Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZVFU4
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Estudo das bilheterias de filmes no mercado norteamericano: uma abordagem via análise de regressão
Autor(es): Silvio Bhering Sallum
Primeiro Orientador: Ilka Afonso Reis
Primeiro membro da banca : Edna Afonso Reis
Segundo membro da banca: Thiago Rezende dos Santos
Resumo: O presente trabalho visa propor um modelo de regressão para prever a bilheteria arrecadada de um filme nos cinemas norteamericanos durante o seu tempo em cartaz. Para tal, a porcentagem que a arrecadação do final de semana de estréia de um filme representa no seu total arrecadado foi modelada em função de onze características dos filmes via modelos de regressão linear. Foi montado um banco de dados com as 70 maiores bilheterias dos últimos 10 anos completos, totalizando 700 filmes. O modelo final contou com dez variáveis explicativas estatisticamente significantes, sendo elas o mês de estréia, o gênero, a bilheteria arrecadada no final de semana de estréia, o estúdio, se o filme é uma adaptação, o elenco, a classificação etária, as notas dos críticos e do público, e o número de salas de estréia.. O coeficiente de determinação ajustado do modelo foi de 60.1%. Observou-se uma forte correlação positiva de 0.931 entre os valores preditos da bilheteria final obtidos pelo modelo de regressão e os valores reais arrecadados dos filmes analisados, sendo que, se excluídos dois filmes de bilheterias atípicas, esta correlação alcança 0.946.
Assunto: Estatística
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZVFU4
Data do documento: 9-Nov-2016
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