Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YN2T
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Regina Celia Passos Ribeiro de Campospt_BR
dc.contributor.referee1Marina de Lima Tavarespt_BR
dc.contributor.referee2Ivoni de Freitas Reispt_BR
dc.creatorGuilherme Soares Simõespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T22:25:09Z-
dc.date.available2019-08-12T22:25:09Z-
dc.date.issued2018-02-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YN2T-
dc.description.abstractThe present study presented in the scope of the Professional Master in Education and teaching of the Federal University of Minas Gerais aims to promote the access, through a website, to the didactic resources to the professors of Chemistry in the construction of teaching plans using pedagogical materials that can decrease Barriers between blind students and those one without deficiency. As a methodological course, a semi-structured interview was conducted with blind students and teachers from the third year of high school in a regular school located in the city of Belo Horizonte. A guiding topic was developed in order to unravel how as chemistry classes and an inclusion took place. The verbal data obtained were basic for the construction of the website. Although the issue of disability is currently marked by the discourse based on the paradigm of the search for social inclusion and the guarantee of constitutional rights, social practice is far from legitimized rights. Exclusion perpetuates itself for the vast majority of the visually impaired, since in the dominant society the sense of sight predominates. In the site, we give the teacher access to different didactic resources such as braile chemistry, articles that describe processes of elaboration and construction of periodic tables, atomic models, molecular geometries, construction of didactic materials that approach the model of visual representation for the concept solutions, gaseous transformations, isomeria, in addition to providing access to support guides that assist teachers and specialist in the care of visually impaired students present in the common classes of the regular education system.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresentado no âmbito do Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais possui o objetivo de desenvolver um website como ferramenta de apoio para professores de Química na elaboração de planejamentos, utilizando recursos didáticos no ensino de Química para alunos com deficiência visual. Isso se torna necessário pelo fato de promover acesso docente na construção de materiais pedagógicos que possam diminuir as barreiras existentes entre alunos videntes e alunos cegos. Como percurso metodológico optou-se pela pesquisa bibliográfica, de campo, observação participante, além de entrevista semiestruturada com alunos cegos e professores do terceiro ano do Ensino Médio de uma escolar regular, localizada na cidade de Belo Horizonte. Ademais, elaborou-se um tópico guia a fim de desvendar como as aulas de Química e a inclusão transcorriam. Os dados verbais obtidos foram basilares para a construção do website. Embora a temática da deficiência, atualmente, esteja marcada pelo discurso calcado no paradigma da busca da inclusão social e da garantia de direitos constitucionais, a prática social encontra-se longe dos direitos legitimados. A exclusão perpetua-se para a grande maioria das pessoas com deficiência visual, visto que na sociedade dominante predomina o sentido da visão. No site oportuniza-se o acesso, do professor, a diferentes recursos didáticos tais como a grafia química braile, artigos que descrevem os processos de elaboração e construção de tabelas periódicas, modelos atômicos, geometrias moleculares, materiais didáticos que abordam o modelo de representação visual para o conceito de solução, transformações gasosas, isomeria, além de viabilizar o acesso a guias de apoio que assistem professores eespecialista no atendimento de alunos com deficiência visual presentes nas classes comuns do sistema de ensino regular.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subject.otherDeficientes visuais Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuimica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherInovações educacionaispt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherQuímica Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino Meios auxiliarespt_BR
dc.titleMe ajuda a entender: website como ferramenta de apoio para professores no ensino de Química a estudantes com deficiência visualpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vers_o_final_corrigida.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.