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Type: Tese de Doutorado
Title: Fundamentos pragmáticos da teoria ator-rede para análise de ações comunicacionais em redes sociais online
Authors: Tiago Barcelos Pereira Salgado
First Advisor: Geane Carvalho Alzamora
First Co-advisor: Joana Ziller de Araujo Josephson
Abstract: Esta tese investiga como e em que medida a noção de mediação, delineada pela Teoria AtorRede (TAR), contribui para caracterizar ações comunicacionais em redes sociais online ao especificar o sentido comunicacional de ações sociotécnicas nessas redes, ao apreendê-las como redes sociotécnicas e ao descrever os modos de ação nelas. Os métodos descritivo e de revisão de literatura auxiliam definir ação comunicacional. Para a TAR, humanos e não humanos afetam-se mutuamente. A ação desses atores ou actantes, aqueles que levam outros a agir, é definida como associação, vinculação ou conexão, da qual resulta o social. A TAR investiga ações, sem predeterminar atores. Isso impacta na definição de comunicação, distribuída entre humanos e não humanos nas redes sociais online. Por fazerem fazer outros, ambos medeiam. A mediação é a ação que altera o que é transportado e os sentidos produzidos. Conforme a TAR, a mediação apresenta quatro sentidos: tradução, composição, reversibilidade e delegação. A hipótese teórica é que a comunicação configura o quinto sentido de mediação por enfatizar o agenciamento de actantes em contato e em contágio mútuo, pois eles agem em comum, de maneira vinculada. Situações de isolamento, inércia ou que não impliquem em transformações de mediadores e de sentidos não são tratadas como comunicação. Conforme a hipótese, em redes sociais online, a especificidade de ações comunicacionais reside nos rastros digitais (como visualizações, reações, comentários e compartilhamentos) de actantes (como algoritmos, affordances, botões, sentidos, materialidades, empresas e usuários). Esses rastros se expressam nas métricas das redes mais utilizadas nacional e internacionalmente Facebook, YouTube, Instagram e Twitter , mas não se restringem a elas, pois produzem efeitos que se atrelam aos conteúdos. Os rastros podem ser recuperados de modo mais veloz e em maior quantidade conforme os recursos e os dados disponíveis nas redes investigadas. A diferença entre ações online e off-line está no tipo de rastro recuperado e na possibilidade de recuperá-lo. O sentido comunicacional de ações em redes sociais online se refere ao vínculo observável entre ações e mediadores, e não apenas às interações entre usuários. Trata-se de redes sociotécnicas porque enredam materialidades, textualidades, algoritmos, affordances, usuários e sentidos. O agenciamento desses actantes caracteriza o online das redes investigadas, que não preexistem às ações deles. Os modos de ação comunicacional são descritos por meio de capturas de tela nos sites e nos aplicativos das redes de modo a evidenciar suas affordances, que se referem às condições de ação ofertadas por tais ambientes. A conclusão aponta que ações em redes sociais online são comunicacionais quando encadeiam mediações realizadas por diversos actantes, os quais se contagiam e se vinculam provisoriamente em ações partilhadas e distribuídas entre os híbridos que compõem as redes analisadas. A comunicação configura modos de ação por ser um dos sentidos de mediação, ou seja, manifesta-se em agenciamentos híbridos que associam os demais sentidos da mediação de maneira reticular e processual. Especificamente, o sentido comunicacional enfatiza o conjunto de ações e de actantes comuns que rompem o isolamento, vinculam-se, contagiam-se mutuamente e alteram sentidos em dinâmica de rede
Abstract: This thesis investigates how and to what extent the notion of mediation, delineated by the Actor- Network Theory (ANT), contributes to characterize communicational actions in online social networks by specifying the communicational sense of sociotechnical actions in these networks, by apprehending them as sociotechnical networks and describing their affordances. The descriptive and literature review methods help to define communicational action. For ANT, humans and non-humans affect each other. The action of these actors or actants, those that make others act, is defined as association or linking, from which the social results. ANT investigates actions, without predetermining actors. This impacts on the definition of communication, distributed between humans and non-humans in online social networks. By making others do both are mediators. Mediation is the action that alters what is transported and the senses produced. According to TAR, mediation has four meanings: translation, composition, irreversion and delegation. The theoretical hypothesis is that communication configures the fifth sense of mediation by emphasizing the agency of actants in contact and in mutual contagion, since they act in a related way. Situations of isolation, inertia or that do not imply in transformations of mediators and senses are not treated as communication. According to the hypothesis, on online social networks, the specificity of communicational actions lies in the digital traces (such as visualizations, reactions, comments and shares) of actants (algorithms, affordances, buttons, senses, materialities, companies and users). These traces are expressed by the metrics of the most nationally and internationally used networks Facebook, YouTube, Instagram and Twitter , but are not restricted to them, since they produce effects that dare to contents. Traces can be recovered faster and in greater quantity according to the resources and data available on the networks investigated. The difference between online and offline actions is the type of recovered trace and the possibility of recovering. The communicational sense of actions on online social networks refers to the observable link between actions and mediators, and not just to the interactions among users. These are sociotechnical networks because they entangle materialities, textualities, algorithms, affordances, users and meanings. Algorithm, content and user agency characterizes the online of the networks investigated, that do not preexist the actions of those networks. Communicational modes of action are described through screenshots on websites and network applications in order to evidence their affordances, which refer to the conditions of action offered by such environments. The conclusion points out that actions on online social networks are communicational when linking common mediations performed by several actants, who are in contact and provisionally linked to actions shared and distributed among the hybrids that constitute the analyzed networks. Communication shapes modes of action because it is one of the meanings of mediation, that is, it manifests itself in hybrid assemblages that associate the other meanings of mediation in a reticular and procedural way. Specifically, the communicational sense emphasizes the set of common actions and actants that break isolation, mutually bind and affect themselves and alter senses in network dynamics
Subject: Mediação
Redes sociais on-line
Comunicação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2QM2U
Issue Date: 25-Apr-2018
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