Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B33LHM
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Entre a graduação e o trabalho: implicações da concomitância trabalho e estudo como elemento de distinção entre estudantes do ensino superior
Authors: Camila Moreira Costa
First Advisor: Danielle Cireno Fernandes
First Referee: Bruno Lazzarotti Diniz Costa
Second Referee: Paloma Elaine Santos Goulart
Abstract: Os processos de expansão dos sistemas de ensino fomentam pesquisas que buscam compreender como elementos presentes na estrutura social desenvolvem mecanismos que podem contribuir para mitigação ou para manutenção das desigualdades educacionais. No que diz respeito ao ensino superior, sua recente ampliação acompanhada pelos fenômenos da privatização, da diferenciação institucional e da inclusão de grupos sociais historicamente excluídos desse nível de ensino traz consigo uma série de novas indagações relacionadas aos efeitos provocados por esse modelo de expansão, especialmente no que tange ao deslocamento das desigualdades de ordem vertical para uma dimensão horizontal, marcada por atributos de distinção qualitativa. A questão central que motiva esse estudo são as implicações acerca da concomitância trabalho-estudo durante a graduação, pois se considera que esta possa afetar negativamente os estudantes que trabalham. Analisamos, assim, uma dimensão horizontal da desigualdade educacional no nível de ensino superior, por meio dos efeitos do trabalho sobre elementos de distinção entre os estudantes instituições, cursos/diplomas e turnos acessados, desempenho obtido. Utilizamos os dados do Enade, disponibilizados pelo INEP, entre 2007 e 2015, incluindo todos os estudantes que participaram da avaliação nesse período. Esse estudo pretende contribuir para as discussões sobre expansão e desigualdades do ensino superior, especificamente sobre a perspectiva dos impactos do trabalho para estudantes que frequentam esse nível de ensino
Abstract: The processes of education systems expansion promote researches that try to understand how some elements found in the social structure of society develop mechanisms that may contribute either to the mitigation or to the maintenance of educational inequalities. The recent expansion of higher education followed by the privatization, institutional differentiation and the inclusion of historically excluded social groups of this educational level brings several new questions related to the effects caused by this kind of expansion, especially about the displacement from the vertical order to a horizontal dimension, marked by attributes of qualitative distinction. The central issue that motivates this study is nothing less but the implications on workstudy during graduation, since it is considered to be the most negative point for working students. Therefore, a horizontal dimension of educational inequality in higher education is analyzed through the effects of work on elements of distinction among students - institutions, courses/university degrees, shifts and performance achieved. There were used data from Enade, available by INEP, between 2007 and 2015, including all students who participated in the evaluation on this period. This study intends to contribute in the discussions about the expansion and inequalities in the higher education program, specifically on the perspective of the impacts of work for students who attend this system of education
Subject: Sociologia
Educação
Ensino superior
Trabalhadores-estudantes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B33LHM
Issue Date: 12-Dec-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_camila_moreira_costa.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.