Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YKE3
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A percepção ambiental das lagoas urbanas: uma sequência de ensino para a construção de conceitos e atitudes ambientais referentes à Lagoa Paulino, Sete Lagoas Minas Gerais
Authors: Fabricio Thiago Moura Oliveira
First Advisor: Carmen Maria De Caro Martins
First Referee: Nilma Soares da Silva
Second Referee: Alexandre Benvindo de Souza
Abstract: A prática da Educação Ambiental em contextos locais aprofunda os conhecimentos do indivíduo com relação a suas ações no ambiente e constrói uma visão abrangente de cidadania. Diante da argumentação, abordar a situação ambiental das lagoas urbanas no Ensino de Ciências é uma alternativa para o estudo e a preservação dos recursos hídricos situados no espaço urbano. Dessa forma, elaboramos e desenvolvemos uma sequência de ensino investigativa objetivando promover a aprendizagem dos processos ecológicos presentes nas lagoas urbanas, tomando como objeto de estudo o ecossistema aquático lagoa Paulino situado no município de Sete Lagoas, Minas Gerais. As sequências de ensino são importantes instrumentos de promoção da aprendizagem por construir-se em uma perspectiva construtivista e social. As etapas são baseadas em atividades intencionais, estruturadas e intensivas adaptadas às necessidades particulares dos sujeitos e do ambiente socioambiental que será objeto de estudo. Dessa forma, buscamos em suas etapas (a) determinar a percepção ambiental por meio de fotografias da lagoa Paulino capturadas pelos sujeitos da pesquisa, (b) identificar os conhecimentos prévios afim de possibilitar a indução de hipóteses sobre as causas e efeitos da degradação ambiental, (c) utilizar procedimentos de pesquisa para o desenvolvimento dos conceitos, (d) analisar evidências e aplicar os conhecimentos em visita orientada à lagoa Paulino e (e) permitir a reflexão por meio da produção final que culminou na construção de reportagens referentes a situação atual da lagoa Paulino. A análise dos dados coletados auxiliou a desvendar, por trás do discurso aparente, quais conhecimentos prévios os educandos possuem a respeito do ecossistema aquático lagoa Paulino e, a apropriação de atitudes ambientais e conceitos ecológicos durante o desenvolvimento da sequência. Consideramos que apesar do enfoque dado aos ecossistemas aquáticos urbanos, a estrutura base da sequência de ensino pode ser empregada em uma infinidade de problemas ambientais.
Abstract: The practice of Environmental Education in local contexts deepens the individual's knowledge of their actions in the environment and builds a comprehensive view of citizenship. Given the argument, addressing the environmental situation of urban lakes in Science Teaching is an alternative for the study and preservation of water resources located in urban space. Thus, we elaborate and developed a research teaching sequence to promote the learning of the ecological processes present in the urban lakes, taking as object of study the aquatic ecosystem Paulino lake located in the municipality of Sete Lagoas, Minas Gerais. Teaching sequences are important tools for promoting learning by building up in a constructivist and social perspective. The stages are based on intentional, structured and intensive activities adapted to the particular needs of the subjects and the social and environmental environment that will be the object of study. In this way, we seek in its steps (a) to determine the environmental perception by means of photographs of the Pauline lake captured by the research subjects, (b) to identify the previous knowledge in order to allow the induction of hypotheses about the causes and effects of environmental degradation, (c) to use research procedures for the development of concepts, (d) to analyze data and apply knowledge with evidence collection during a guided visit to the Pauline lake, and (e) to allow reflection through final production that culminated in construction of reports on the current situation of the Pauline lake. The analysis of the collected data helped to uncover, behind the apparent discourse, what previous knowledge the learners have regarding the aquatic ecosystem Paulino lake and the appropriation of environmental attitudes and ecological concepts during the development of the sequence. We believe that despite the focus on urban aquatic ecosystems, the basic structure of the teaching sequence can be employed in a multitude of environmental problems.
Subject: Educação ambiental
Educação
Agua Poluição
Ciências Estudo e ensino
Lagoas
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YKE3
Issue Date: 20-Feb-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o___fabr_cio_thiago_moura_oliveira.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.