapa, quantitativa e descritiva conclusiva, testou modelos com variáveis baseadas na literatura e na etapa qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de narrativa (Etapa 1), minigrupos de foco e entrevista (Etapa 2) e survey (Etapa 3). Já a análise dos dados envolveu a Grounded Theory, Análise de Conteúdo e a Modelagem de Equações Estruturais, respectivamente. Dentre os resultados da primeira etapa da pesquisa, propõe-se um framework teórico com base nos dados que destaca os principais atributos que impactam uma viagem memorável, composto pelas dimensões: i) ambiental/ sociocultural, ii) as influências inter-relacionais e iii) as influências individuais/psicológicas. Também se sugere que os processos de ambientação, sociabilização e sensação são essenciais para a vivência de experiências turísticas memoráveis por parte do turista. Na terceira etapa da pesquisa, testaram-se dois modelos (ajustado e final) com base em duas amostras distintas (piloto e final). Os resultados demonstram que a atenção plena impacta negativamente a MTE. Ademais, comprova-se que a MTE é um construto multidimensional composto pelas dimensões propostas no framework de pesquisa da etapa 1 e 10 fatores (Ambiente, Cultura, Relacionamento com Acompanhante, Relacionamento com Turistas, Relacionamento com Agentes Locais, Novidade, Sonho, Emoção, Significância e Renovação). Outro construto multidimensional proposto e testado pela pesquisa são as transformações pessoais. Ressalta-se que as transformações pessoais decorrentes de experiências turísticas memoráveis são compostas pelo aprendizado, transformações comportamentais e transformações em habilidades pessoais. Ademais, as variáveis consequentes da MTE suportadas estatísticamente nesse estudo são a memória dos viajantes, transformações pessoais, bem-estar subjetivo, intenções comportamentais e apego ao lugar. Por fim, atesta-se que, ao menos para os brasileiros que responderam ao questionário, suas lembranças (memória) determinam o apego ao lugar. O impacto da memória nas intenções comportamentais, no entanto, foi comprovado apenas no modelo final. Por fim, tem-se que a presente tese possui a intenção de contribuir para o desenvolvimento turístico de destinos brasileiros através da oferta de produtos, serviços e experiências que sejam memoráveis para os turistas e gerem transformações não só para os mesmos, mas para a sociedade.
Abstract: Companies have the opportunity to strengthen their ties with consumers by providing experiences rather than goods or services. In the tourism context, some experiences can be memorable and unforgettable, but little is known about the personal transformations generated through memorable trips. This work presents the state of the art of tourism experience with a theoretical approach composed by experiential marketing, tourism experience and its models and dimensions. The purpose of this research is to understand the main elements of the memorable tourism experience and its consequents. The methodological approach was mixed, composed by three complementary stages. The first stage was qualitative and exploratory, seeking to understand the processes and elements of memorable trips. Then, the second stage, also exploratory, aimed operationalizing constructs for the third stage questionnaire. Finally, the third step, quantitative and descriptive, tested models with variables based on the literature and the qualitative steps. Data collection involved narrative (Step 1), mini- focus groups and interviews (Step 2) and survey (Step 3). Data analysis involved the Grounded Theory, Content Analysis and Structural Equation Modeling, respectively. Among the results of the first stage of the research, we propose a data-based theoretical framework which highlights the main attributes that impact a memorable trip, composed by the following dimensions: i) environmental / sociocultural, ii) interrelational influences, and iii) individual / psychological influences. It is also suggested that the processes of ambiance, socialization and feeling are essential for the tourist experience of memorable experiences. In the third step of the research, two models (adjusted and final) were tested based on two distinct samples (pilot and final). The results show that mindfulness negatively impacts MTE. In addition, we prove that the MTE is a multidimensional construct composed of the dimensions proposed in the research framework of stage 1, and 10 factors (Environment, Culture, Relationship with Travel Companions, Relationship with Tourists, Relationship with Local Agents, Novelty, Dream, Emotion, Meaning and Refreshment). Another multidimensional construct proposed and tested in the research is the personal transformations. It is emphasized that the personal transformations resulting from memorable tourism experiences are composed by learning, behavioral transformations and transformations in abilities and personal skills. Moreover, the consequent MTE variables statistically supported in this study are travelers' memories, personal transformations, subjective well-being, behavioral intentions, and place attachment. Finally, it is attested that, at least for the Brazilians who answered the questionnaire, their memories determine the place attachment. The impact of memory on behavioral intentions, although, was only confirmed in the final model. Finally, it is proposed that this thesis intends to contribute to the tourism development of Brazilian destinations by offering products, services and experiences that are memorable for tourists and generate transformations not only for them but for society.
Subject: Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZNKY3
Issue Date: 18-Dec-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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