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dc.contributor.advisor1Edson Perinipt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cristiane Aparecida Menezes de Paduapt_BR
dc.contributor.referee1Maria Aparecida Affonso Moyséspt_BR
dc.contributor.referee2Antonio Ignacio de Loyola Filhopt_BR
dc.creatorJoyce Costa Melgaco de Fariapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T16:49:43Z-
dc.date.available2019-08-11T16:49:43Z-
dc.date.issued2017-09-19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-B32GAS-
dc.description.abstractIntroduction: Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is defined as a disorder in which the persistence of symptoms of inattention, hyperactivity and impulsivity interfere negatively in individuals´ social, academic and professional outcomes. Impaired academic achievement is one of the main reasons for starting ADHD medication. Among the available pharmacological options, methylphenidate is the drug most commonly prescribed. Objective: To evaluate the evidence of the effectiveness of methylphenidate in improving the academic performance of ADHD students. Methods: Systematic review of observational studies. Results: Three cohorts, two before-and-after designs and two crosssectional studies were included in the review. They involved 366 children or adolescents aged 6 to 18 years. The methylphenidate dosages ranged from 10 to 72 mg/day and the treatment duration from 2.6 months to 4.25 years. In five out of seven studies, it was concluded that methylphenidate leads to improvement in academic performance. However, among the four lowest bias risk studies (highest scores on the Newcastle Ottawa scale), three have concluded that the drug is ineffective for this purpose. Four studies assessed the long-term use of methylphenidate (more than one year) and the only one which indicated methylphenidate is effective obtained the lowest score on the Newcastle-Ottawa scale. The included studies have considerable limitations and great heterogeneity regarding methodological design and academic performance measurement criteria. Conclusion: Although there are studies indicating that short-term use of methylphenidate may improve outcomes in the school environment, the evidence is weak. The available scientific literature does not support the establishment of adequate conclusions about the real benefits of methylphenidate in the academic improvement of ADHD students.pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é definido como distúrbio em que a persistência dos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade interfere negativamente nas atividades sociais, acadêmicas ou profissionais do indivíduo. O desempenho escolar insatisfatório é uma das principais justificativas para introdução de tratamento farmacológico, e dentre as opções disponíveis, o medicamento mais comumente prescrito é o metilfenidato. Objetivo: avaliar as evidências sobre a efetividade do metilfenidato na melhoria do desempenho acadêmico de estudantes com TDAH. Métodos: revisão sistemática da literatura a partir de estudos epidemiológicos observacionais. Resultados: foram incluídos três estudos de coorte, dois before-and-after design e dois transversais, envolvendo 366 crianças ou adolescentes com idades entre 6 e 18 anos. As doses de metilfenidato utilizadas variaram de 10 a 72 mg/dia e a duração do tratamento de 2,6 meses a 4,25 anos. Em quatro dos sete estudos concluiu-se que o metilfenidato leva a melhoria do desempenho acadêmico. Contudo, dentre os quatro estudos considerados de menor risco de viés (obtiveram maior pontuação na escala Newcasttle-Ottawa), três apresentam resultados que contradizem a efetividade do medicamento para esse fim. Quatro estudos promoveram avaliações considerando o uso do medicamento por período prolongado (maior que um ano), e apenas o que obteve menor pontuação na escala Newcastle-Ottawa indicou efetividade. Os estudos incluídos apresentaram limitações consideráveis e grande heterogeneidade quanto ao delineamento e aos critérios de mensuração do desempenho acadêmico. Conclusão: embora existam estudos indicando que o uso do metilfenidato em curto prazo aprimore os resultados no ambiente escolar, as evidências disponíveis são frágeis. A análise da literatura científica disponível não permite o estabelecimento de conclusão adequada sobre os reais benefícios do metilfenidato no aprimoramento acadêmico de estudantes com TDAH.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subjectMetilfenidatopt_BR
dc.subjectRendimento Escolarpt_BR
dc.subject.otherTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherMetilfenidatopt_BR
dc.titleDesempenho acadêmico de estudantes com diagnóstico de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uso de metilfenidato: revisão sistemáticapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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