Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2SHHP
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rogata Soares Del Gaudiopt_BR
dc.contributor.referee1Doralice Barros Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Valeria de Oliveira Roque Ascencaopt_BR
dc.contributor.referee3Rita de Cassia Martins de Souza Anselmopt_BR
dc.creatorElaine Queiroz Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T01:15:44Z-
dc.date.available2019-08-10T01:15:44Z-
dc.date.issued2015-07-03pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2SHHP-
dc.description.abstractDuring the transition from the imperial period for the Republican period, in Brazil there are transformations that have reached all the social and economic dynamics of the country. This context was characterized by a new organization of society, with the reconfiguration of work regime of the slave to free wage; the arrival of mass immigrants to the labor replacement and the emergence of the embryo of a national industrial production. These changes group reflected in the educational field. At this juncture, education promoted the adaptation of young people to new republican reality and the new form of work organization, spreading the ideologies of nation, civilization and progress. Several changes were made so that education could fulfill such a role, though this still remained a privilege of the dominant classes, who held private institutions and also availed themselves of the State to establish a public education that favor. To deepen the analysis of changes in education, the textbook presents itself as a potential major source as load speeches that were passed more than one generation. Due to its importance as a provider of information and ideologies, currently, the textbook has risen as material and focus of research for understanding the dynamics and various functions associated with school subjects. Based on this concept, this research will be analyzed Geography textbooks adopted and / or written by the College Pedro II teachers (Rio de Janeiro - RJ - founded in 1837). The centrality of research in this school and therefore textbooks related to it, is due to the importance of the institution, which served as a model for the national secondary education throughout the period considered in this analysis. The analysis of books seek to answer the following concerns: What speeches about the work are present in Geography textbooks used / written by the College Pedro II teachers in the period 1889 to 1945? What is the relationship between the discourse on this work in textbooks, changes in labor reality in the analysis context and the construction of the school geographical thought? As methodological approach, we have adopted the documentary research to contextualize about work, teaching and geography education as well as for the selection of books. In order to we make the analysis of, we use assumptions of Critical Discourse Analysis. We understand that the discursive practices bear the marks of tensions occurred in your production environment, revealing social values that human action thought important at that time. We consider then the textbooks as a discursive practice, based on the assumptions that the social nature of discourse is its most essential characteristic and that its role is crucial in the construction of social reality.pt_BR
dc.description.resumoDurante a transição do período imperial para o período republicano, no Brasil, ocorreram transformações que atingiram toda a dinâmica social e econômica do país. Este contexto caracterizou-se por uma nova organização da sociedade, com a reconfiguração do regime de trabalho, do escravo para o assalariado livre; a chegada de imigrantes em massa para substituição da mão de obra e o surgimento do embrião de uma produção industrial nacional. O conjunto dessas mudanças repercutiu no campo educacional. Nesta conjuntura, a educação propiciava a adaptação dos jovens à nova realidade republicana e à nova forma de organização do trabalho, disseminando a ideologia nacional, a da civilização e a do progresso. Várias mudanças foram realizadas para que a educação pudesse cumprir tal papel, embora esta ainda permanecesse como privilégio das classes dominantes, que sustentavam as instituições particulares e ainda se valiam do Estado para estabelecer um ensino público que as favorecesse. Para aprofundarmos a análise das transformações na educação, o livro didático apresenta-se como uma fonte de grande potencial, pois carrega discursos que foram repassados a mais de uma geração. Devido a essa importância como veículo de informações e ideologias, atualmente, o livro didático tem ascendido como material e foco de pesquisas para o entendimento da dinâmica e das variadas funções associadas às disciplinas escolares. Partindo dessa concepção, nesta pesquisa serão analisados livros didáticos de Geografia adotados e/ou escritos por professores do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro / RJ - fundado em 1837). A centralidade da investigação neste colégio e, por conseguinte, dos livros didáticos a ele relacionados, deve-se à importância da instituição, que atuou como modelo para o ensino secundário nacional durante todo o período considerado na presente análise. A análise dos livros buscará responder às seguintes inquietações: Quais discursos acerca do trabalho estão presentes nos livros didáticos de Geografia utilizados/escritos por docentes do Colégio Pedro II, no período de 1889 e 1945? Qual a relação entre o discurso sobre o trabalho presente nos livros didáticos, as transformações na realidade trabalhista durante o contexto analisado e a construção do pensamento geográfico escolar? Como percurso metodológico, adotamos a pesquisa documental para a contextualização acerca do trabalho, da educação e do ensino de Geografia, bem como para a seleção dos livros. A fim de efetuarmos a análise destes, utilizamos os pressupostos da Análise Crítica do Discurso. Entendemos que as práticas discursivas carregam as marcas das tensões ocorridas em seu contexto de produção, revelando os valores sociais que a ação humana julgava importantes naquele momento. Consideramos, então, os livros didáticos como uma prática discursiva, partindo das premissas de que a natureza social do discurso é sua característica mais essencial e de que o seu papel é crucial na construção da realidade social.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectColégio Pedro IIpt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subject.otherColégio Pedro IIpt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.subject.otherGeografiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLivros didáticos 1889-1945pt_BR
dc.titleDiscurso(s) acerca do trabalho presente nos livros didáticos de Geografia (1889-1945): educação, estado e ideologiapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppggeografia_elainequeirozsilva_dissertacaomestrado.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.