Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YKJA
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Eliene Lopes Fariapt_BR
dc.contributor.referee1Admir Soares de Almeida Juniorpt_BR
dc.contributor.referee2Maria Cristina Rosapt_BR
dc.creatorHenrique Andrade Marrapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T08:22:29Z-
dc.date.available2019-08-14T08:22:29Z-
dc.date.issued2018-02-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YKJA-
dc.description.abstractThe objective of this research is the learning / training processes of the Integrated School Program (PEI) workshop and physical education teachers to teach sports in school. The initial questions (about the differences and approaches of the sport produced in the PEI workshops and in the physical education classes) prompted a study with the following question: how does the training process of the subjects that work in these contexts occur: and EF teachers? The objective of the research was to broaden the understanding of this dynamics and to establish a training process between EF teachers and office workers, focusing on the different trajectories of formation. The research covered methodological paths with three distinct moments. Initially, in order to better understand how the Integrated School Program is configured, I conducted an exploratory study at the school where I work with the objective of broadening the understanding about the Program and about the possibilities of making research feasible. Then I started the field research in an integrated school: with observation of physical education classes and also of sports workshops. In a third moment, as part of the research and production of technical product development, I conducted interviews with teachers and workshops on their training processes for teaching sports. The final product elaborated (a video / documentary as narratives of the formation, that is, with narratives of their experiences with the sport) was presented and discussed with physical education teachers and workshops, constituting a space of formation from the dialogue among these subjects.pt_BR
dc.description.resumoOs processos de aprendizagem/formação de oficineiros do Programa Escola Integrada (PEI) e de professores de educação física para o ensino do esporte na escola constituem o objeto desta pesquisa. Os questionamentos iniciais sobre as diferenças e aproximações do esporte produzido nas oficinas do PEI e nas aulas de educação física incitaram a realização de um estudo com a seguinte questão: como se dá o processo de formação dos sujeitos que atuam nestes contextos: de oficineiros e de professores de EF? O objetivo com esta pesquisa foi ampliar a compreensão sobre essa dinâmica e estabelecer um processo de formação entre professores de EF e oficineiros, colocando foco nas diferentes trajetórias de formação. Na pesquisa, percorri caminhos metodológicos constituídos de três momentos distintos. Inicialmente, para melhor entender como se configura o Programa Escola Integrada realizei um estudo exploratório na escola em que atuo com o objetivo de ampliar a compreensão sobre o Programa e sobre as possibilidades de viabilizar a pesquisa. Em seguida iniciei a pesquisa de campo numa escola integrada, observando as aulas de educação física e também das oficinas de esporte. Em um terceiro momento, como parte da pesquisa e da produção do desenvolvimento do produto técnico, entrevistei professores e oficineiros sobre seus processos de formação para o ensino do esporte. O produto final elaborado um videodocumentário como narrativas da formação, ou seja, com narrativas de suas experiências com o esporte foi apresentado e discutido com os professores de educação física e oficineiros, constituindo-se como um espaço de formação com base no diálogo entre esses sujeitos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subject.otherEducação fisica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação física Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEsportespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducacao integralpt_BR
dc.titleOficineiros do Programa Escola Integrada e professores de Educação Física: processos de formação/aprendizagem para o ensino do esporte na escolapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_henrique_marra_final.pdf990.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.