O efeito do engajamento do beneficiário na eficácia de intervenções sociais para a prática de mindfulness

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Dissertação de mestrado

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Membros da banca

Jose Edson Lara
Áurea Helena Puga Ribeiro
Celso Augusto de Matos
Patricia Silveira Martins

Resumo

A Lógica Dominada por Serviço (SDL, na sigla em inglês) é um novo paradigma para trocas de qualquer natureza, por isso é talvez a base de uma teoria geral de marketing. A partir da concepção central da SDL de que tudo são trocas de serviço por serviço, e de suas demais premissas que consideram a importância do papel do beneficiário na cocriação do valor e resultado final almejado pela troca, esta pesquisa investigou os efeitos do engajamento do beneficiário no contexto do marketing social, em que a proposta de valor foi um convite à prática de mindfulness. Foi realizado um experimento de campo com 72 voluntários do tipo estudo de grupo de controle pré-teste/pós-teste, e o tratamento aplicado foram estratégias para aumentar o engajamento dos participantes do grupo experimental com o objetivo de um melhor resultado em sete variáveis dependentes associadas, principalmente, a benefícios relacionados à prática de mindfulness. As mensurações foram feitas a partir de uma análise de perfil, testes t e testes de Mann-Whitney. Foram observados grande efeito dos fatores grupo e tempo, sendo o último estatisticamente significativo para quatro variáveis dependentes durante o período do curso, resultados no tempo de prática, probabilidade de indicação, além de indícios qualitativos de que indivíduos alvos das intervenções percebem sua evolução de maneira mais expressiva do que aqueles do grupo-controle

Abstract

Service Dominant Logic (SDL) is a new paradigm for any kind of exchanges, so it is perhaps the basis of a general marketing theory. Based on SDL central idea that everything is service for service exchange, and its other premises that consider the importance of the role of the service beneficiary in the co-creation of desired value and end result sought by the exchange, this research investigated the effects of the beneficiary's engagement in the context of social marketing, in which the value proposition was an invitation to practice mindfulness. A field "pre-test / post-test control group study" type experiment was performed with 72 volunteers and the treatment applied were strategies to increase the engagement of the participants of the experimental group with the objective of a better result in seven dependent variables associated with benefits related to the practice of mindfulness. Measurements were made based on profile analysis, t-tests and Mann-Whitney tests. A large size effect of group and time factors was observed, in which the latter was statistically significant for four dependent variables during the intervention period, as well as results in practice time, probability of indication and qualitative evidence that individuals who were targets of the interventions perceived their evolution in a more expressive way than those in the control group

Assunto

Comportamento do consumidor, Marketing

Palavras-chave

Lógica dominada por serviço, Engajamento, Marketing social, Autoeficácia, Mindfulness

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