Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2MJ9K
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cassio Eduardo Viana Hissa | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Adriana Ferreira de Melo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Doralice Barros Pereira | pt_BR |
dc.creator | Helena Augusta da Silva Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T15:09:56Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T15:09:56Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-25 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2MJ9K | - |
dc.description.abstract | The places, the locations e the scenes: formation conditions of Brazilian documentary films O fim e o princípio, Terra deu, terra come e A falta que me faz. The study is based on reflections about places as fragments of the world and ways to get to see such fragments, through the mediation of images of documentary films and shares and meetings involved in its realization. The instances formed with the contact between alterities the directors and the characters create territories by the encounter between different mise-en-scènes; the film forms are made by spatial proximities, the filmic locations, which are transformed, from the relationships that are established in them, into some new instances. So, rather than search for locations to be filmed, these documentaries seek to establish new places, along with their scenes, made by physical materiality and interpersonal relations, that are built by the proximity of those who share them. The films, made by the convergences of the filmic locations, the places lived by its inhabitants and the relations places shared between the subjects involved in the movies, build new spaces: places in scene. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os lugares, os locais e as cenas: condições de formação das imagens dos filmes documentários brasileiros O fim e o princípio, Terra deu, terra come e A falta que me faz. São, neste estudo, encaminhadas reflexões sobre as possíveis convergências sobre os lugares, como recortes de mundo, e formas de dar a ver tais recortes relações entre sujeitos colocadas em cena pela mediação das imagens dos filmes documentários , a partir das partilhas e encontros envolvidos em sua realização. Os ambientes de contato entre as alteridades realizadores e personagens envolvidas nos filmes são como territórios de relações criados pelo embate entre as mise-en-scènes de seus sujeitos; os corpos dos filmes são constituídos pelas contiguidades espaciais, os locais fílmicos, que, abrigando as relações construídas para o filme, transformam-se em certas novas instâncias. Assim, mais do que buscas pelos locais a serem filmados, os filmes documentários referidos, sob a luz que os vejo aqui, procuram estabelecer um lugar coincidente com suas cenas este feito de materialidade física e de relações interpessoais, marcadas pela proximidade de quem as partilha. Os documentários, feitos pelas convergências entre os locais fílmicos, os lugares vividos por seus habitantes e os lugares de relações partilhadas entre os sujeitos envolvidos nos filmes, constroem novos espaços de relações: lugares em cena. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Fabulação | pt_BR |
dc.subject | Lugar | pt_BR |
dc.subject | Cena | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject.other | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject.other | Territorialidade humana | pt_BR |
dc.subject.other | Tempo e espaço | pt_BR |
dc.subject.other | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.title | Lugares em cena: caminhos documentários | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
disserta__o_helena_augusta_da_silva_gomes_2016.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.