Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZRLT3
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Escolarização dos imigrantes italianos e seus descendentes em São João Del Rei - Minas Gerais (1888/1914)
Authors: Karina Fernandes Nicacio
First Advisor: Monica Yumi Jinzenji
First Referee: Luciano Mendes de Faria Filho
Second Referee: Mariana Eliane Teixeira
Abstract: Esta pesquisa busca compreender o processo de escolarização das crianças oriundas de famílias de imigrantes italianos fixadas em Minas Gerais e que se estabeleceram no núcleo colonial criado pelo governo na cidade de São João del Rei. Tem como recorte temporal o final do século XIX e início do século XX, acompanhando desde o início da criação do núcleo, sua emancipação, a criação e o estabelecimento da escola na colônia e início da interrupção da política de imigração subsidiada para o estado de Minas em razão da Primeira Guerra Mundial. Várias pesquisas no campo da história da educação têm demonstrado que, embora apresente algumas características comuns, a dinâmica do processo de escolarização entre os diversos grupos de imigrantes desenvolveu-se de maneiras diferentes, dependendo de alguns fatores. Assim, para entender como esse processo se desenvolveu entre os sujeitos aqui estudados, aspectos como a dimensão do étnico, o modo de inserção no país, seu local de proveniência e a sua tradição escolar foram considerados. Entendendo a escolarização num sentido mais amplo, buscou-se compreender esse processo a partir do contexto educacional mineiro na Primeira República, identificando as políticas do governo mineiro e suas ações para atender aos filhos dos imigrantes e verificando se houve iniciativas de outros agentes em prol da educação escolar dessas crianças. Identificando a criação e estabelecimento de uma escola primária mista na colônia José Theodoro território do núcleo colonial pelo governo estadual, buscou-se compreender a dinâmica de funcionamento dessa escola, apresentando as suas condições espaciais e materiais, o movimento de provimento dessa cadeira, aproximando-se das práticas escolares desenvolvidas nesse momento a partir das prescrições de currículos e métodos estabelecidas nos programas de ensino, nos relatórios dos inspetores e nos livros escolares. Ao buscar a compreensão do processo de escolarização dos filhos desses imigrantes italianos, foram utilizadas fontes diversas, tais como a legislação, mapas de escolas, relatórios dos inspetores, termos de visita, relatórios do núcleo colonial, relatórios dos presidentes do estado, atas da Câmara Municipal de SJDR, correspondências, jornais e livros escolares. Chegou-se à conclusão de que a escolarização entre esses sujeitos apresentou semelhanças a da população mineira, especialmente, daquela estabelecida fora do meio urbano.
Abstract: This research seeks to understand the schooling process of children from Italian immigrant families in Minas Gerais that lived in the colonial nucleus created by the government in the city of São João del Rei (SJDR). The period of time that was investigated was the one between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, period in which that nucleus was created and emancipated, and the school was founded in that colony. In that period also the immigration policy started to be discontinued by the state of Minas Gerais because of the World War I. A lot of researches in the field of the History of Education have indicated that even though we can find some similarities between the dynamic of the schooling process of different immigrant groups, the way in which that process happened in each one of them was peculiar, depending on some factors. In that sense, to understand how it occurred with the investigated subjects, many aspects were considered such as the ethnical, the way that the immigrants established themselves in their new territory, characteristics of their home land and their school tradition. As we understand the schooling process in a wide sense, comprehending the educational context of Minas Gerais in the period of Brazilians First Republic was important to this investigation, so the policies of the state government and its actions to accommodate the immigrants children were investigated and also other possible groups working for their schooling process. In identifying the creation and establishment of an elementary and unisex school in José Theodoro colony a colonial nucleus territory by the state government in this investigation, the dynamic of this school operation was investigated, such as its spatial and material conditions, the process of occupation of the teachers post and the school practice by the prescription of the curriculums and methods in the teaching programs, inspectors reports and school books. Many sources were used to comprehend the schooling process of the investigated Italian immigrants children, like the legislation, school maps, inspectors reports, visit statements, reports from the colonial nucleus, president of states reports, records of the City Council of SJDR, correspondences, newspapers and school books. By this investigation, we have come to the conclusion that there are similarities between the schooling processes of the subjects of this research and the general population of Minas Gerais, specially the one living in the country area.
Subject: Ensino primário História
Educação
São João del Rei (MG) História
Educação Historia
Educação Aspectos demográficos
Migração História
Italianos Educação História
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZRLT3
Issue Date: 19-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_vers_o_final_karina.pdf7.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.