Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2ZHK6
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dc.contributor.advisor1Isabel Yovana Quispe Mendozapt_BR
dc.contributor.referee1Kleyde Ventura de Souzapt_BR
dc.contributor.referee2Vania Regina Goveiapt_BR
dc.contributor.referee3Bruna Figueiredo Manzopt_BR
dc.contributor.referee4Allana dos Reis Correapt_BR
dc.contributor.referee5Adriana Cristina de Oliveirapt_BR
dc.creatorJuliana Maria Almeida do Carmopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T21:02:36Z-
dc.date.available2019-08-14T21:02:36Z-
dc.date.issued2018-02-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2ZHK6-
dc.description.abstractThe Culture of Patient Safety is considered an important structural component of health services, which favors the implementation of safe practices for the reduction of adverse events. Knowingthesafetyculturethroughvalidatedquestionnairesallowsananalysisofthedimensions involvedinthecareofhealthorganizationsandidentiesopportunitiesforimprovementinsafety. Overall objective: to analyze the safety culture of the patient in obstetric care services, from the perspective of the multiprofessional team. Method: This is a descriptive, cross-sectional study with a quantitative approach. The questionnaire Hospital Survey on Patient Safety Culture was used as instrument of data collection. The sample consisted of 301 health professionals from the multidisciplinary team of three obstetric care services in the city of Belo Horizonte. Data were analyzed according to the Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests. Spearmans correlation was also used to verify the association between the dimensions and the characterizing variables. Results: the majority of the professionals were from obstetrics 70%, the working time in the area and in the hospital that predominated was one to ve years; 40% of professionals work from 40 to 59 hours, 27% are nurses; 96% provide direct patient care. It was identied that all the dimensions obtained percentages below 75%. Only the dimensions Organizational learning and continuous improvement; Expectations and actions of the supervisor \ boss for patient safety and; Teamwork within the unit obtained percentages equal to or above 50%. On the other hand, General perception of patient safety, Frequency of reported events and Non-punitive response to error were the dimensions with the lowest index of positive responses. Conclusion: no strength areas were identied in the dimensions evaluated by the Survey on Patient Safety Culture questionnaire, in the three obstetric care services. Strategies for patient safety culture need to be developed for health professionals to identify safe attitudes and behaviors in obstetric carept_BR
dc.description.resumoA Cultura de Segurança do Paciente é considerada um importante componente estrutural dos serviços de saúde, que favorece a implantação de práticas seguras para a diminuição de eventos adversos. Conhecer a cultura de segurança por meio de questionários validados, possibilita uma análise das dimensões envolvidas no cuidado assistencial das organizações de saúde e identica oportunidades de melhoria na segurança do paciente. Objetivo geral: analisar a cultura de segurança do paciente em serviços de atenção obstétrica, na perspectiva da equipe multiprossional. Método: trata-se de estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture. A amostra foi constituída por 301 prossionais de saúde da equipe multidisciplinar de três serviços de atenção obstétrica do município de Belo Horizonte. Os dados foram analisados segundo os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Também foi utilizada a correlação de Spearman para vericar a associação entre as dimensões e as varáveis caracterizadoras. Resultados: a maioria dos prossionais era da obstetrícia 70%, o tempo de trabalho na área e no hospital que predominou foi de um a cinco anos; 40% dos prossionais trabalham de 40 a 59 horas por semana, 27% são enfermeiros; 96% prestam assistência direta ao paciente. Não foram identicadas dimensões fortes na cultura de segurança do paciente nos serviços pesquisados, já que todas obtiveram percentuais abaixo de 75%. Apenas as dimensões Aprendizado organizacional e melhoria continua; Expectativas e ações do supervisor\chefe para a segurança do paciente e; Trabalho em equipe dentro da unidade obtiveram percentuais igual ou acima de 50% que representam dimensões com potencial de melhoria. Por outro lado, Percepção geral da segurança do paciente, Frequência de eventos comunicados e Resposta não punitiva ao erro foram as dimensões com menor índice de respostas positivas. Conclusão: Das 12 dimensões do instrumento, apenas 03 comportarem-se como potencial para melhoria, e as outras 09 apresentaram-se frágeis para a cultura de segurança do paciente nos três serviços de atenção obstétrica. Evidencia-se a manutenção de uma cultura de culpa e hierárquica que não privilegia a qualidade do cuidado entre a equipe multiprossional. Estratégias precisam ser desenvolvidas para que os prossionais da área da saúde identiquem as atitudes e comportamentos seguros na assistência obstétrica e fortaleçam a cultura de segurança do paciente nessa áreapt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão da Segurançapt_BR
dc.subjectParto Obstétricopt_BR
dc.subjectUnidade Hospitalar de Ginecologia e Obstetríciapt_BR
dc.subjectSegurança do Pacientept_BR
dc.subjectCultura Organizacionalpt_BR
dc.subject.otherEquipe de Assistência ao Pacientept_BR
dc.subject.otherGestão da Segurançapt_BR
dc.subject.otherEnfermagempt_BR
dc.subject.otherUnidade Hospitalar de Ginecologia e Obstetríciapt_BR
dc.subject.otherSegurança do Pacientept_BR
dc.subject.otherCultura Organizacionalpt_BR
dc.subject.otherInquéritos e Questionáriospt_BR
dc.titleCultura de segurança do paciente em serviços de atenção obstétricapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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