Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3VP2Y
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Neurociências na escola: estudo sobre a persistência da memória semântica nos anos finais do Ensino Fundamental
Authors: Sasha Luisa de Azevedo Nunes
First Advisor: Grace Schenatto Pereira
First Co-advisor: Francisco Angelo Coutinho
First Referee: Leonor Bezerra Guerra
Second Referee: Santer Alvares de Matos
Abstract: A memória é uma das capacidades mais essenciais do indivíduo, através dela construímos quem somos e o mundo que nos cerca. Aprendizagem e memória são processos neurobiológicos intimamente relacionados, sendo a aprendizagem, o processo pelo qual formamos o conhecimento, enquanto a memória seria o processo no qual esse conhecimento é codificado, retido e posteriormente, evocado. A percepção da interação entre aprendizagem e memória demonstra a importância da memória na sala de aula. Algumas pesquisas destacam a relação de uma boa memória com um bom rendimento escolar, mas são poucas aqueles que avaliam a memória a longo prazo em relação aos conteúdos disciplinares. Com esse panorama, o presente projeto pretende investigar o efeito da revisitação temática sobre a persistência da memória semântica em alunos de Ensino Fundamental, testando assim se a memória será mais duradoura se componentes semânticos do conteúdo de uma aula forem reapresentados aos alunos numa segunda aula temporalmente próxima. Para testar essa hipótese, após uma aula de Ciências, um grupo de estudantes assistirá às aulas normalmente e a outra assistirá às aulas com os conteúdos trabalhados dentro de um mesmo tema. Os sujeitos foram alunos (entre 12 - 16 anos) do Ensino Fundamental do oitavo e nono ano de uma escola pública, sendo nomeados Grupos A, B, C e 9 ano. Para avaliar a memória semântica relativa ao conteúdo novo foram elaborados testes de memória a partir dos princípios de evocação e ou reconhecimento. As aulas foram gravadas em vídeo e áudio com o objetivo de auxiliar na interpretação dos dados coletados. O grupo A assistiu à aula de Ciências (AC) sobre sistema nervoso (SN) seguida de uma aula de Português padrão. O Grupo B assistiu a mesma AC, porém na aula de Português, trabalharam o texto sobre os efeitos das drogas no SN. O Grupo C foi utilizada para a validação dos questionários. Todos os alunos realizaram um primeiro teste (denominado pré-aula) para avaliação de seus conhecimentos prévios sobre o assunto SN. A memória relativa ao aprendizado da aula sobre SN foi acessada logo após a aula de Português (T1) e no dia seguinte (T2). No Grupo C, a memória foi medida também com 7 (T3) e 21 dias após a aula para avaliar a persistência da memória. Nossos resultados mostraram que a duração da memória sobre conteúdos escolares perdura por longo prazo como observado nos testes do Grupo C até 21 dias após a aula e no 9 ano, um ano após a aula. O desempenho dos alunos foi significativamente melhor no T1 e T2, em comparação ao pré-aula. Entretanto, não houve diferença entre os grupos A e B. Porém, quando categorizamos as questões em fáceis e difíceis, observamos uma melhora significativa no T1 e T2 apenas no grupo B, comparado ao desempenho no pré-aula. Com o objetivo de verificar se a intervenção feita seria capaz de beneficiar a aplicação das memórias em situações problema, elaboramos um segundo questionário, em que não foi observada diferença em desempenho entre os Grupos A e B. Para avaliar as questões discursivas dos questionários, utilizamos a análise dos atributos de grafos: nós, LCC (maior componente conectado) e LSC (maior componente fortemente conectado). Os nós representam o número de palavras diferentes nas respostas e o LCC e o LSC demonstram a conectividade do discurso. No grupo B, observamos um aumento de nós e LCC no T1, indicando maior diversidade e conectividade lexical na representação das memórias relacionada a revisitação temática. Além disso, o LSC mensurado no questionário sobre Ciências, foi correlacionado com o desempenho em Português, refletindo uma medida indireta da performance nesta última disciplina. Com esses resultados, demonstramos que a associação das disciplinas foi capaz de potenciar memórias relacionadas as questões mais difíceis sobre as aulas. Além disso, a revisitação do tema ampliou a diversidade lexical e a conectividade da representação da memória dos alunos, demonstrando assim ser uma forma de ensino que deveria ser revisitada por professores e repensada durante a estruturação dos cronogramas escolares
Abstract: Memory is one of the most essential individual capacities; which builds our sense of self and the perception of the world around us. Learning and memory are closely related neurobiological processes, with learning being the process by which we form knowledge, while memory is the process in which this knowledge is encoded, consolidated and subsequently retrieved. The perception of the interaction between learning and memory demonstrates the importance of memory in the classroom. . Some research highlights the relation of a good memory with a good academic performance, but few evaluate the longterm memory related to the disciplinary contents. The present dissertation intends to investigate the effect of thematic revisit on the persistence of semantic memory in elementary school students, thus testing if the memory lasts more when semantic components of the content of a class are presented to the students in a second class temporarily next. To test this hypothesis, after a science class, one group of students will attend classes normally and the other will attend classes with content worked on the same theme. The subjects were students (between 12 and 16 years old) of last years of high school of a public school, named Groups A, B, C and 9 year. To evaluate the semantic memory relative to the new content, we elaborated memory tests from the principles of recall and recognition. We recorded the classes in video and audio with the objective of assisting in the interpretation of the data collected. Group A attended the Science Class (SC) on Nervous System (NS) class followed by a standard Portuguese class. Group B attended the same SC, but in the Portuguese class, they worked on the text on the effects of drugs in the NS. The questionnaires were validated in Group C. All the students performed a first test (called pre-lesson) to evaluate their previous knowledge about the subject NS. The memory related to learning the NS class was accessed shortly after the Portuguese class (T1) and the following day (T2). In Group C, the memory was also measured with 7 (T3) and 21 days after class to evaluate the persistence of memory. Our results showed that the duration of memory on school contents lasts long time as observed in the Group C tests up to 21 days after the class and in the 9 year, one year after class. Student performance was significantly better in T1 and T2 compared to pre-class. However, there was no difference between groups A and B. However, when we categorized the issues into easy and difficult, we observed a significant improvement in T1 and T2 only in group B related difficult questions, compared to performance in the pre-class. In order to verify if the intervention would be able to benefit the application of the memories in problem situations, we elaborated a second questionnaire, in which showed no difference in performance between Groups A and B. We used the analysis of the graph parameters to evaluate the discursive questions of the questionnaires: nodes, LCC (largest connected component) and LSC (largest strongly connected component). Nodes represent the number of different words in the responses and LCC and LSC demonstrate the connectivity of speech. In group B, we observed an increase in nodes and LCC in the T1, indicating greater diversity and lexical connectivity in the representation of the memories related to thematic revisit. In addition, the LSC measured in the Science questionnaire showed correlation with the Portuguese performance, reflecting an indirect measure of performance in this discipline. With these results, we demonstrated that the association of the disciplines was able to potentiate memories related to the most difficult questions about the classes. Revisiting the topic has increased lexical diversity and the connectivity of student memory representation, thus demonstrating that it is a form of education that teachers should revisited and be rethought during the structuring of school schedules
Subject: Sala de aula
Ensino fundamental
Neurociências
Aprendizagem
Memoria
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3VP2Y
Issue Date: 31-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertac_a_o_sasha_final.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.