Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3XNBJ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Uso de pistas preditivas durante a recuperação de contexto temporal
Autor(es): Grace Ane Morgana Cavalcante de Queiroz
Primeiro Orientador: Antonio Jaeger
Resumo: Julgamento de recência corresponde à evocação das qualidades temporais de informações memorizadas. Estudos anteriores apontaram para a existência de dois processos cognitivos subjacentes aos julgamentos de recência. Um desses processos é baseado na distância e intimamente conectado à familiaridade, enquanto o outro é baseado na localização, envolvendo uma recordação mais detalhada do momento em que o estímulo foi codificado. Vários estudos já investigaram esse tópico, no entanto, nenhum estudo avaliou como uma informação externa, disponível durante o teste, influência o desempenho durante os julgamentos da recência. Para investigar isso, foram realizados dois experimentos envolvendo 40 participantes cada (entre 18 e 35 anos). Em ambos os experimentos, figuras de objetos foram apresentadas, divididas entre dois blocos de estudo, separados por um intervalo de 15 minutos. No experimento 1, o teste de memória consistiu em julgar se as figuras de objetos (reapresentados individualmente) foram vistos no primeiro ou segundo bloco de estudo. No experimento 2, o teste de memória consistiu na reapresentação de duas imagens e os participantes foram instruídos a julgar qual das duas figuras de objetos foi a última a ser vista na fase de estudo (ou seja, no segundo bloco de fase de estudo). Em ambos os testes, 80% das figuras de objetos foram acompanhados por pistas na forma de setas, que previam as respostas corretas com 75% de precisão. Os participantes também indicaram a confiança (alta, média ou baixa) ao responder. Pistas que previam corretamente as respostas produziram aumento no desempenho, enquanto as pistas incorretas reduziram. Este efeito não foi encontrado nas medidas de confiança. Isto é, enquanto as pistas influenciaram de forma robusta o desempenho, não exerceram nenhuma influência sobre os índices de confiança. Estes achados sugerem que o desempenho e a confiança são baseados em processos distintos e acrescenta evidências à noção de que a confiança não é um preditor seguro para acurácia.
Abstract: Judgment of recency refers to the retrieval of temporal qualities of studied information. Previous studies pointed to the existence of two cognitive processes underlying judgments of recency. One of these processes is based on distance and intimately connected to familiarity, whereas the other is based on location, involving a more detailed recollection of the moment in which the stimulus was encoded. Several studies have already investigated this topic, however, no study has so far evaluated how external information presented at test influenced performance during judgments of recency. To investigate this, two experiments involving 40 participants each (18 to 35 years old) were conducted. In both experiments, figures of objects were presented during one of two study blocks separated by a 15 minutes interval. In experiment 1, the memory test consisted in judging whether objects (presented individually) were seen in the first or second study block. In experiment 2, the memory test consisted in judging which of two objects was last presented at study (i.e., in second block of study phase).In 80% of the trials of both memory tests, cues in the form of arrows forecasted the correct responses with 75% of accuracy. Participants made confidence ratings while responding. Cues that accurately predicted correct responses produced increased accuracy, while cues that were misleading produced decreased accuracy. Even though reaction times were influenced by cues in a manner consistent with accuracy, confidence was immune to cueing influences. Such finding suggests that accuracy and confidence are based on distinct processes, and adds evidence for the notion that confidence is an unreliable proxy for accuracy.
Assunto: Neurociências
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3XNBJ
Data do documento: 2-Mar-2018
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