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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Metodologia para desenvolvimento de um conceito de capô automotivo de aço através do Design for Six Sigma
Authors: Fernando Avelar Resende
First Advisor: Alexandre Queiroz Bracarense
First Referee: Alexandre Martins Barros
Second Referee: Alessandra Lopes Carvalho
Abstract: A frota mundial de veículos automotores tem crescido de maneira constante com o passar dos anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 2010 e 2013 o número de veículos registrados aumentou 16%. A frota veicular brasileira atingiu a marca de 27 milhões de veículos em 2012, e esses números não param de aumentar. Para contrabalancear os efeitos negativos do aumento da frota, a indústria tem buscado formas de aumentar a eficiência dos automóveis, de forma a cumprir os requisitos legais de emissão e consumo de combustível. Não obstante, o aumento da eficiência dos veículos não pode ocorrer às expensas da satisfação do cliente. No competitivo mercado automobilístico atual, é especialmente importante que as empresas consigam atender adequadamente as expectativas de seus clientes. Existem diferentes abordagens que permitem atingir esse objetivo, dentre as quais destaca-se o Design for Six Sigma (DFSS). Nesse sentido, foi implementada na planta de Betim da FCA uma metodologia de aferição e comparação da eficiência de uso de material nos capôs automotivos, também chamada de eficiência de peso. Com o auxílio de informações disponíveis no banco de dados A2MAC1 (www.a2mac1.com) e utilizando o software de código aberto IMAGEJ, foram determinadas as eficiências de um conjunto de veículos da FCA e da concorrência. As informações adquiridas com a realização dessa análise permitiram determinar o grau de desenvolvimento dos veículos FCA frente aos seus concorrentes, bem como definir metas de redução de peso alinhadas com a realidade do mercado. Tais metas foram consideradas durante a execução do projeto DFSS. A metodologia DFSS é uma abordagem de uso amplo na indústria automotiva internacional que objetiva auxiliar os engenheiros em sua missão de projetar produtos, processos e serviços do zero de maneira econômica e simples de forma a atender às expectativas dos clientes. Ao executar os procedimentos prescritos nesse método, garante-se que os Requisitos do Cliente sejam sempre mantidos em vista da Equipe de Projeto. Na execução dos métodos propostos, a primeira ação tomada é a definição dos Requisitos do Cliente, chamados Voz do Cliente (VOC). As Vozes foram retiradas de projetos DFSS que já haviam sido executados na planta de Detroit (EUA) da FCA. Clientes brasileiros foram entrevistados por e-mail para determinação da importância de cada uma das Vozes. Em seguida, as Vozes foram traduzidas em métricas de engenharia, chamados Requisitos de Engenharia ou Críticos para a Qualidade (CTQ). Tratam-se de medidas físicas, que podem ser adequadamente mensuradas, que devem se relacionar com as Vozes (como posso medir o que meu cliente quer da minha peça?). Os CTQs mais importantes foram utilizados como critérios comparativos de diferentes conceitos de capô. A eles foram adicionadas contribuições feitas pela Equipe de Projeto sobre maneiras de comparar conceitos de capô. Esses critérios foram utilizados na Seleção de Conceitos de Pugh para comparar capôs de diferentes veículos e definir o que melhor satisfaz as expectativas do cliente. Como resultado da aplicação desse método, foi definido qual dos conceitos melhor atende o cliente tornando-se, assim, o novo conceito base de capôs automotivos.
Subject: Metodologia
Engenharia mecânica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3FHBU
Issue Date: 11-Jun-2018
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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