Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNW6
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia
Authors: Alysson Feitosa Ramos
First Advisor: Eliane Ferreira de Sá
First Referee: Bernardo Jefferson de Oliveira
Second Referee: Juliane Correa
Abstract: Nas últimas décadas, o governo federal investiu em um conjunto de ações e políticas públicas visando a expansão e democratização do ensino superior. Uma dessas ações foi a criação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que viabilizou a oferta de vários cursos na modalidade a distância pelas universidades públicas. Contudo, desenvolver aulas em um ambiente de Educação à Distância é ainda desafiador para o professor, mesmo para os mais experientes na docência. Esse ambiente, além de envolver conhecimentos técnicos de plataforma e de ferramentas virtuais, demanda um novo olhar para a mediação da aprendizagem. É dentro desse contexto que se insere o objetivo central desse trabalho que é analisar as mediações promovidas entre professores e cursistas durante as interações com ferramentas virtuais para construção coletiva de um jogo. Os dados dessa pesquisa foram construídos ao longo das interações das professoras e cursistas nos fóruns, nas wikis e nas produções enviadas como tarefas em uma disciplina optativa ofertada ao curso de Mestrado Profissional em Docência. Os resultados destacam o potencial do uso de ferramentas virtuais para a construção coletiva de um jogo de controvérsia sociocientífica. A partir dessa experiência foi elaborado um material direcionado a professores, que possa ser utilizado como suporte para o planejamento de atividades em grupo em um ambiente virtual de aprendizagem. A nossa expectativa é que professores que atuam em cursos de EAD sintam-se encorajados a utilizar com mais frequência as ferramentas virtuais para produções colaborativas.
Abstract: In the last de.cades, the federal government has invested in a set of actions and public policies aimed at the expansion and democratization of higher education. One of these actions was the creation, in 2005, of the Open University System of Brazil (UAB), which made it possible to offer several courses in the distance modality by public universities. However, developing classes in a Distance Learning environment is still challenging for the teacher, even for those most experienced in teaching. This environment, besides involving technical knowledge of platform and virtual tools, demands a new look at the mediation of learning. It is within this context that the central objective of this work is inserted that is to analyze the mediations promoted between teachers and students during interactions with virtual tools for collective construction of a game. The data of this research were constructed along the interactions of the teachers and students in the forums, in the wikis and in the productions sent as tasks in an optional discipline offered to the course of Professional Masters in Teaching. The results highlight the potential of the use of virtual tools for the collective construction of a socio-scientific controversy. From this experience, a material directed to teachers was developed, which can be used as a support for the planning of group activities in a virtual learning environment. It is our expectation that teachers working in ODL courses will be encouraged to use virtual tools for collaborative productions more often.
Subject: Inovações tecnologicas
Universidade aberta Brasil
Ensino à distância
Jogos educativos
Educação
Ensino superior
Professores Formação
Professores e alunos
Tecnologia educacional
Ensino à distância Métodos de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNW6
Issue Date: 20-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
di_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf2.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.