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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Contribuição ao estudo das memórias episódicas: revisão dos métodos de avaliação e estudo experimental em meditadores Gurdjieff
Authors: Gabriela Santos Rodrigues
First Advisor: Antonio Jaeger
First Referee: Ramon Moreira Cosenza
Second Referee: Abrahão Fontes Baptista
Abstract: A memória humana, por se tratar de um fenômeno essencial em processos cognitivos de bastante importância, vem sendo amplamente estudada em busca de um melhor entendimento sobre seus mecanismos e possíveis processos de melhora e prevenção de sua perda. Nos últimos anos existe uma crescente de trabalhos estudando a influência da meditação em alguns processos cognitivos que podem interferir nestes mecanismos da memória. Neste trabalho iremos primeiro apresentar uma revisão sobre as tarefas experimentais mais utilizadas no estudo da memória episódica (tarefas de reconhecimento, tarefas de recordação com pista, tarefas de recordar livre e tarefas de monitoramento da fonte), exemplificando e discutindo seus modelos cognitivos, passando pela teoria do processamento duplo que envolve a familiaridade e a recordação. Constata-se que as tarefas de recordar com pista e recordar livre envolvem mais o processo de recordação do que tarefas de reconhecimento, esta pode ser resolvida também pelo processo de familiaridade. Já as tarefas de monitoramento para a fonte envolvem a evocação de aspectos contextuais para a sua resolução. Logo depois iremos apresentar um estudo experimental no qual investiga-se a influência da meditação de Gurdjieff sobre a atenção, a memória de trabalho e a memória episódica. Para isso foi utilizada uma tarefa de atenção seletiva desenvolvida por Posner, uma tarefa de memória de trabalho, Cubos de Corsi e duas tarefas para memória episódica, a figura complexa de Rey e uma tarefa experimental de monitoramento de fonte. Foram recrutados 76 indivíduos, sendo 38 do grupo de trabalho Gurdjieff com o mínimo de 5 anos de prática de meditação e outros 38 indivíduos sem prática alguma em meditação, que foram pareados por idade e escolaridade. A análise dos resultados demostrou que o grupo de meditadores apresentou melhor desempenho nas tarefas de atenção e memória de trabalho comparado ao grupo controle. No entanto, os testes empregados não detectaram diferenças entre os grupos quanto à capacidade de evocar memórias episódicas
Abstract: Human memory has been widely investigated in search of a better understanding of its mechanisms and in search of improvements and prevention of its loss. In recent years, the interest in studying the influence of meditation on memory performance has been growing considerably fast. In the present work, we will first present a review of the major experimental tasks used in the study of episodic memory (recognition, recall with cue, free recall and source monitoring). In this review (Study 1), we will highlight a few important models for these tasks, including dual process theories of recognition. We discuss the issue that recall tasks, including cued and free recall, engage more recollection (i.e., episodic retrieval) than recognition tasks. Familiarity, on the other hand, is frequently useful to respond to recognition tasks. We also highlight that source-monitoring tasks engage the retrieval of specific contextual information encountered during encoding of contextual aspects. Study 2 consists in an experimental study investigating the influence of Gurdjieff's meditation on attention, working memory and episodic memory. For this, the selective attention task developed by Posner, the Corsi block test and two tasks for episodic memory: the Rey complex figure test and an experimental source-monitoring task were used. A total of 76 subjects were recruited, 38 of the Gurdjieff work group with a minimum of 5 years of meditation practice and 38 individuals with no meditation practice who were matched for age and schooling. The results showed that the group of meditators presented better performance in attention and working memory tasks compared to the control group. However, the tests employed did not detect differences between the groups regarding the ability to retrieve episodic memories
Subject: Memória de curto prazo
Meditação
Neurociências
Atenção
Memória episódica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3UMXS
Issue Date: 16-Feb-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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