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http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YN2T
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Me ajuda a entender: website como ferramenta de apoio para professores no ensino de Química a estudantes com deficiência visual |
Autor(es): | Guilherme Soares Simões |
Primeiro Orientador: | Nilma Soares da Silva |
Primeiro Coorientador: | Regina Celia Passos Ribeiro de Campos |
Primeiro membro da banca : | Marina de Lima Tavares |
Segundo membro da banca: | Ivoni de Freitas Reis |
Resumo: | Este estudo apresentado no âmbito do Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais possui o objetivo de desenvolver um website como ferramenta de apoio para professores de Química na elaboração de planejamentos, utilizando recursos didáticos no ensino de Química para alunos com deficiência visual. Isso se torna necessário pelo fato de promover acesso docente na construção de materiais pedagógicos que possam diminuir as barreiras existentes entre alunos videntes e alunos cegos. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa bibliográfica, de campo, observação participante, além de entrevista semiestruturada com alunos cegos e professores do terceiro ano do Ensino Médio de uma escolar regular, localizada na cidade de Belo Horizonte. Ademais, elaborou-se um tópico guia a fim de desvendar como as aulas de Química e a inclusão transcorriam. Os dados verbais obtidos foram basilares para a construção do website. Embora a temática da deficiência, atualmente, esteja marcada pelo discurso calcado no paradigma da busca da inclusão social e da garantia de direitos constitucionais, a prática social encontra-se longe dos direitos legitimados. A exclusão perpetua-se para a grande maioria das pessoas com deficiência visual, visto que na sociedade dominante predomina o sentido da visão. No site oportuniza-se o acesso, do professor, a diferentes recursos didáticos tais como a grafia química braile, artigos que descrevem os processos de elaboração e construção de tabelas periódicas, modelos atômicos, geometrias moleculares, materiais didáticos que abordam o modelo de representação visual para o conceito de solução, transformações gasosas, isomeria, além de viabilizar o acesso a guias de apoio que assistem professores eespecialista no atendimento de alunos com deficiência visual presentes nas classes comuns do sistema de ensino regular. |
Abstract: | The present study presented in the scope of the Professional Master in Education and teaching of the Federal University of Minas Gerais aims to promote the access, through a website, to the didactic resources to the professors of Chemistry in the construction of teaching plans using pedagogical materials that can decrease Barriers between blind students and those one without deficiency. As a methodological course, a semi-structured interview was conducted with blind students and teachers from the third year of high school in a regular school located in the city of Belo Horizonte. A guiding topic was developed in order to unravel how as chemistry classes and an inclusion took place. The verbal data obtained were basic for the construction of the website. Although the issue of disability is currently marked by the discourse based on the paradigm of the search for social inclusion and the guarantee of constitutional rights, social practice is far from legitimized rights. Exclusion perpetuates itself for the vast majority of the visually impaired, since in the dominant society the sense of sight predominates. In the site, we give the teacher access to different didactic resources such as braile chemistry, articles that describe processes of elaboration and construction of periodic tables, atomic models, molecular geometries, construction of didactic materials that approach the model of visual representation for the concept solutions, gaseous transformations, isomeria, in addition to providing access to support guides that assist teachers and specialist in the care of visually impaired students present in the common classes of the regular education system. |
Assunto: | Deficientes visuais Educação Educação Quimica Estudo e ensino Educação inclusiva Inovações educacionais Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Química Métodos de ensino Ensino Meios auxiliares |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YN2T |
Data do documento: | 22-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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