Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23H37
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Lazer, circo e arte: possíveis experiências em um contexto de práticas em transformação a Spasso Escola Popular de Circo como cenário e percurso
Autor(es): Paula Miranda Alves Pimenta
Primeiro Orientador: Jose Alfredo Oliveira Debortoli
Resumo: O presente estudo aborda as experiências vividas em um contexto de práticas circenses como uma possibilidade de transformação. Tendo como objetivo compreender quais as contribuições da experiência artística - vivenciada nos tempos/espaços de lazer na Spasso Escola Popular de Circo - para o processo de formação humana e cultural, foi realizada uma pesquisa etnográfica em que, ao descrever as mudanças observadas durante as aulas da oficina de circo e relatadas pelos sujeitos entrevistados, foi possível reconhecer o que se aprende com as práticas circenses. Essas transformações são possibilitadas à medida que as atividades se configuram como experiência, como propõe Larossa (2008) como algo que nos toca e nos transforma. A arte vivida como experiência remete às proposições de John Dewey que as reconhece como experiência estética, recuperando as origens da estética e do belo nas necessidades naturais do homem, compreendendo-a como parte da sua essência. Assim, a experiência artística se apresenta como uma possibilidade de aprendizagens relacionais que se estabelecem no contato com as artes circenses e na relação dos sujeitos com as pessoas, com os objetos e com o espaço. O trabalho de campo revelou que, para além das técnicas aprendidas outras aprendizagens sensíveis foram desveladas no encontro com o universo circense, transformando a vida desses sujeitos. O circo, como uma prática social, é resultado de um processo de transformações e permanências o qual hoje pode ser vivido de diferentes maneiras, configurando-se como uma possibilidade de aprendizagem estética. A arte que teve sua origem nos rituais, historicamente se transformou em espetáculo, tornando-se algo distante da vida das pessoas. Ao recuperarmos uma noção de arte como algo que pode ser vivido cotidianamente foi possível reconhecer o potencial transformador das experiências artísticas. Pela mesma perspectiva podemos reconhecer o potencial do lazer como uma possibilidade de transformação das pessoas ao ser vivido como parte da organização de suas vidas.
Abstract: The present study focuses on circus practices experiences as a possibility of transformation. Aiming to understand what are the contributions of the artistic experience - lived in the Spasso Popular Circus School as a leisure spaces and time - to the process of cultural and human formation, an ethnographic study was conducted in which to describe the changes observed during lessons circus workshop and reported by interviewees, it was possible to recognize what is learned in the circus practice. These transformations are made possible as the activities are by their experience, as proposed Larossa (2008) as something that touches and transforms us. The art lived as experience refers to the propositions of John Dewey recognizes that the aesthetic experience as a retrieving the origins of aesthetic and beautiful in the natural needs of man, understanding it as part of its essence. Thus, the artistic experience is presented as a possibility of relational learning that take place in contact with the circus arts and the relationship of the subject with people, with objects and space. The fieldwork revealed that, in addition to other sensitive learning techniques learned were discussed at the meeting with the circus universe, transforming the lives of these individuals. The circus as a social practice, is the result of a process of change and permanence which today can be experienced in different ways, configuring it as a possibility of aesthetic learning. The art which had its origins in the rituals historically turned into spectacle, becoming something away from people's lives. To recover a notion of art as something that can be lived daily was possible to recognize the transformative potential of artistic experiences. By the same token we can recognize the potential of leisure as a possibility for the transformation of people and be experienced as part of the organization of their lives.
Assunto: Cultura popular
Circo
Lazer
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23H37
Data do documento: 30-Jul-2014
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_corrigida.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.