Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2CH3Z
Type: Tese de Doutorado
Title: Compreensões do lazer pelos coordenadores de núcleo do programa Segundo Tempo: mediações implicadas nas capacitações do programa
Authors: Sheylazarth Presciliana Ribeiro
First Advisor: Ana Claudia Porfirio Couto
First Referee: Giovani de Lorenzi Pires
Second Referee: Helder Ferreira Isayama
Third Referee: Leila Mirtes Santos de Magalhaes Pinto
metadata.dc.contributor.referee4: Rafael Fortes Soares
Abstract: Esta pesquisa aborda o Programa Segundo Tempo (PST) do Ministério do Esporte (ME) através de dois eixos de ação, os Coordenadores de Núcleo (CNs) e a Capacitação profissional. Ela investiga como as Capacitações do PST estão envolvidas na construção dos sentidos de lazer dos CNs por meio de um mapeamento das mediações. Buscamos entender que sentidos de lazer têm os CNs, quais são apropriados nas capacitações e, por meio de quais mediações, os CNs se apropriam do sentido de lazer. No que tange as Capacitações, buscamos saber se o PST tem clareza da inclusão do lazer em seus princípios e diretrizes, quais estratégias o PST usa para atuar a partir deles, como o lazer é debatido nas capacitações e se esses debates influenciam a ação pedagógica dos CNs. A partir dessas questões, nosso objetivo se configurou em identificar as mediações estabelecidas nas capacitações do PST que influem na constituição de sentidos de lazer pelos CNs do PST. E como objetivos específicos propusemo-nos: descrever e analisar as propostas das Capacitações do PST (presencial e EaD); identificar e analisar os sentidos que os CNs do PST atribuem ao lazer; e identificar as mediações implicadas na produção desses sentidos por meio das capacitações do PST. A realização dessa pesquisa contou com uma coleta de dados junto aos convênios do PST da região metropolitana de Belo Horizonte/MG que estavam em execução nos anos de 2015 e 2016, cujos CNs já tivessem vivido as Capacitações do Programa. Assim encontramos as cidades de Sabará, Belo Horizonte, Contagem e Betim. Os instrumentos de coleta foram grupos focais, entrevistas semiestruturadas, questionários e acompanhamento de campo. Para o estudo de dados utilizamos a análise de conteúdo e articulamos as categorias dos estudos de recepção. Para tanto, traçamos um eixo conceitual que aborda os estudos culturais junto aos estudos da comunicação, tomamos como referência os autores Martín-Barbero (1995; 2004; 2009; 2014), Stuart Hall (1997; 2003), Veneza Ronsini (2010; 2015), e Costa Filho (2016) entre outros. Esses estudos nos permitiram olhar para as Capacitações do PST como elemento de um sistema de produção cultural. A análise partiu das mediações de Martín-Barbero com relações entre as lógicas de produção, matrizes culturais, formatos dos meios e competências culturais. O deslocamento entre esses conceitos e as Capacitações do PST nos permitiu inferir sobre as mediações configuradas nas ritualidades, sociabilidades, tecnicidades e institucionalidades dos cursos e dos CNs. Tomamos como bússola o mapa noturno de Martín-Barbero e promovemos a discussão das ritualidades e socialidades a partir de desse autor, Hall, Ronsini e Costa Filho compondo as categorias ligadas a identidade (gênero, classe, etnia, trabalho) e debatemos com autores do campo do lazer e do campo do trabalho questões da análise. Para elencar os sentidos de lazer e da Capacitação para os CNs, tomamos a ideia de socialidade de Martín-Barbero e a teoria da codificação e decodificação de Hall e apontamos os sentidos preferenciais, negociados e de oposição. De forma geral, as institucionalidades foram debatidas a partir da regulação cultural de Hall e, sobre as tecnicidades, usamos os modos de endereçamento de Elizabeth Elsworth entre outros autores. Toda a tese é permeada pela presença de estudiosos da área do lazer, políticas públicas de esporte e lazer e Educação Física que foram alimentando todo o debate dentro das categorias elencadas. Como conclusão, demarcamos os sentidos apresentados pelas Capacitações do PST como preferenciais, e, a partir deles, referenciamos os sentidos de lazer dos CNs que são, em sua maioria, preferenciais e negociados com os das Capacitações do PST. Encontramos também CNs com sentidos de lazer opostos aos do ME. Contudo, não conseguimos dados concretos de quaisos CNs se apropriam nas Capacitações do PST. Para os CNs, o lazer tem características associadas a não obrigação; tempo de distração; atividades de satisfação; prazer; diversão; liberdade de expressão; atividade sem cobrança; sem focar nada; escolha. Quando verificamos a ocorrência desses sentidos de lazer nas Capacitações do PST, eles aparecem no debate teórico sendo evidenciados e até combatidos. Contudo, quando questionamos os CNs nas entrevistas sobre onde e quando eles formularam o conceito de lazer, 100% dedicam esse saber à graduação do curso de Educação Física. Ficou evidente que a promoção dos sentidos do lazer é mediada pela graduação em Educação Física. Consideramos as graduações de Educação Física como mediadora por excelência do lazer tendo como referência os CNs, pois existe disciplina específica na graduação, atividades práticas que viabilizam o tratamento do tema, além de um acervo teórico de debate sobre o lazer. Nos modos de endereçamentos percebemos as disputas curriculares que envolvem a presença e a permanência do tema lazer. O que nos ajudou a perceber que o PST é formado por um grupo de pessoas muito distinto e que não está, em seu todo, convencido da inclusão do lazer em seus princípios e diretrizes. Mesmo sem essa clareza, o PST usa uma estratégia para atuar a partir do lazer, que é o programa especial Recreio nas Férias. A forma direta que o lazer atinge os CNs nas Capacitações do PST é no conteúdo transmitido via a Capacitação em EaD e nos livros Branco e Recreio nas férias. A temática lazer é discutida na Capacitação EaD e no livro Branco, via um capítulo específico que aborda a temática propondo formas de implementá-la nos núcleos. Já no livro Recreio nas Férias, dedicam toda a obra ao debate sobre o lazer e sua forma de ser aplicado no Programa Recreio nas Férias.
Abstract: This research approaches the Second Time Program (PST) of the Ministry of Sports through two axes of action, the Nucleus Coordinators (CNs) and the Professional Training. She investigates how PST Capacities are involved in building the senses of leisure of NCs through a mapping of mediations. We seek to understand what senses of leisure have the CNs, which are appropriate in the capacities and through which mediations the CNs appropriate the sense of leisure. Regarding the Capacitations we seek to know if the PST has clarity of the inclusion of leisure in its principles and guidelines, what strategies the PST uses to act from them, how leisure is debated in the capacities and if these debates influence the pedagogical action of the CNs . Based on these questions, our objective was to identify the mediations established in the training of the PST that influence the constitution of the senses of leisure by the CNs of the PST. And as specific objectives we propose: to describe and to analyze the proposals of the Capacitations of the PST (presence and EAD); to identify and analyze the senses that SNPs attribute to leisure; and to identify the mediations involved in the production of these meanings through PST capabilities. The research carried out included data collection with the PST agreements of the metropolitan region of Belo Horizonte / MG, which were in execution in the years of 2015 and 2016, whose NCs had already experienced the Program's Capacities. We found the cities of Sabará, Belo Horizonte, Contagem and Betim and the collection instruments were focus groups, semi - structured interviews, questionnaires and field follow - up. For data analysis we use the analysis of content and articulate the categories of the reception studies. For that, a conceptual axis was drawn that addresses the cultural studies along with the studies of the communication having as reference the author Martín-Barbero, Stuart Hall, Venice Ronsini, and Costa Filho among others. These studies allow us to look at the PST Capacities as part of a cultural production system. The analysis part of the mediations of Martín-Barbero with relations between the logics of production, cultural matrices, media formats and cultural competences. The articulation between these elements and the PST Capacities allows us to infer about the mediations configured in the rituals, sociabilities, technicities and institutionalities of the courses and NCs. We took as a compass the night map of Martin-Barbero and promoted the discussion of ritualities and socialities from Martin-Barbero and Venice Ronsini composing categories linked to identity (gender, class, ethnicity, work) and debated with authors of the area of leisure and work analysis issues. In order to list the senses we take Stuart Hall's coding and decoding theory and point to the preferred, negotiated, and opposing senses. In general the institutions are debated from the cultural regulation of Stuart Hall and the technicities we use the modes of address of Elizabeth Elsworth among other authors. The entire thesis is permeated by the presence of scholars from the laze area, public policies for sports and leisure and Physical Education that have fueled the whole debate within the categories listed. As a conclusion we have outlined in our thesis the senses presented by the PST Capacitations as preferential, we have been able to affirm that there are senses of leisure of the CNs that are, for the most part, preferential and negotiated with those of the PST Capacities, but we can not obtain concrete data of which are appropriated by the NCs in the PST Capacities. For CNs, leisure has characteristics associated with non-obligation; distraction time; satisfaction activities; pleasure; fun; freedom of expression; activity without charge; without focusing anything; choice. When we verify the occurrence of these senses of leisure in the PST Capacities, they appear in the theoretical debate being evidenced and even opposed. However, when we question the CNs in the interviews about where and when they formulated the concept of leisure, 100% dedicate this knowledge to the mediation of the graduation of the Physical Education course. It was evident that the institution that promotes the knowledge about leisure and media the appropriation of the senses of leisure by the CNs is the graduation in Physical Education.We consider the graduation of Physical Education as mediator for excellence of the leisure, because there are specific discipline in the graduation, practical activities that enable the treatment of the subject, besides a theoretical collection of debate about the leisure in the graduations of physical education. In addressing modes we perceive the curricular disputes that involve the presence and permanence of the leisure theme, which helps us to realize that the PST is formed by a very distinct group of people and is not, in its entirety, convinced of the inclusion of leisure in principles and guidelines. Even without this clarity, the PST uses a strategy to act from leisure, which is the special Recreational Recreation program. The direct form that the leisure reaches the CNs in the Capacitations of the PST is in the content transmitted via the Training in EaD and in the books Branco and Recreio in the vacations. The theme of leisure is discussed in the EaD Training and White book via a specific chapter that addresses the theme proposing ways to implement it in the nuclei. Already in the book Recreio in the Vacations dedicate all the work to the debate on the leisure and its form to be applied in the Program Recreio in the Vacations.
Subject: Lazer Aspectos sociais
Formação profissional
Políticas públicas
Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2CH3Z
Issue Date: 20-Oct-2017
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppgestudoslazer_sheylazarthribeiro_tesedoutorado.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.