Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZXLSU
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Jose Francisco Soarespt_BR
dc.contributor.advisor-co1Flavia Pereira Xavierpt_BR
dc.contributor.referee1Marisa Ribeiro Teixeira Duartept_BR
dc.contributor.referee2Alicia Maria Catalano de Bonaminopt_BR
dc.contributor.referee3Victor Senna Delgadopt_BR
dc.contributor.referee4Maria Teresa Gonzaga Alvespt_BR
dc.creatorElisabette Leo Goncalves Ciprianopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T16:05:56Z-
dc.date.available2019-08-09T16:05:56Z-
dc.date.issued2017-08-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-AZXLSU-
dc.description.abstractThe objective of this research was to verify the relationship between the regularity of the institutional bond of all the teachers of the school, their mathematical knowledge and the learning in mathematics of the students of the 9th year of Elementary School in public schools in Minas Gerais. The research on school effectiveness carried out in Brazil has not analyzed, due to lack of data, the characteristics of the faculty of the school, a limitation that this work helps to fill. The possibility of using the mathematical knowledge of the teachers appeared when the results of the Exame Nacional de Acesso (ENA) of Profmat Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. A large number of teachers applied for the program and thus it was possible to verify the presence of these teachers in the schools whose students took the Prova Brasil in 2015. To verify the relationship proposed in this study were used public databases banks of the Prova Brasil 2015 and Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) for the years 2013, 2014 and 2015. In order to measure Teaching Regularity, an indicator calculated by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) was used based on the Censo Escolar for the year 2015. We use as hierarchical linear model (HLM) methodology. The results obtained in this study demonstrate a positive relation between the mathematical knowledge, the regularity of the teaching and the students learning. This relation is greater the higher the result obtained in the ENA by the set of mathematics teachers of the school. In relation to teacher regularity, it was verified that the greater the regularity, the greater the Students learning. This research demonstrates the importance of the implementation of public policies that encourage the teacher to remain in school, as well as the adoption of policies of continuous training that contribute to the increase of the teachers disciplinary knowledge.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi verificar a relação entre a regularidade do vínculo institucional do conjunto dos professores da escola, seu conhecimento matemático e o aprendizado em Matemática dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Minas Gerais. A pesquisa em eficácia escolar realizada no Brasil não tem analisado, pela ausência de dados, as características do corpo docente da escola, limitação que este trabalho ajuda a preencher. A possibilidade de usar o conhecimento matemático dos professores surgiu quando ficaram disponíveis os resultados do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao Profmat Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Um grande número de professores se candidatou ao programa e assim foi possível verificar a presença destes professores nas escolas cujos alunos fizeram a Prova Brasil em 2015. Para verificar a relação proposta nesta pesquisa foram utilizados bancos de dados públicos da Prova Brasil 2015 e bancos cedidos pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) referente aos anos de 2013, 2014 e 2015. Para medir a Regularidade Docente utilizou-se indicador calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com base no Censo Escolar para o ano de 2015. Utilizamos como metodologia de análise modelo linear hierárquico (HLM). Os resultados obtidos neste estudo demonstram uma relação positiva entre o conhecimento matemático, a regularidade docente e o aprendizado do aluno. Essa relação é maior quanto maior for o resultado obtido no ENA pelo conjunto dos professores de Matemática da escola. Em relação a regularidade docente verificou-se que quanto maior a regularidade maior o aprendizado do aluno. Esta pesquisa demonstra evidências sobre a importância de implementação de políticas públicas que incentivem a permanência do professor na escola, além de adoção de políticas de formação continuada que contribuam para o incremento do conhecimento disciplinar dos professores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProva Brasilpt_BR
dc.subjectconhecimento matemático do professor no Profmatpt_BR
dc.subjectregularidade docentept_BR
dc.subjectEficácia escolarpt_BR
dc.subjectaprendizado do alunopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleA relação entre conhecimento matemático, permanência dos professores na escola e o aprendizado dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_elisabetteleo_final_vers_osecretariapos.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.