Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZWKPQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Cursinhos populares e o acesso ao ensino superior: contribuições para além do conteúdo
Autor(es): Ana Thereza Reis Magalhães
Primeiro Orientador: Maria Jose Nunes Braga
Primeiro membro da banca : Priscila de Oliveira Coutinho
Segundo membro da banca: Marlice de Oliveira e Nogueira
Resumo: Este trabalho objetiva compreender como os cursinhos populares contribuem na formação de seus estudantes, para além dos conteúdos cobrados nos exames de seleção para o ensino superior. Dessa forma, apoiada teoricamente nos conceitos de Bourdieu a respeito do capital cultural e do capital social, assim como estudos que tratam sobre a realidade dos cursinhos populares, a presente pesquisa investigou como essas contribuições são construídas no cotidiano escolar do cursinho Equalizar, localizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na cidade de Belo Horizonte. Como procedimentos da pesquisa, foram realizados questionários, observações e entrevistas. Os questionários foram aplicados aos estudantes do cursinho, a fim de conhecer e traçar algumas de suas características gerais, como situação socioeconômica familiar, trajetória escolar e conhecimentos a respeito dos processos de seleção para o ensino superior. Já as entrevistas, foram feitas com o presidente do cursinho, com quatro professores, com duas integrantes do Núcleo Psicopedagógico (Nap) e com cinco estudantes. Além disso, foram feitas observações durante algumas aulas para que fosse possível conhecer a realidade cotidiana do cursinho. As contribuições identificadas, podem ser divididas em dois aspectos, um relativo diretamente aos processos de seleção ao ensino superior e outro, referente a uma formação mais ampla. No que concerne aos processos de seleção ao ensino superior, além de auxiliar com transmissão de conteúdo, o cursinho auxilia os estudantes na escolha de cursos e estratégias diante dos processos seletivos. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de contato com a UFMG e com suas diversas atividades, antes mesmo do ingresso no ensino superior, o que depois, pode auxiliá-los na vida universitária. Outra contribuição apontada na pesquisa, diz respeito à autonomia construída pelos estudantes quanto aos estudos e a relação de amizade construída entre professores e alunos. No tocante a formação mais ampla, um ponto de destaque é a construção de uma rede de solidariedade, uma vez que o cursinho, sendo construído por meio de voluntariado, desperta nos estudantes a vontade de também contribuir em alguma atividade do tipo, inclusive com a possibilidade de participarem do Equalizar em um momento posterior. Outrossim, o cursinho tem a preocupação de trabalhar a questão da autoconfiança, da autoestima e da ansiedade, preparando os alunos, não apenas para as provas, mas para a vida como um todo. Dessa forma, além de ampliar o capital cultural e social dos estudantes, o Equalizar atua em aspectos que, mesmo não sendo principais para a execução dos exames, não só auxiliam no momento da seleção, mas também, constituem um diferencial na contribuição da permanência desses estudantes de camadas populares no ensino superior.
Abstract: This work aims to understand how college preparatory social courses contribute to students education beyond teaching college application contents. In that way, based on Bourdieu's theory and concepts of cultural capital and social capital, as well as on studies that address the issue of those preparatory courses, this research examined how these contributions are elaborated in the school life of Equalizar preparatory course, located at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte city. The research process included questionnaires, observations and interviews. The questionnaires were applied to students of the preparatory course in order to discover and outline some of their general characteristics such as family socioeconomic status, school background and awareness of the application processes to higher education. The interviews were conducted with the president of the course, four teachers, two members of the Núcleo Psicopedagógico (Nap) and five students. Moreover, observations were conducted in classes in order to comprehend the everyday reality of the course. The contributions identified can be classified into two aspects, one directly related to the application processes and another related to a broader citizenship education. Concerning college application processes, the course not only helps with learning contents, but also assists on choosing their degree and better strategies to the admission exams. Furthermore, students have the opportunity to get to know UFMG and its various activities before accessing higher education, which will probably help them in university life. Another contribution pointed out in this research concerns the autonomy developed by the students and the friendship between these students and their teachers. Regarding the broader education, a point that stands out is the "solidarity network" establishment, since volunteer work supports the preparatory course, this experience awakens the students desire to contribute to similar activities, including the possibility of volunteering at Equalizar later. Moreover, the preparatory course encourages the students to build selfconfidence, self-esteem and is concerned with anxiety, which helps the students prepare not only for the exams but for life as a whole. Therefore, besides expanding the students cultural and social capital, Equalizar deals with aspects that, even though not the main requirements for college admissions, not only help the application process, but are also a decisive differential for the permanence of students from lower working classes in higher education.
Assunto: Extensão universitária Universidade Federal de Minas Gerais
Sociologia educacional
Educação
Exame vestibular
Ensino superior Ingresso
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZWKPQ
Data do documento: 28-Fev-2018
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