Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23GP2
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O lazer no cotidiano das crianças e adolescentes em acolhimento institucional em Belo Horizonte, à luz da percepção e ação das educadoras sociais
Authors: Poliana Gonzaga Rocha
First Advisor: Ana Claudia Porfirio Couto
First Referee: Ivana Montandon Soares Aleixo
Second Referee: Walter Ernesto Ude Marques
Abstract: Este estudo busca compreender como o Lazer se apresenta dentro do acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Belo Horizonte, a partir da percepção das educadoras sobre o Lazer e as estratégias desenvolvidas para ofertar às crianças e adolescentes as múltiplas possibilidades de vivência do lazer. Tratandose de uma abordagem qualitativa, como metodologia foram eleitas, a análise documental do Projeto Político Pedagógico da instituição; realizei entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) educadoras e com a coordenadora; e por fim elegi a observação não participante como método complementar de obtenção dos dados. Os dados foram analisados a partir da lógica da análise de conteúdo, para tanto utilizei o software MAXQDA 12. É possível perceber, a partir das entrevistas, que o Lazer representa um momento importante na concepção das educadoras, porém, percebe-se também o caráter fortemente funcionalista e utilitarista atribuído ao mesmo, normalmente vinculado ao descanso ou ao gasto de energia das crianças. Quando este extrapola os muros da instituição, normalmente vinculam-se às atividades culturais mais eruditas, como teatro e museus, encontrando como parte de um todo inibidor as dificuldades financeiras para acessá-los. A intervenção de voluntários se apresenta nas falas das educadoras como essencial para a oferta de variadas atividades. As entrevistadas apontam, para além dos fatores econômicos, a rotina das crianças como um dos principais entraves ao usufruto do Lazer. Em relação aos espaços designados a prática de lazer, o parque ecológico do bairro se destacou como local privilegiado para estas, porém o que se percebeu é que normalmente não há a proposição de atividades diferenciadas das cotidianas, bem como a utilização do local se condiciona ao tempo disponível na rotina das crianças, mesmo que a utilização diária deste esteja na proposta do Projeto Político Pedagógico da instituição. Dentro da instituição, os espaços designados especificamente para momentos de lazer, como a brinquedoteca e o quarto de leitura, ficam fechados, condicionados também à disponibilidade de tempo para que as crianças os acessem. Então, mesmo considerado importante na visão das educadoras, o Lazer dentro da instituição de acolhimento encontra inúmeras barreiras para o seu usufruto, sendo a principal o valor utilitarista e funcionalista atribuído ao mesmo, o que por consequência, gera uma posição subordinada aos demais fatores do cotidiano para encontrar seu tempo-espaço, bem como para mobilizar as educadoras em atitudes críticas em relação ao mesmo.
Abstract: This study seeks to understand how Leisure presents itself within the institutional reception of children and adolescents in Belo Horizonte, based on the perception of the educators about Leisure and the strategies developed to offer children and adolescents the multiple possibilities of experiencing leisure. As a qualitative approach, as methodology was chosen, the documentary analysis of the Educational Political Project of the institution; I conducted semi-structured interviews with 6 (six) educators and with the coordinator; And finally chose the non-participant observation as a complementary method of obtaining the data. The data were analyzed from the logic of the content analysis, for that I used the software MAXQDA 12. It is possible to perceive, from the interviews, that the Leisure represents an important moment in the conception of the educators, however, one also perceives the character Strongly functionalist and utilitarian attributed to it, usually linked to rest or energy expenditure of children. When this extrapolates the walls of the institution, they are usually linked to more erudite cultural activities, such as theater and museums, finding as part of an inhibiting whole the financial difficulties to access them. The intervention of volunteers is presented in the speeches of the educators as essential for the offer of varied activities. In addition to economic factors, the interviewees pointed out that the routine of children is one of the main obstacles to the enjoyment of Leisure. In relation to the spaces designated as a leisure practice, the ecological park of the neighborhood stood out as a privileged place for these, but what is perceived is that there is usually no proposition of activities differentiated from the daily ones, as well as the use of the place is conditioned to the Time available in the routine of the children, even if the daily use of this is in the proposal of the Political Project Pedagogical of the institution. Within the institution, spaces designated specifically for leisure time, such as the toy room and the reading room, are closed, also conditioned by the availability of time for children to access them. Thus, even considered important in the view of educators, leisure within the host institution finds innumerable barriers to its usufruct, the main being the utilitarian and functionalist value attributed to it, which consequently generates a subordinate position to the other factors of the To find their time-space, as well as to mobilize educators in critical attitudes towards it.
Subject: Jovens
Lazer e educação
Interação social na adolescência
Crianças
Lazer
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23GP2
Issue Date: 7-Jul-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
poliana_rocha___disserta__o.pdf2.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.