Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNH4
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Glaucia Maria dos Santos Jorgept_BR
dc.contributor.referee1Daniela Perri Bandeirapt_BR
dc.contributor.referee2Breynner Ricardo de Oliveirapt_BR
dc.creatorMayara Ewellyn Sá Maximinopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T08:51:29Z-
dc.date.available2019-08-13T08:51:29Z-
dc.date.issued2018-02-26pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNH4-
dc.description.abstractThe present research proposes the construction of a pedagogical experience by inserting the blended teaching methodology combined with the use of the Educational Social Network, Edmodo, as an active pedagogical practice, potentializing the educational process inside and outside the school. The advent of digital technology in contemporary has contributed to a new form of culture, cyberculture and a new space of interaction, cyberspace, both in the current context of social organizations characterize a new time, with economic, social and behavioral transformations in several structural society. In this perspective, the school as a social environment should not be outside to these changes. For this reason, the objective is to investigate the effects of blended teaching methodology as an active or innovative pedagogical practice, through tools familiar to the context of cyberculture and cyberspace in order to promote changes to the actions of the classroom. The experiment was carried out in a public school of the State of Pará, in Marabá, with two teachers from the area of Languages and students from high school class. In order to analyze and reflect the elaboration and implementation of aspects of blended teaching methodology in the classroom to meet the objectives of the educational process, the research is defined as a qualitative methodological approach, like case study. For triangulation of the information and analysis of the collected data were used questionnaires, interviews to the subjects involved in the research and an observation grid directed to the classes developed throughout this experiment. The theoretical contribution is based on authors who collaborate on the use of technologies as tools to support pedagogical practice and its relevance in the construction of knowledge as Lévy (1999), Tápias (2003), Kenski (2008), Moran (2015) and Fava (2016) . As results, it was verified that the use of Edmodo in the context of blended education is relevant to the construction of knowledge and autonomy, by focusing the student in the educational process, but also challenging due to the lack of technological equipment and the precarious infrastructure available in certain Brazilian schools.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe a construção de uma experiência pedagógica ao inserir a metodologia do ensino híbrido combinada ao uso da Rede Social Educativa (RSE), Edmodo, como prática pedagógica ativa, potencializando o processo educativo dentro e fora do ambiente escolar. O advento da tecnologia digital na contemporaneidade contribuiu para uma nova forma de cultura, a cibercultura e um novo espaço de interação, o ciberespaço, ambos no contexto atual das organizações sociais caracterizam um novo tempo, com transformações econômicas, sociais e comportamentais em diversos setores estruturais da sociedade, o que comprova uma cibercultura do cotidiano. Nessa perspectiva, a escola como meio social não deve estar alheia, nem refém a estas mudanças. Por essa razão, o objetiva-se com a pesquisa investigar os efeitos da metodologia do ensino híbrido como prática pedagógica ativa/ inovadora, por meio de ferramentas familiares ao contexto da cibercultura e ciberespaço no intuito de promover mudanças e ressignificações às ações da sala de aula. A experiência foi realizada em uma escola da Rede Pública Estadual do Pará, no município de Marabá, com dois professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. A fim de analisar e refletir a elaboração e implementação de vertentes da metodologia do ensino híbrido em sala de aula para que atenda aos objetivos do processo educativo, a pesquisa está definida como uma abordagem metodológica qualitativa, com viés do estudo de caso. Para triangulação das informações e análise dos dados coletados serão utilizados questionários, entrevistas aos sujeitos envolvidos na pesquisa e a utilização de uma grade de observação direcionada as aulas desenvolvidas ao longo desta experiência. O aporte teórico alicerça-se em autores que colaboram a respeito do uso das tecnologias como ferramentas de apoio a prática pedagógica e sua relevância na construção do conhecimento como Lévy (1999), Tápias (2003), Kenski (2008) e Fava (2016). Como resultados, constatou-se que a utilização do Edmodo no contexto do ensino híbrido é relevante para a construção do conhecimento e da autonomia, ao centrar o aluno no processo educativo, mas também é desafiador devido à carência de equipamentos tecnológicos e a precária infraestrutura disponível em certas escolas brasileiras.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
dc.subjectEdmodopt_BR
dc.subject.otherEnsino à distânciapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherRecursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.subject.otherRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.otherEducação Parápt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.titleExpansão das fronteiras da sala de aula: uso de uma rede social educativa no contexto do ensino híbrido na educação básicapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mayara_maximino.pdf2.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.