Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XN3T
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estudo sobre o uso das atuais tecnologias pelos sujeitos da EJA no trabalho e na formação escolar
Authors: Kleuver Luís Alves Mota
First Advisor: Glaucia Maria dos Santos Jorge
First Referee: Heli Sabino de Oliveira
Second Referee: Liliane dos Santos Jorge
Third Referee: Hercules Toledo Correa
metadata.dc.contributor.referee4: Eucidio Pimenta Arruda
Abstract: Esta pesquisa consistiu em investigar o uso que os sujeitos da EJA fazem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no trabalho e na formação escolar. O foco deste estudo direcionou-se para a EJA no nível do Ensino Médio, sendo os sujeitos desta pesquisa educandos cursando o terceiro módulo (terceiro ano de escolaridade) do ensino médio na EJAem uma escola da Rede Estadual de Ensino na cidade de Divinópolis - MG. Foi utilizado como método de pesquisa o Estudo de Caso, baseado em Yin (2015) o Estudo de Caso é utilizado tanto para estudos de fenômenos individuais, grupais organizacionais, sociais, políticos e relacionados. Devido ao seu alcance como método de pesquisa, o Estudo de Caso se fez apropriado para o estudo que desenvolvemos. Para coleta de dados utilizamos três instrumentos: a observação em loco que consiste na observação do grupo pesquisado, tanto em sala de aula quanto nos demais espaços da escola frequentado pelos educandos, com anotações no caderno de campo, com o intuito de captar elementos individuais e/ou coletivos que revelam o perfil da turma pesquisada. Os questionários aplicados a cada integrante do grupo que totalizou 36, com perguntas direcionadas ao uso das TDICs no trabalho e na formação escolar, assim como outras perguntas voltadas para a caracterização do perfil da turma. Utilizamos também de entrevistas semiestruturadas com um roteiro básico, no qual foram entrevistados 6 educandos com o tempo médio de uma hora para cada entrevista, sendo realizada uma entrevista por dia para conferir mais eficácia para esse procedimento. Para análise e transcrição dos dados coletados foram utilizados análise de conteúdo que consiste na separação e categorização dos conteúdos coletados de acordos com os objetivos propostos na pesquisa e análise hermenêutica ou interpretativa que busca captar os elementos simbólicos da linguagem como um gesto, uma pausa, a tonalidade de voz entre outros presentes na linguagem. Quanto aos resultados alcançados com essa pesquisa, destaca-se o fenômeno da juvenilização que consiste a um número cada vez maior de jovens que buscam na EJA a sua escolarização, para uma modalidade de ensino que se caracterizava por um público adulto, passa a se constituir de um público caracteristicamente jovem. Na turma pesquisada, cerca de 65% dos educando se constituem de jovens entre 18 a 24 anos, tal situação muda completamente o perfil da EJA, exigindo assim, novas metodologias que respondam a essa demanda. O fenômeno da juvenilização da EJA no Ensino Médio como verificado, está estritamente relacionado ao trabalho, os jovens estão se inserindo cada vez mais precocemente no mercado de trabalho e buscam na EJA a oportunidade de conciliar trabalho e estudos e também a possibilidade de concluírem os estudos em um período mais curto. Quanto ao uso das TDICs pelos sujeitos da EJA no dia-a-dia, o celular se desponta como o suporte mais utilizado tanto pela sua versatilidade quanto pelas suas multifunções. Cabe ressaltar que a escola proíbe o uso da celular em sala de aula, situação essa que abordamos na nossa pesquisa e que nos abre para uma discussão sobre o sobre o uso pedagógico das TDICs.
Abstract: This research consisted in investigating the use that the subjects of the EJA do of the Digital Technologies of Information and Communication (TDICs) in the work and the school formation. The focus of this study was directed to the EJA at the level of High School, being the subjects of this research students studying the third module (third year of schooling) of high school in the EJA in a school of the State Education Network in the city of Divinópolis - MG. The Case Study, based on Yin (2015), was used as a research method. The Case Study is used both for studies of individual, organizational, social, political and related phenomena. Because of its reach as a research method, the Case Study has become appropriate for the study we have developed. In order to collect data we used three instruments: the observation in loco that consists of the observation of the group researched, both in the classroom and in the other spaces of the school frequented by the students, with annotations in the field notebook, with the intention of capturing individual elements and / or groups that reveal the profile of the class searched. The questionnaires applied to each member of the group totaled 36, with questions directed to the use of the TDICs in the work and in the school formation, as well as other questions aimed at the characterization of the class profile. We also used semistructured interviews with a basic script, in which 6 students were interviewed with an average time of one hour for each interview, and one interview per day was performed to make this procedure more effective. For the analysis and transcription of the data collected, we used content analysis that consists of the separation and categorization of the contents collected from agreements with the objectives proposed in the research and hermeneutical or interpretative analysis that seeks to capture the symbolic elements of the language as a gesture, a pause, the tonality of voice among others present in the language. As for the results achieved with this research, the phenomenon of juvenilization stands out, consisting of an increasing number of young people who seek in the EJA their schooling, for a modality of education that was characterized by an adult audience, it becomes a characteristically young public. In the surveyed class, about 65% of the students are 18 to 24 year olds, this situation completely changes the profile of the EJA, thus requiring new methodologies that respond to this demand. The phenomenon of juvenileization of EJA in secondary education, as it is verified, is strictly related to work, young people are entering more and more early in the labor market and seek in the EJA the opportunity to reconcile work and studies and also the possibility of completing their studies in a shorter period. As for the use of the TDICs by the subjects of the EJA in the day-to-day, the cell phone stands out as the support most used for both its versatility and its multifunction. It is worth noting that the school prohibits the use of the cell phone in the classroom, a situation we approached in our research and that opens us to a discussion about the pedagogical use of TDICs.
Subject: Educação
Tecnologia educacional
Educação de adultos
Ensino médio
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XN3T
Issue Date: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_kleuver_final_pdf.pdf904.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.