Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZQPG8
Type: Monografias de Especialização
Title: O ensino de Ciências, em aulas teórico-práticas, desenvolvido através de atividades investigativas, para o ensino da Microbiologia, enfocando o estudo de bactérias
Authors: Leidiane Ferreira Marcelino de Souza
First Advisor: Iria Luiza de Castro Melgaco Vieira
Abstract: Neste trabalho de monografia, investigamos como a professora pesquisadora, sob supervisão do professor de Biologia (professor supervisor), do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), desenvolve e orienta, junto às aulas teóricopráticas, atividades investigativas que envolvam a Microbiologia, enfatizando o estudo de micro-organismos com destaque às bactérias. A produção de dados seguiu as orientações da pesquisa qualitativa do tipo observação participante. Esta investigação foi desenvolvida em uma escola pública, da região norte de Belo Horizonte, com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio da modalidade Jovens e Adultos, através da elaboração de uma sequência didática: Produzindo e conservando alimentos - Ciências na Cozinha. A seleção e desenvolvimento de estratégias e recursos didático-pedagógicos pela professora pesquisadora e identificação das interações e apropriações de estudantes foram analisados por meio de registros em Diário de Campo, organização e desenvolvimento de aulas teórico-práticas, e atividades investigativas gravadas em áudio e transcritas. Por meio de registros em Diário de Campo caracterizamos o professor e identificamos concepções relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem em Biologia. Apoiamos nossas discussões em estudos sobre a Microbiologia e sua inserção junto ao Currículo de Ciências da Natureza na Educação Básica. Priorizamos, junto à literatura, estudos voltados para reflexões sobre as abordagens pedagógicas, desenvolvidas em contexto social de sala de aula, sobre a temática, Microorganismos, com ênfase em bactérias. Constatamos que a professora pesquisadora, em sua prática pedagógica, desenvolveu ações pedagógicas preocupadas em caracterizar o importante papel dos micro-organismos na natureza, destacando a importância das bactérias na produção de alimentos, medicamentos e despoluição de ambientes. A pesquisadora buscou desenvolver um processo de ensino e de aprendizagem que integre o desenvolvimento de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, possibilitando aos estudantes, interagirem com o conhecimento de forma reflexiva, crítica e contextualizada.
Abstract: In this monograph, we investigate how the teacher researcher, under supervision of professor of biology (supervising teacher), the high school of adult and youth education (EJA), develops and guides, along with theoretical and practical classes, investigative activities involving the Microbiology, emphasizing the study of microorganisms especially bacteria. Data production followed the guidelines of the qualitative research of the type participant observation. This research was developed in a public school, in the northern region of Belo Horizonte, with students of the third year of high school youth and adult mode, through the elaboration of a didactic sequence: Producing and conserving Food-Science in the kitchen. The selection and development of strategies and didactic-pedagogical resources for the teacher researcher and identification of interactions and appropriations of students were analyzed through records in field journal, organization and development of theoretical and practical lessons, and investigative activities recorded in audio and transcribed. Through records in field Journal feature professor and identify concepts related to the teaching and learning process in biology. We support our discussions in studies on the Microbiology and its insertion along the science curriculum in basic education. We prioritize, along with the literature, studies focused on reflections on pedagogical approaches, developed in the social context of the classroom, on the subject, Microorganisms, with emphasis on bacteria. We can see that the teacher researcher, in its pedagogical practice, developed pedagogical actions concerned with characterizing the role of microorganisms in nature, highlighting the importance of bacteria in food production, medicines, and cleaning up. The researcher sought to develop a teaching and learning process that integrates the development of conceptual, procedural and attitudinal contents, enabling students, interact with the knowledge so reflective, critical and contextualized.
Subject: Microbiologia
Biologia Estudo e ensino
Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZQPG8
Issue Date: 2-Jul-2016
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leidiane_ferreira_marcelino_de_souza_texto_final__1_.pdf422.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.