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Tipo: Tese de Doutorado
Título: A estabilidade da inteligência da infância à idade adulta
Autor(es): Daniel Marcos Andrade
Primeiro Orientador: Carmen Elvira Flores-mendoza
Primeiro membro da banca : Amadeu Roselli Cruz
Segundo membro da banca: Eni Ribeiro da Silva
Terceiro membro da banca: Maycoln Leôni Martins Teodoro
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo verificar a estabilidade da inteligência ao longo da vida. A fim de atingir este objetivo, foram avaliados 120 jovens com idades entre 19 e 28 anos (M=23,57; DP=2,30), sendo 68 (56,7%) homens e 52 (43,3%) mulheres, os quais foram avaliados inicialmente no ano 2002 no Centro Pedagógico da UFMG quando ainda eram crianças. Já na fase adulta, cada participante foi avaliado com medidas cognitivas no Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais. Foram aplicadas as Matrizes Progressivas de Raven como medida de inteligência fluida e as Escalas Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS-III) como medida da inteligência cristalizada. Além desses testes, os sujeitos responderam uma entrevista individual e questionário sociodemográfico. Os resultados indicaram correlações significativas entre as medidas obtidas na infância e na idade adulta, sugerindo a estabilidade intelectual. Mais especificamente, encontrou-se uma correlação positiva de 0,480 (p<0,001) entre a inteligência fluida medida nos dois momentos. A correlação entre o QI-verbal do WISC-III obtido em 2002 e o QI-verbal do WAIS-III após o intervalo de 12 anos foi de 0,461 (p<0,001). Em relação ao nível de escolaridade dos participantes, verificou-se que aqueles com altos resultados na infância alcançaram níveis de formação mais elevados na idade adulta. Replica-se dessa forma os achados de estudos internacionais os quais sustentam que a inteligência se associa a melhores resultados acadêmicos. Tendo em vista a existência da estabilidade da inteligência, o desafio de aumentá-la ou mesmo, evitar seu declínio, parece ser mais complexo que imaginam as políticas de educação.
Abstract: The aim of the present study was to verify the stability and variables associated to changes in intelligence throughout life. In order to reach this goal, 120 youngsters aged between 19 and 28 years (average = 23.57 standard deviation = 2.30), being 68 (56.7%) men and 52 (43.3%) women, were evaluated, initially evaluated in 2002 at the Pedagogical Center of the UFMG when they were still children. Already in the adult phase, each participant was evaluated with cognitive measures in the Laboratory of Evaluation of Individual Differences. Raven's Progressive Matrices were applied as a measure of fluid intelligence and the Wechsler Adult Intelligence Scales (WAIS-III) as a measure of crystallized intelligence. In addition, the subjects answered an individual interview and sociodemographic questionnaires. The results indicated significant correlations between measures obtained in childhood and adulthood, suggesting intellectual stability. More specifically, a positive correlation of 0.480 (p < 0.001) was found between the fluid intelligence measured at both moments. The correlation between the WISC-III IQ-verbal obtained in 2002 and WAIS-III IQ-verbal after the 12-year interval was 0.461 (p < 0.001). Regarding the educational level of the participants, it was verified that those with high results in childhood reached higher levels of formation in adulthood. It replicates in this way the findings of international studies which maintain that intelligence is associated with better academic results. Given the existence of intelligence stability, the challenge for education to increase it or even prevent it from declining seems to be a more complex than education policies.
Assunto: Inteligência
Psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3TJCM
Data do documento: 27-Abr-2018
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