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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Da docência à criação de spin-offs acadêmicos: aspectos que impactam na decisão de levar a pesquisa para o mercado
Autor(es): Igor Augusto de Melo Dias
primer Tutor: Allan Claudius Queiroz Barbosa
primer miembro del tribunal : Marcia Siqueira Rapini
Resumen: Esta dissertação realizou um estudo qualitativo com o objetivo de identificar fatores que influenciaram na decisão pesquisadores/professores, da Universidade Federal de Minas Gerais, (UFMG) a optar por explorar comercialmente as tecnologias resultantes das pesquisas realizadas dentro dos laboratórios da instituição. A fase de coleta de dados foi realizada inicialmente por meio de análise documental na Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG. O levantamento inicial permitiu a identificação de 16 casos de spinoff criados dentro da instituição com participação de professores como sócios. Com base nesta amostra inicial, foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com professores que fundaram spin-off com o objetivo de explorar as tecnologias que eles haviam patenteado. Após a coleta de dados, as entrevistas foram transcritas e os resultados devidamente organizados por meio de categorias, conforme a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados mostram que os pesquisadores/professores compreendem que a atividade empreendedora demanda conhecimentos na área de gestão que eles tiveram que adquirir para conseguir estruturar seus empreendimentos. Além disso, os dados levantados sinalizam que os entrevistados têm consciência de que as atividades empreendedoras apresentam elevado grau de incerteza e risco. Em conformidade com a literatura sobre o tema, foi possível identificar que o processo de formação (doutorado e pós-doutorado) dos entrevistados ocorreu em instituições com uma forte cultura para o empreendedorismo acadêmico fora do Brasil, o que contribuiu para que eles se interessassem mais pela possibilidade de criar um spin-off. Também foi possível observar que os entrevistados, quase na sua totalidade, são professores titulares e possuem publicações de alto impacto, o que ressalta a necessidade de excelência acadêmica para a criação de spin-off. A principal motivação para a criação dos spin-offs de acordo com os entrevistados, foi a difusão da tecnologia por meio da sua comercialização e os possíveis impactos sociais e econômicos positivos que a pesquisa realizada dentro da universidade pode gerar para a população. O ganho financeiro com spin-off não apareceu entre os principais motivos que levaram os entrevistados a empreendedor. A pesquisa ainda permitiu identificar que existe um conflito de tempo entre as atividades dentro da Universidade e dos spin-offs, o que torna a participação dentro da empresa muito limitada. Também foi possível identificar a ausência de programas que incentivem o empreendedorismo acadêmico voltado para os professores. Os entrevistados também sentem insegurança com relação às normas legais e da própria instituição e limites existentes entre as duas atividades. Por fim, cabe ressaltar que as experiências adquiridas como empreendedor são relevantes para a formação dos alunos e que a missão dos pesquisadores/professores estava voltada para a academia, com exceção dos casos dos professores aposentados, que atualmente dedicam todos seu tempo aos spin-offs criados.
Abstract: This dissertation carried out a qualitative study aiming at identifying factors which influenced the professors and researchers` decisions at Federal University in Minas Gerais state, Brazil (UFMG) to commercially explore the resulting technology of the research done in this institution laboratories. The data were collected initially by means of document analysis in the Transference Coordination and Technological Innovation departments at UFMG. This made it possible to identify 16 spin-off cases created inside the institution with the participation of the professors as partners. Based on this first sample, seven semi-structured interviews with the spin-off founder professors were realized with the purpose of exploring the technology, which they had patented. After the data collecting stage, the interviews were transcribed and the results were properly organized by categories, according to the content analysis methodology proposed by Bardin (2011). The results show that the researchers and professors understand that the entrepreneurship demands knowledge in the management area which they had to get familiar with in order to structuring their own business (entrepreneurship). In addition to that, the data collected show that the interviewees are aware of the fact that the entrepreneurship activities have a high degree of uncertainty and risk. According to the literature, it was possible to identify that the interviewees` formation (doctorate and post-doctorate) took place in an institution with a strong culture (influence) in academic entrepreneurship outside Brazil, which contributed to increase their interest in the possibility to create spin-off. It was also possible to observe that most interviewees are full professors and have written high Impact papers. This stresses the need of an academic excellence in order to form spin-offs. The main motivation to create the spin-offs, based on what the interviewees reported, was the technology diffusion through their commercialization and the possible positive social and economic impacts that the research carried out at the university can have in the population. The financial gains of spin-offs was not one of the main reasons which made the interviewees become entrepreneurs. The research also made it possible to identify the existence of a time conflict in between the activities at university and spin-offs making the participation inside the company very limited. An absence of programs that encourages the academic entrepreneurship focused on professors was also perceived. The interviewees felt insecure concerning the legal norms and the institution itself and the existing limits between the two activities. Finally, it is important to stress that the experiences as entrepreneurs are crucial for the students formation and that the researchers/professors mission was focused on the academy, with the exception of retired professors cases who, at present time, dedicate all their time to the created spin-offs.
Asunto: Inovação Tecnológica
Propriedade intelectual
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B49PXE
Fecha del documento: 6-ago-2018
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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