Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YHJH
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Andrea Horta Machadopt_BR
dc.creatorLeonardo Medeiros de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T05:38:01Z-
dc.date.available2019-08-11T05:38:01Z-
dc.date.issued2018-02-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YHJH-
dc.description.abstractThe present work originated from a concern about the various difficulties experienced in the Education of Young People and Adults (EJA) related to the teaching of chemistry. A didactic sequence (SD) was elaborated on the subject of cleaning products, which seeks to confront these difficulties, as well as serve as an aid to the practice of teaching chemistry practice in this modality. The theoretical-methodological framework chosen for the elaboration, followup and evaluation of SD use seeks to dialogue with theorists of language studies and research in Science Education, with inspirations in the mediation of didactic reading, research teaching and CTS approach ( Science Technology and Society). The productions written by the students throughout the process were organized from the perspective of Discursive Textual Analysis (ATD). The analysis of the data produced indicates positive results regarding the use of SD in the classroom. Evidence was found that there was movement and appropriation of concepts proposed in SD by students. The data analysis also indicates that the promotion of a more participatory classroom environment by the students, the insertion of experimental activities, group work, associated to a teacher's mediation posture, can be relevant factors for learning process of elaboration conceptual.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho originou-se a partir de uma inquietação frente às diversas dificuldades vividas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) relativos ao ensino de química. Foi elaborada uma sequência didática (SD) sobre o tema produtos de limpeza, que busca enfrentar essas dificuldades, bem como servir de auxílio para o exercício da prática docente de química nesta modalidade. O referencial teórico-metodológico escolhido para a elaboração, acompanhamento e avaliação do uso da SD busca dialogar com teóricos dos estudos da linguagem e da pesquisa em Educação em Ciências, possui inspirações na mediação da leitura de textos didáticos, ensino por investigação e abordagem CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). As produções escritas pelos educandos ao longo do processo foram organizadas sob a ótica da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise dos dados produzidos indicam resultados positivos quanto ao uso da SD em sala de aula. Foram encontradas evidências de que houve circulação e apropriação de conceitos propostos na SD por parte dos educandos. A análise dos dados indica também que a promoção de um ambiente de sala de aula mais participativo pelos educandos, a inserção de atividades experimentais, trabalhos em grupo, associado a uma postura de mediação do professor, podem ser fatores relevantes para aprendizagem processo de elaboração conceitual.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdutos de Limpezapt_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectSequencia Didáticapt_BR
dc.subject.otherCiências Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuimica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiências Ensino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherProdutos de limpezapt_BR
dc.subject.otherEnsino Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.titleUso seguro e adequado de produtos de limpeza: condições de produção e acompanhamento do desenvolvimento de uma sequência didática em sala de aula da EJApt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___v5.docx.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.