Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJUJ
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Integração de novas tecnologias na educação infantil: estudo de um projeto nas UMEIs de Belo Horizonte
Authors: Carmen Lúcia Leal Almeida
First Advisor: Glaucia Maria dos Santos Jorge
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da implementação do projeto denominado Projeto Linguagem das Tecnologias Digitais, elaborado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e trabalhado em algumas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEI) do município de Belo Horizonte. O projeto Linguagem Digital na Educação Infantil tem como proposta central o uso autônomo dos equipamentos pelas crianças, onde ao adulto cabe o papel de informar sobre o uso, orientar as crianças e levá-las a refletirem sobre seus produtos (GECEDI, GPLI, 2013). Nas Proposições Curriculares para a Educação Infantil de Belo Horizonte, a Linguagem Digital é tratada como uma das sete linguagens que as crianças utilizam articuladamente: Linguagem Corporal, Linguagem Musical, Linguagem Oral, Linguagem Plástica Visual, Linguagem Digital, Linguagem Matemática e Linguagem Escrita. (BELO HORIZONTE, 2013). O documento ressalta que não há hierarquia entre as linguagens e todas são igualmente importantes. Além de desenvolver um arcabouço teórico sobre as novas tecnologias na educação infantil, esta pesquisa visa compreender como a formação docente em novas tecnologias pode contribuir ou não na sua prática pedagógica na Educação Infantil e analisar possíveis impactos do projeto estudado em práticas pedagógicas inovadoras, no sentido da emancipação intelectual e social das crianças e dos professores. A pesquisa foi realizada em duas UMEIs de Belo Horizonte, com aprofundamento numa abordagem metodológica qualitativa. Por se tratar de uma pesquisa que envolve pessoas, vale ressaltar o cuidado e a importância na escolha das técnicas aplicadas no ambiente da investigação. Os envolvidos são os professores e coordenadores que participaram da formação do projeto Linguagem Digital na Educação Infantil e as turmas em que acontece a inserção deste. Por ser um tema bastante atual e que diz respeito a uma nova geração, tal pesquisa poderá contribuir, também por seus resultados práticos, para fomentar um projeto pedagógico diferenciado na Educação Infantil. As conclusões iniciais apontam que, embora existam dificuldades em um projeto dessa natureza, na educação infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, ele é importante no que diz respeito à inclusão social, pelo fato de 70% das crianças matriculadas em uma Unidade Municipal de Educação Infantil se encontrarem em vulnerabilidade social.
Abstract: This research aims to analyze the development of the project called "Digital Technologies Language Project", created by Belo Horizonte City Hall (PBH) and accomplished in some Municipal Child Education Units (UMEI) in the city of Belo Horizonte. The project "Digital Language in Early Childhood Education" has as its central proposal "the autonomous use of equipment by children, where the adult has the role of informing about the use, guiding the children and making them reflect on their products." (GECEDI , GPLI, 2013). In the Curricular Propositions for Early Childhood Education in Belo Horizonte, Digital Language is treated as one of the seven languages that children use articulately: Body Language, Musical Language, Oral Language, Visual Plastic Language, Digital Language, Mathematical Language and Written Language. (BELO HORIZONTE, 2013). The document emphasizes that there is no hierarchy between languages and all are equally important. In addition to developing a theoretical framework on new technologies in children's education, this research aims to understand how teacher training in new technologies can contribute or not to their pedagogical practice in Early Childhood Education. Besides that, it aims to analyze possible impacts of the studied project in innovative pedagogical practices and in the intellectual and social emancipation of children and teachers. The research was carried out in two UMEIs of Belo Horizonte with a qualitative methodological approach. Because it is a research that involves people, it is worth emphasizing the care and importance in choosing the techniques applied in the research environment. Those involved are the teachers and coordinators who participated in the formation of the project "Digital Language in Early Childhood Education" and the classes in which the insertion of the same happens. Because it is a very current topic and concerns a new generation, such research can also contribute, through its practical results, to fostering a differentiated pedagogical project in Early Childhood Education. The initial conclusions point out that although there is a project such as this one, in the pre-school education of the UMEI, it is important for social inclusion because 70% of the children enrolled in a Municipal Infant Education Unit are in social vulnerability.
Subject: Educação
Inovações educacionais
Belo Horizonte (MG) Educação
Tecnologia educacional
Educação de crianças
Ensino auxiliado por computador
Linguagem e educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YJUJ
Issue Date: 26-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_carmen_lucia_leal_almeida_versao_final.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.