Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B26MBS
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Currículo da nudez: relações de poder-saber na produção de sexualidade e gênero nas práticas ciberculturais de nude selfie
Authors: Luíza Cristina Silva Silva
First Advisor: Shirlei Rezende Sales
First Referee: Renata Pereira Lima Aspis
Second Referee: Maria Paula Sibilia
Third Referee: Marlécio Maknamara da Silva Cunha
Abstract: A prática de capturar e compartilhar a própria nudez a partir do autorretrato nu contribui para que o corpo, a sexualidade, o gênero e a nudez integrem a rede mundial de computadores e outros artefatos digitais. Na prática do nude selfie, milhares de usuárias/os exibem autorretratos nus nas redes sociais digitais. Essa multiplicidade de corpos nus expostos, publicados e compartilhados constitui relações de poder contemporâneas e formas de fabricar modos de vivência da sexualidade e do gênero de maneira amalgamada com as tecnologias digitais. Nesse viés, o presente trabalho teve por objetivo investigar os modos de atuação do currículo da nudez na produção de relações de sexualidade e gênero na cibercultura. Nesta investigação, o currículo da nudez foi pesquisado por meio da netnografia de três grupos secretos na rede social Facebook. Os grupos secretos existem com intuito principal de trocar, publicar e brincar com autorretratos nus. Foram realizadas também entrevistas online com dez participantes dos grupos, para complementar e aprofundar a produção das informações. A análise desta pesquisa foi elaborada sob a perspectiva pós-crítica e os principais conceitos utilizados são: currículo como artefato cultural que está em múltiplos espaços e se desdobrando em diferentes pedagogias (PARAÍSO, 2010); gênero como o mecanismo pelo qual as noções de masculino e feminino são produzidas e naturalizadas, mas gênero pode muito bem ser o aparato através do qual esses termos podem ser desconstruídos e desnaturalizados (BUTLER, 2014, p. 253) e sexualidade como um dispositivo histórico constituído por relações de poder (FOUCAULT, 2014). O argumento desenvolvido nesta dissertação é o de que o currículo da nudez é constituído por relações de poder-saber em torno do gênero e da sexualidade, que atuam prescrevendo formas adequadas, seguras e prazerosas de existência. Tais prescrições curriculares operam tanto na reiteração das normas sociais quanto na sua denúncia e transgressão. Nesse sentido, pelo menos duas posições de sujeito são produzidas nessas relações travadas no currículo: ciborgue e fruta-de-sermos-nós-mesmas. Essas posições são marcadas pela íntima conexão com as tecnologias digitais e pela transgressão dos imperativos morais. Ciborgues são ensinadas a serem fruta-de-sermos-nós-mesmas que frutificam o prazer, a autoestima e a ação política a partir do autorretrato nu e, assim, produzem práticas dissidentes às normas de gênero e de sexualidade.
Abstract: The practice of capturing and sharing one's nudity from naked self-portrait contributes to the body, sexuality, gender, and nudity integrating the worldwide network of computers and other digital artifacts. In the practice of self-nude thousands of users display naked self-portraits on digital social networks. This multiplicity of exposed nude bodies published and shared constitute contemporary power relations and ways of fabricating ways of experiencing sexuality and gender in a manner amalgamated with digital technologies. The present text aims to investigate the ways in which the curriculum of nudity works in the production of sexuality and gender relations in cyberculture. In this investigation, the nudity curriculum was researched through the netnography of three secret groups on the social network Facebook. Secret groups exist with the main purpose of exchanging, publishing and playing with naked self-portraits. Online interviews with ten participants of the groups were also carried out to complement and deepen the information production. The analysis of this research was elaborated from a post-critical perspective and the main concepts used are: curriculum as a cultural artifact that is in multiple spaces and unfolding in different pedagogies (PARAÍSO, 2010); gender as "the mechanism by which the notions of masculine and feminine are produced and naturalized, but gender may well be the apparatus by which these terms can be deconstructed and denatured" (BUTLER, 2014, p.253) and sexuality as a historical device constituted by relations of power (FOUCAULT, 2014). The argument developed in this dissertation is that the nudity curriculum consists of powerknowledge relations around gender and sexuality, which act by prescribing adequate, safe and pleasurable forms of existence. Such curricular prescriptions operate both in reiterating social norms and in denouncing and transgressing them. In this sense, at least two positions of subject are produced in these relations locked in the curriculum: cyborg and fruits-of-being-ourselves. These positions are marked by the intimate connection with digital technologies and the transgression of moral imperatives. Cyborgs are taught to be fruit-of-themselves-ones that fruition pleasure, self-esteem and political action from naked self-portrait and thus produce dissident practices to gender norms and sexuality.
Subject: Nudez Currículo
Educação
Cibercultura
Fotografia erótica
Comportamento sexual
Redes sociais on-line
Erotismo
Educação sexual
Relações de gênero
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B26MBS
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_vers_o_final___luiza_cristina_silva_silva.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.