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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2SLDY
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Livia Mara Guimaraes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Joaosinho Beckenkamp | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bruno Batista Pettersen | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Marcos Fonseca Ribeiro Balieiro | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Daniel de Luca Silveira de Noronha | pt_BR |
dc.creator | Julio Andrade Paulo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T04:15:22Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T04:15:22Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2SLDY | - |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to analyze if Hume, in the Treatise of Human Nature, effectively resorted to a conception of human nature of the egoistic, individualistic and interested type in order to formulate his theory of the origins of justice, if he was aware of it and if he can be considered a Hobbesian on account of this. Hume, in classifying justice as an artificial virtue, wanted to draw attention to the novelty and originality of his thought. In such an undertaking, he says that the instinctive principles of sexual passion and affection to the offspring are important but do not prevent the outcropping of the egoism present in the human being and also says that this feeling is only remedied by means of an artifice that occurs in the context of the human conventions: a self-restraint to better satisfy itself. For us, such an artifice remarkably mirrors Hobbes's theory of the rational artifice of the renunciation of unrestricted freedom for the sake of life in society, effected by means of a social pact. We argue that Hume, in the Treatise, did not imagine that he had entered into this philosophical approximation to Hobbes, for he considered that he sufficiently had refuted certain doctrines associated with the English philosopher concerning the ideas of state of nature, social pact, promises, government, and resistance; in the Second Enquiry, his open criticisms of Hobbes and the selfish systems of moral philosophy, as well as his change of tone in his discussions concerning justice, indicate that he himself concluded that in his work of youth he was more Hobbesian than he wished to have been, so much that he tried to reverse this scenario. We understand that although the mature Hume has acknowledged his approximation to Hobbes with respect to the theory of the origins of justice presented in the Treatise, it is not possible to consider the Scottish philosopher as a Hobbesian proper, because he never wanted to be as such and because his perspective of approaching the subject is diverse | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é analisar se Hume, no Tratado da Natureza Humana, efetivamente recorreu a uma concepção de natureza humana do tipo egoísta, individualista e interessada para formular sua teoria das origens da justiça, se ele estava ciente desse fato e se ele pode ser considerado um hobbesiano por conta disso. Hume, ao classificar a justiça como uma virtude artificial, queria chamar atenção para a novidade e originalidade de seu pensamento. Em tal empreendimento, ele diz que os princípios instintivos da paixão sexual e da afeição à prole são importantes mas não impedem o afloramento do egoísmo presente no ser humano e diz também que esse sentimento só é remediado por meio de um artifício que ocorre no contexto das convenções humanas: uma autorrestrição para melhor se satisfazer. Para nós, tal artifício espelha, de modo notável, a teoria hobbesiana do artifício racional da renúncia à liberdade irrestrita em prol da vida em sociedade, efetivada por meio de um pacto social. Nossa tese é que Hume, no Tratado, não imaginava ter incorrido nessa aproximação filosófica com Hobbes, pois considerava ter refutado suficientemente certas doutrinas associadas ao filósofo inglês relativamente às ideias de estado de natureza, pacto social, promessas, governo e resistência; já na Segunda Investigação, suas abertas críticas a Hobbes e aos sistemas egoístas de filosofia moral, além de sua mudança de tom na abordagem da justiça, indicam que ele mesmo concluiu ter sido, na obra de juventude, mais hobbesiano do que gostaria, tanto que ele tentou reverter esse cenário. Entendemos que, apesar de o maduro Hume ter percebido sua aproximação com Hobbes relativamente à teoria das origens da justiça apresentada no Tratado, não é possível considerar o escocês como um hobbesiano propriamente dito, porque ele nunca quis ser como tal e porque é diversa sua perspectiva de abordagem. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Hobbes | pt_BR |
dc.subject | Hume | pt_BR |
dc.subject | Justiça | pt_BR |
dc.subject | Artifício | pt_BR |
dc.subject | Egoísmo | pt_BR |
dc.subject.other | Hume, David, 1711-1776 | pt_BR |
dc.subject.other | Egoismo | pt_BR |
dc.subject.other | Hobbes, Thomas, 1588-1679 | pt_BR |
dc.subject.other | Justiça | pt_BR |
dc.subject.other | Filosofia | pt_BR |
dc.title | O egoísmo e os artifícios humanos na teoria das origens da justiça no Tratado da natureza humana: teria sido Hume um hobbesiano? | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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